Diferença entre concreto protendido e concreto armado

Pin
Send
Share
Send

Alguma forma de concreto tem sido usada desde os primeiros dias dos romanos. Originalmente, era uma mistura de limão, argila local e rocha vulcânica. Desde a invenção do cimento Portland em 1824, ele é composto de cimento, areia e algum tipo de rocha. Possui grande resistência à compressão, capaz de suportar cargas colocadas diretamente sobre ele. Tem muito pouca resistência à tração, a capacidade de suportar alongamentos ou flexões. O aço é usado para adicionar resistência à tração.

Semelhanças

O concreto armado e o concreto protendido têm barras ou fios de aço embutidos para reforçar a fraqueza do material sob tensão, mas os tipos de aço e os usos do concreto são diferentes. O aço de reforço de concreto é uma barra sólida com nervuras, chamada barra ou vergalhão de reforço, ou uma malha de arame ou metal. O aço protendido é barras ou feixes de fios instalados sob tensão.

Reforçando usos

Os usos típicos do concreto armado são pavimentação de ruas e rodovias, calçadas, paredes e lajes de fundação e quase qualquer outra forma de concreto sólido, onde a maior parte da pressão será por compressão. O reforço adiciona resistência à tração para permitir que uma laje de concreto, por exemplo, se flexione levemente sem se separar. O tipo de reforço varia. Pátios e calçadas podem usar malha de arame; rodovias e outros grandes projetos de pavimentação usam barras de aço pesadas colocadas em um padrão cruzado para adicionar reforço à tração.

Prestressing

Concreto protendido é exatamente isso - concreto formado sob tensão. Barras ou fios de aço são colocados em uma forma e esticados ou tensionados com forças em cada extremidade puxando-os. Quando a tensão é liberada, o aço tenta retornar à sua forma original. Quando o concreto é derramado em torno das ligações de tensão antes da liberação da pressão, cria tensão; Quando é liberado, a tendência do aço de tentar retomar sua forma original adiciona uma força compressiva ao concreto lateralmente, dando força para percorrer distâncias.

Usos protendidos

A protensão é usada principalmente para fazer vigas e pilares em construções como passagens superiores de estradas e edifícios comerciais. Ele permite que uma viga de concreto suporte peso entre pilares de ambos os lados; sem esse reforço, a falta de resistência à tração do concreto causaria um colapso sem apoio no meio.

Ambos originados no final do século XIX

Tanto o concreto armado como o concreto protendido datam do século XIX. Os construtores europeus começaram a experimentar a adição de reforço de aço ao concreto para fortalecê-lo em meados do século XIX e, na década de 1890, foi usado para construir um edifício nos Estados Unidos. Um engenheiro de São Francisco patenteou uma idéia para concreto protendido em 1886, mas não ganhou muita aceitação na construção até depois da Segunda Guerra Mundial, quando o aço para vigas estava em falta, e a primeira ponte de concreto protendido da América não foi concluída até 1951.

Pin
Send
Share
Send