Como remover manchas de ferrugem de um balcão laminado

Pin
Send
Share
Send

De todos os materiais que você pode usar para cobrir os balcões da cozinha, o laminado é provavelmente o mais resistente a manchas. A superfície do laminado é de plástico ou madeira revestida com plástico, e o plástico é impermeável à maioria dos agentes de coloração. No entanto, todas as apostas serão desativadas se você deixar sua frigideira de ferro fundido molhada em cima do balcão e deixar manchas de ferrugem.

De todos os materiais que você poderia usar para cobrir seus balcões de cozinha, o laminado é provavelmente o mais resistente a manchas.

Ferrugem, como escama, geralmente não sai com água e sabão, embora sempre valha a pena tentar. Para remover a ferrugem da bancada, é necessário dissolvê-la ou esfregar com um abrasivo suave. O problema do uso de um abrasivo, no entanto, é que ele pode arranhar o revestimento plástico.

Felizmente, você provavelmente tem um abrasivo adequadamente leve no armário da cozinha. O bicarbonato de sódio e o sal servirão, desde que você esteja disposto a se esforçar. Você também pode usar o vinagre para dissolver a mancha de ferrugem, mas não a combine com bicarbonato de sódio ou criará uma pasta que não faz nada que pode formar uma espuma satisfatória, mas não tem poder de limpeza.

Remoção de manchas de ferrugem com vinagre

Ferrugem é óxido de ferro e vinagre contém ácido acético, que é forte o suficiente para dissolvê-lo. Porém, leva um pouco de tempo para trabalhar, então você deve manter o vinagre em contato com a ferrugem por uma ou duas horas. Você pode fazer isso de duas maneiras:

  • Faça uma pasta combinando vinagre com sal ou bórax, espalhe-o sobre a mancha de ferrugem e aguarde. Mantenha a pasta úmida pulverizando-a com vinagre algumas vezes enquanto estiver trabalhando.
  • Espalhe uma poça de vinagre sobre a mancha e cubra a piscina com filme plástico para evitar a evaporação.

Qualquer que seja o método que você use, observe uma melhora ao limpar a pasta ou o vinagre. Se a mancha não desaparecer completamente, espalhe um pouco de bicarbonato de sódio na mancha e esfregue-o com uma esponja molhada. A ação abrasiva removerá o que resta da mancha e neutralizará o vinagre.

Bicarbonato de sódio e sal para remover ferrugem

Os fabricantes de eletrodomésticos recomendam bicarbonato de sódio e água para remover a ferrugem de aparelhos esmaltados e de aço inoxidável, e também funciona muito bem para bancadas laminadas. Faça uma pasta com água, espalhe-a na área afetada e deixe descansar por cerca de uma hora. Quando você esfrega com um pano ou esponja não abrasiva, a mancha deve sair imediatamente.

Você também pode fazer uma pasta com sal que geralmente pode ser tão eficaz. O sal é notoriamente corrosivo e, embora possa promover ferrugem no metal, faz o contrário quando você o usa para remover manchas de ferrugem de superfícies não metálicas. Não use sal para neutralizar uma área tratada com vinagre, porque, ao contrário do bicarbonato de sódio, não é alcalino.

Você pode usar bicarbonato de sódio ou sal para remover também uma mancha de tinta da bancada. Basta fazer uma pasta com água, espalhá-la na área afetada e esfregar bem.

Evite pastas alvejantes e ácidas / alcalinas

O descorante é um removedor de manchas inegavelmente eficaz, mas pode criar manchas próprias, e é difícil remover uma mancha de descorante na bancada laminada. Você pode ter sorte criando um cataplasma com peróxido de hidrogênio e pó de talco ou bórax, mas isso nem sempre funciona. É melhor evitar alvejante completamente.

Se você optar por usar vinagre - ou suco de limão, que é igualmente ácido - para remover uma mancha de ferrugem, não a misture com bicarbonato de sódio. Pode espumar, mas isso é apenas porque o bicarbonato de sódio alcalino está combinando com o vinagre ou o suco de limão para liberar dióxido de carbono, e o dióxido de carbono não tem poder de limpeza. Essa combinação pode funcionar para desobstruir os drenos, porque a ação de espuma desloca a matéria sólida nos tubos, mas não remove a ferrugem.

Pin
Send
Share
Send