Quais são os perigos dos fornos a óleo?

Pin
Send
Share
Send

O perigo mais comum de queimar óleo é a liberação de monóxido de carbono em sua casa. Um forno funcionando normalmente produzirá subprodutos na forma de nitrogênio, dióxido de carbono, vapor de água e monóxido de carbono, mas esses gases são forçados pela chaminé e fora de casa. Os fornos a óleo representam uma ameaça quando estão sujos ou com defeito.

crédito: Jupiterimages / Comstock / Getty Images

Como funciona um forno a óleo?

O óleo de aquecimento líquido é entregue em sua casa e depositado em seu tanque de armazenamento de óleo. Antes de poder ser queimado, o líquido deve ser vaporizado. Este é o trabalho do queimador de óleo, que vaporiza o líquido e o mistura com o ar. A bomba fornece óleo ao bico do queimador em uma névoa de gotículas finas, de acordo com a Oil Heat America. O sistema separa a chama que inflama as gotículas de óleo da água ou do ar que circula para aquecer a casa dentro do trocador de calor. Quando ventilados adequadamente, os subprodutos que queimam óleo sobem pela chaminé e saem de casa.

Quais são os perigos do monóxido de carbono?

O monóxido de carbono é um gás inodoro e incolor que resulta da queima de óleo. Pouca exposição ao monóxido de carbono resulta em dores de cabeça crônicas, letargia e dificuldade em respirar. A exposição ao monóxido de carbono em altos níveis é letal. A Comissão de Segurança de Produtos para Consumidores relata que há 200 mortes por ano por envenenamento por monóxido de carbono resultantes do uso de aparelhos de combustão em casa.

Pressão de ar negativa e monóxido de carbono

Todos os incêndios precisam de ar para queimar. Quando um fogo está queimando em ambientes fechados, ele cria um efeito de vácuo. O ar que circula naturalmente - geralmente devido a brechas e rachaduras na casa - ajuda os gases a subirem pela chaminé. Muitos fornos contam com tiragem natural e esse efeito de vácuo para funcionar corretamente. Quando não há tiragem natural auxiliando a chaminé a puxar gases para fora da casa, ocorre um retrocesso e esses gases acabam descendo pela chaminé e vazando para dentro da casa. Você pode criar pressão de ar negativa facilmente climatizando sua casa no inverno. Selar e calafetar em torno de portas e janelas - especialmente em casas mais antigas que contam com o efeito de calado natural há anos - não permite ar suficiente para manter os gases ruins subindo e saindo da chaminé. Os ventiladores de exaustão exigem "ar de maquiagem" para que funcionem corretamente.

Chaminés sujas e monóxido de carbono

A fuligem do petróleo é um subproduto do combustível de combustão. Seus principais componentes são carbono e enxofre, que se acumulam nas paredes de uma chaminé e, eventualmente, caem na base, onde podem terminar no próprio forno se a chaminé estiver diretamente acima dela. A fuligem se acumula até um ponto em que pode restringir o fluxo de gases de combustão na chaminé, incluindo nitrogênio, dióxido de carbono e vapor de água, mas também monóxido de carbono. Os fornecedores de petróleo, embora possam retirar a base da chaminé e escovar os plugues do conector, não limpe as chaminés. A Associação de Limpeza de Chaminés de Nova York recomenda limpar sua chaminé toda primavera para evitar o acúmulo de fuligem. Com o tempo, a fuligem pode chegar a um ponto em que começará a corroer a chaminé.

O que você pode fazer

Instale um detector de monóxido de carbono perto das áreas de dormir da sua casa. Verifique se o alarme está alto o suficiente para acordar você. Não confie apenas em um detector para salvá-lo de envenenamento por monóxido de carbono. A única maneira real de evitar os efeitos perigosos desse gás mortal é manter seu forno de óleo limpo e em excelente estado de funcionamento. Inspecione-o anualmente. Verifique as conexões do forno aos tubos de combustão e sistemas de ventilação quanto a sinais de corrosão, vazamentos, folgas ou furos de ferrugem. Verifique se seus filtros e sistemas de filtragem estão livres de sujeira e detritos. Os ventiladores devem ser inspecionados para garantir que estejam expelindo gases e não entrando na casa. Mantenha a câmara de combustão e o trocador de calor interno limpos, atualizados e sem resíduos. Se você notar rachaduras no trocador de calor, o forno deve ser substituído. Mantenha sua chaminé livre de pássaros e outros ninhos de animais que impedem que os gases de combustão viajem para cima e para fora.

Verifique regularmente a pressão do ar em sua casa

Execute dois testes de exaustão. Segure um bastão de incenso queimado a 5 cm do exaustor enquanto o queimador do forno estiver ligado. Se a fumaça for arrastada para o capô, você tem a pressão de ar certa para remover gases da casa. Faça esse teste duas vezes no dia em que não houver vento. Se a fumaça não subir pela chaminé, sua chaminé é bloqueada e requer atenção imediata.

Pin
Send
Share
Send