O que é madeira?

Pin
Send
Share
Send

Madeira não é uma descrição ou categoria técnica; é mais um apelido geralmente usado para distinguir "madeiras duras" de "madeiras macias". Claro, os apelidos têm alguma verdade. As madeiras duras como um grupo são mais duras e densas do que a maioria das madeiras macias. Mas a verdadeira distinção está no tipo de árvore - ou mais especificamente - no tipo de semente de onde vêm as madeiras.

crédito: indukas / iStock / GettyImages

As madeiras de lei são angiospermas

Árvores de madeira são tipos de angiospermas, plantas que crescem a partir de sementes com cobertura protetora. As sementes podem vir em muitos pacotes diferentes, como no interior de frutos de macieiras ou cerejeiras, nas asas de sementes de bordo ou na casca dura de uma noz ou bolota. Por outro lado, as madeiras macias são gimnospermas, que possuem sementes sem cobertura. Os cones de um pinheiro são o exemplo mais comum.

Uma maneira mais fácil, embora um pouco menos precisa, de distinguir as madeiras duras e as macias é observar as folhas. As madeiras de lei geralmente são árvores de folha caduca, que perdem suas folhas no outono ou inverno. A maioria das madeiras macias são árvores sempre verdes, que não perdem suas folhas (as agulhas de pinheiro são um tipo de folha, mas nem todas as sempre-vivas têm folhas semelhantes a agulhas).

O que dificulta a madeira?

A dureza da madeira geralmente é atribuível à sua densidade. Quanto mais densas e espaçadas as fibras de madeira, mais dura é a madeira. As fibras de madeira dura tendem a ser bem compactadas, deixando pouco espaço para as fibras se moverem ou a madeira para comprimir. Pode parecer que a madeira densa também não seja porosa, mas não existe uma correlação direta entre porosidade e densidade da madeira.

Dureza da madeira de medição

A dureza da madeira é medida por um teste conhecido como teste de dureza Janka. Envolve pressionar uma bola de aço na superfície da madeira e medir quantos quilos de pressão são necessários para afundar a bola até a metade na superfície. Quanto maior o resultado da pressão, mais difícil será a madeira. Alguns exemplos de dureza Janka: cereja é 950, carvalho branco é 1360, hicória é 1820 e Ipê é 3680. A madeira de balsa, que é tecnicamente uma madeira de lei (afinal, é uma angiosperma), possui apenas 67.

Em comparação, observando algumas madeiras macias comuns, você percebe que elas não são muito mais macias do que madeiras como a cereja: o pinheiro amarelo do sul tem uma dureza Janka de 870 e o cedro é de 900.

Hardwood é mais forte?

Como indica a esfera de aço do teste Janka, madeiras mais duras são mais resistentes a amassados ​​e amassados ​​do que madeiras mais macias. Essa é a principal razão pela qual móveis finos, armários e acabamentos premium são geralmente feitos de madeira de lei. Hardwood simplesmente se destaca melhor para o uso diário e abuso.

Mas a dureza não se correlaciona necessariamente com a força, pelo menos quando se trata de força "dobrar sem quebrar". De fato, a densidade das madeiras duras pode torná-las quebradiças e propensas a trincar ou quebrar. A resistência da madeira está mais relacionada à porosidade da madeira e como ela é cortada (ou dividida) e seca. Madeiras com poros pequenos e difusos, como o bordo, são menos elásticas e resistentes do que madeiras com poros maiores em "anel", como cinzas.

A madeira seca ao ar tende a ser mais forte que a madeira seca em estufa, porque o último processo seca as fibras com calor, tornando-as mais quebradiças. Dividir ou rivar a madeira ao longo de seus padrões naturais de grãos é a melhor maneira de reter a força da madeira. Por outro lado, o corte do grão rouba as fibras de madeira de grande parte de seu poder de retenção, enfraquecendo a madeira.

Tipos comuns de madeira

Você pode comprar madeira de lei e outros produtos em centenas de espécies diferentes de madeira (se você se esforçar o suficiente), pois as madeiras são importadas de todo o mundo. Mas há muitas madeiras bonitas e úteis locais em todas as partes da América do Norte e talvez até no seu quintal. Algumas das espécies mais comuns de madeira de lei incluem:

  • Amieiro
  • Maçã (várias variedades)
  • Cinza
  • Basswood
  • bétula
  • cereja
  • Chipre
  • Olmo
  • Hickory
  • Maple (várias variedades)
  • Carvalho (várias variedades)
  • Álamo
  • Noz

Usos comuns de madeira

A madeira de lei tem muitas propriedades que a tornam a tradicional favorita dos fabricantes de móveis e marceneiros, incluindo rigidez, granulação, resistência e resistência ao impacto. As madeiras certas podem ser lixadas com uma suavidade quase vítrea - algo que você não pode obter com pinho ou cedro. Olhando ao redor de uma casa, você pode ver as madeiras duras usadas nas portas dos armários da cozinha, nas guarnições internas, nos pisos, nos degraus e nas partes dos trilhos, nos mantos da lareira e nos arredores e, é claro, nos móveis.

A madeira é explorada por madeireiros ou indivíduos que se especializam no corte de árvores.

Onde você não verá madeira de lei está na estrutura de uma casa (com exceção de algumas casas históricas). A madeira serrada de construção, como pregos de parede e vigas do piso, bem como elementos estruturais e treliças projetados, são quase exclusivamente fabricados com madeira macia, como pinheiro, lariço, abeto de Douglas e abeto. As madeiras de lei não são usadas para materiais estruturais por várias razões: são caras, pesadas, difíceis de trabalhar e relativamente frágeis.

Trabalhando com madeira

Cada espécie de madeira dura tem suas próprias propriedades e peculiaridades, mas de um modo geral, as madeiras duras são mais difíceis de cortar, perfurar, lixar e colar do que a maioria das madeiras macias padrão. As lâminas de serra cegas e as brocas do roteador são rápidas e são quase impossíveis de aparafusar sem um orifício piloto. No lado positivo, toda essa dureza pode resultar em cortes mais limpos, bordas e cantos mais nítidos, orifícios piloto mais limpos e melhor precisão geral no produto final.

As madeiras duras são melhores para obter detalhes nítidos

Para minimizar as dificuldades ao trabalhar com madeira de lei, sempre use lâminas e brocas afiadas para cortar, direcionar e perfurar. Além disso, use parafusos de madeira tradicionais em vez de parafusos de drywall. Os parafusos de madeira são mais fortes e têm uma seção de haste lisa sob as cabeças, permitindo que o parafuso deslize pela parte superior de madeira (onde você não precisa de roscas). Os parafusos do drywall, por outro lado, são rosqueados em toda a haste e são quebradiços e propensos a quebrar, especialmente em madeira de lei. Para garantir que os parafusos entrem com facilidade e sem dividir a madeira, faça sempre o orifício piloto do tamanho certo para a madeira e o parafuso, incluindo um grande "orifício de folga" para a parte lisa da haste do parafuso.

Pin
Send
Share
Send