Reparação de folheado de madeira

Pin
Send
Share
Send

Muitas peças de móveis que parecem madeira sólida são realmente feitas com folheados de madeira finos colados a um núcleo mais acessível.

Uma mesa ou outra peça de mobiliário que se parece com madeira sólida geralmente não é. Em muitos casos, a superfície da mesa é na verdade uma fina camada de verniz de alta qualidade colada a uma camada básica de madeira mais barata ou de um material compósito, como MDF ( painel de fibras de média densidade). Mas, se esse verniz desenvolver algumas lascas, bolhas ou mossas, sua mesa de madeira favorita, uma vez que se pode ver, agora se torna uma desgraça. Não há necessidade de esconder essas manchas sob uma toalha de mesa - em muitos casos, reparar o folheado de madeira, em muitos casos, não é tão difícil.

O folheado de madeira pode ser danificado ou descascado.

O método de massa epóxi

Uma massa epóxi de duas partes projetada especificamente para madeira oferece uma maneira simples de fazer reparos quando os danos envolvem pequenos pedaços de verniz ausentes. (Quando o verniz está solto ou borbulhante, outros métodos de reparo são mais adequados.) Essa massa vem com as duas partes do epóxi (resina e ativador / endurecedor) dentro de um rolo maleável. Dobrar e trabalhar com as mãos ativa a massa, que permanece macia por apenas alguns minutos. Leia a embalagem da massa para determinar o tempo de trabalho, pois varia de acordo com as cores selecionadas.

Crédito: Sistema Três A massa epóxi cria um adesivo muito duro e durável, onde faltam pedaços de verniz.

Coisas que você precisa

  • Faca artesanal ou lâmina de barbear

  • Lixa de grão médio

  • Pano aderente

  • Luvas de borracha

  • Massa epóxi de madeira na tonalidade desejada

  • Tigela pequena de água

  • Putty knife

  • Lixa de grão 120 e 220

  • Manchas de gel para combinar com a cor do folheado

  • Sucata de papelão ou tampa de plástico

  • Pincel de artista barato

  • Rag

  • Acabamento em verniz e pincel de espuma (opcional)

Passo 1

A preparação envolve examinar a área ao redor do dano em busca de peças folheadas tão pequenas que possam lascar ou lascar. Remova-os com uma faca artesanal ou uma lâmina de barbear, cortando cuidadosamente para evitar áreas com cicatrizes que ainda estejam bem presas à peça do projeto. Desbaste a área que falta o verniz usando uma lixa de grão médio, lixando na direção do grão de madeira. Limpe a área com um pano aderente para remover partículas finas.

Passo 2

Corte a quantidade desejada de massa epóxi do rolo usando a faca ou a lâmina enquanto estiver usando luvas de borracha. Trabalhe a fatia de massa em suas mãos para misturar as duas partes do epóxi. A massa está pronta quando pegajosa e com uma cor sólida por toda parte.

Etapa 3

Achate a massa na área que falta verniz, modelando-a e removendo o excesso de massa. Mergulhe um dedo na água para ajudar a alisar a massa e evitar que ela grude na luva. Enquanto a massa estiver molhada, desenhe uma faca sobre a superfície para remover o excesso de massa e achatar o remendo para que fique nivelado com o verniz circundante. Se o remendo estiver na borda da peça de mobiliário, você poderá aparar o excesso de massa usando uma lâmina de barbear.

Passo 4

Use a lâmina de barbear para cortar linhas fracas na massa para se parecer com as linhas do grão de madeira encontradas no verniz circundante. Esse é um trabalho delicado - o objetivo é criar um padrão que combine a área de remendo com as linhas de grãos de madeira encontradas no restante do verniz.

Etapa 5

Deixe a massa curar, o que normalmente leva cerca de uma hora. Lixe o reparo com uma lixa fina após a cura da massa, o que leva cerca de uma hora. Tome cuidado para não danificar o verniz circundante ao lixar a área de remendo. Limpe a poeira com um pano aderente.

Etapa 6

Despeje uma pequena quantidade da cor ou das cores desejadas da mancha de gel em um pedaço de papelão ou tampa de plástico. Pincele um pouco de cada cor sobre a massa endurecida, trocando as cores conforme necessário para criar uma aparência semelhante ao verniz circundante. Pincele na direção do grão. Limpe o excesso de manchas de gel da área circundante usando o pano. O pano também ajuda a misturar a cor da mancha na área circundante, tornando o reparo menos óbvio. Depois de seco, o reparo deve ser difícil de detectar.

Etapa 7

Se a superfície da madeira tiver um acabamento brilhante, você poderá terminar revestindo a área manchada com um verniz correspondente, usando um pincel de espuma. Siga as instruções do fabricante para aplicação.

Reparando o folheado solto ou borbulhante

Nos casos em que o folheado está intacto e solto ou borbulhante, a massa epóxi é desnecessária. O mesmo vale para áreas que exigem grandes reparos - neste caso, as novas peças de folheado oferecem uma opção melhor.

Coisas que você precisa

  • Pano branco úmido

  • Ferro de passar roupa

  • Livro pesado

  • Faca artesanal

  • Cola de madeira

  • Palitos de dentes chatos

  • Lixa para grãos 220

  • Papel de cera

  • Bloco de madeira da sucata

  • Abraçadeiras de madeira

  • Papel

  • Lápis

  • Folheado correspondente

  • Mancha e acabamento de madeira, conforme necessário

Método 1: Reparando bolhas com calor

Às vezes, as bolhas e bolhas no folheado em uma superfície plana, como uma mesa, podem ser reparadas com um pano branco úmido e um ferro quente, desde que a cola original usada seja uma cola do tipo oculta que reativa quando aquecida. Antes de tentar reparar uma bolha de outras maneiras, tente este método de aquecimento.

  1. Coloque um pano de algodão branco levemente úmido sobre a bolha e passe o pano com um ferro de passar para aquecer e sem vapor. Passe o ferro apenas por 30 segundos ou mais, ou até que a bolha pareça mais plana.
  2. Limpe o excesso de umidade da superfície com outro pano seco.
  3. Coloque um livro ou outro objeto pesado e plano sobre a bolha por várias horas e depois inspecione a área. Se a bolha permanecer achatada, seu reparo será concluído.

Método 2: Reparando bolhas com cola

Se o método de aquecimento não funcionar, bolhas ou bolhas podem ser recuperadas.

  1. Corte um buraco no centro da área da bolha com uma faca artesanal, seguindo a direção do grão de madeira. Faça a fatia grande o suficiente para inserir cola embaixo do verniz borbulhado.
  2. Aplique cola de madeira na parte inferior do folheado de cada lado da fenda usando um palito de dentes chatos ou uma fatia longa e fina de papelão para um buraco maior.
  3. Pressione os dois lados da bolha novamente, esfregando a parte superior com os dedos para forçar o excesso de cola.
  4. Limpe o excesso de cola com um pano úmido.
  5. Coloque papel de cera sobre a bolha, seguido de um bloco de madeira. Prenda o bloco de madeira.
  6. Deixe a cola curar durante a noite e remova o grampo, o bloco e o papel de cera.
Crédito: RocklerWoodworking stores carregam folhas e pedaços de verniz em diferentes espécies e cores.

Método 3: Adicionando novo verniz

Para superfícies planas sem um pedaço grande de verniz, um pedaço de verniz novo faz um reparo menos óbvio do que uma massa de vidraceiro ou madeira. Este método requer alguma precisão para cortar um patch que corresponda exatamente à área ausente.

  1. Lixe ou raspe qualquer cola velha ou pequenas lascas de folheados da área que está sendo remendada e limpe completamente a área de poeira e detritos, usando um pano aderente. A área do adesivo precisa ser perfeitamente lisa e limpa para aplicar um adesivo eficaz.
  2. Coloque um pedaço de papel sobre a área lascada e trace o contorno do furo. Se isso for difícil, você pode esfregar um lápis sobre o papel para esfregá-lo no local que está com o verniz ausente.
  3. Recorte o modelo de papel ao longo do contorno.
  4. Trace a forma do modelo em um pedaço de folheado de madeira, certificando-se de que a direção da granulação do remendo corresponda.
  5. Com cuidado, corte o folheado no tamanho, usando uma faca artesanal.
  6. Aplique cola de madeira na parte de trás da peça de folheado com um pincel de espuma e coloque o adesivo no lugar, alisando-o com as mãos.
  7. Limpe o excesso de cola com um pano úmido.
  8. Coloque um pedaço de papel de cera sobre o adesivo, seguido de um bloco de madeira.
  9. Prenda o bloco no lugar e deixe a cola endurecer conforme indicado no frasco de cola.
  10. Se necessário, manche e finalize a área de aplicação para combinar com o verniz circundante.
O folheado remendado e reparado adequadamente pode fazer uma mesa parecer quase nova.

Dicas

A pré-coloração de um patch de verniz oferece uma maneira de obter uma correspondência próxima à peça do projeto antes do tempo. Comece com pequenos pedaços de verniz, aplicando um corante à base de água em camadas de cor até que a peça corresponda ao projeto. O corante verde pode ajudar a equilibrar uma peça que parece muito vermelha, por exemplo. Experimente e sinta-se à vontade para afinar os corantes ou até misturá-los um pouco antes da aplicação. Quando tudo estiver tingido, seco e colado, aplique seu selante de madeira favorito em toda a superfície renovada para torná-la mais uniforme.

Pin
Send
Share
Send