A melhor maneira de enraizar uma videira de jasmim

Pin
Send
Share
Send

Uma videira de jasmim é uma videira perene amadeirada que é propagada por estacas de madeira durante a estação inativa da primavera antes do crescimento dos brotos. As estacas de madeira são retiradas de caules maduros da planta-mãe e enraízam facilmente nas condições adequadas de cultivo. As estacas de madeira de videira de jasmim podem levar de dois a três meses para estabelecer uma forte estrutura radicular, pois a planta é propagada enquanto está no estado adormecido.

crédito: Visage / Stockbyte / Getty Images

Tomando cortes

Desinfecte as ferramentas de propagação antes do uso, lavando-as em uma solução de nove partes de água e uma parte de alvejante. Deixe as ferramentas secarem ao ar antes de usar. Pegue estacas de madeira de jasmim durante a estação inativa da primavera, antes da brotação, cortando uma seção de caule de 15 a 20 cm de comprimento com uma tesoura de podar. Faça um corte angular de 3/16 de polegada acima do botão superior e um corte horizontal de 6 polegadas abaixo desse botão. Mergulhe a borda inferior da haste no hormônio de enraizamento e bata suavemente para remover o excesso. Mantenha o corte em um local úmido para impedir que as bordas do corte sequem enquanto prepara a bandeja de enraizamento.

Plantio de estacas

Crie um meio de enraizamento misturando partes iguais de turfa umedecida em água e perlita. Encha uma bandeja plástica de enraizamento com o meio umedecido e cole cuidadosamente cada corte no solo a uma profundidade de metade a dois terços do comprimento do caule. Verifique se não há folhas grudadas no solo. Empacote delicadamente o solo ao redor do corte para manter a haste no lugar. Regue levemente o meio de enraizamento para firmar o solo ao redor do corte. Coloque uma tampa de plástico transparente sobre a bandeja de enraizamento para manter a umidade e o nível de umidade altos durante o processo de enraizamento.

Cuidados de corte

Coloque a bandeja em um local quente com luz solar indireta. Monitore as estacas quanto ao crescimento radicular, puxando-o suavemente para cima para ver se há resistência do crescimento radicular. Transplante as estacas uma vez que várias raízes tenham atingido um comprimento de 1/2 a 1 polegada de comprimento. Encha uma panela de cultivo de plástico de 10 cm com solo de alta qualidade e plante suavemente o corte enraizado. Mantenha o solo úmido, mas não molhado. Endureça as mudas antes de plantá-las ao ar livre, introduzindo-as gradualmente ao clima ao ar livre. Aumente o tempo em que ficam ao ar livre a cada semana, até que as mudas tenham crescimento de raiz suficiente para serem transplantadas para um canteiro de plantio ao ar livre.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como Fazer mudas de Uva de forma correta com Sergio Semerdjian (Pode 2024).