Qual é a permeabilidade de vários tipos de solo?

Pin
Send
Share
Send

Existem muitas propriedades do solo que precisam ser examinadas ao plantar um jardim ou até mesmo construir. A composição do solo lhe dirá como ele suportará a pressão, se suportará quando escavado e se a água escorrerá ou permanecerá. A drenagem da água, ou porosidade, é um componente crucial da textura do solo e pode afetar plantas e edifícios. A Torre Inclinada de Pisa é um exemplo do que acontece quando a permeabilidade é baixa.

Os cactos precisam de permeabilidade superior, o que é conseguido pela alta composição de areia ou areia.

O papel da textura

Uma representação visual da porosidade pode incluir mármores de 1 polegada de diâmetro amontoados em uma peneira. Despeje água sobre eles e veja como eles drenam. Retire os mármores e substitua-os por arroz. Realize o mesmo experimento e você descobrirá que as peças de mármore maiores permitiram que mais água evacuasse mais rapidamente do que os minúsculos grãos de arroz. Quanto mais textura o solo tiver, melhor será a drenagem. Os solos com grandes quantidades de areia possuem maior porosidade e permeabilidade do que os solos de panela dura ou argila compactada.

Menor permeabilidade

As partículas de argila tendem a se unir e, quando se molham, na verdade se expandem e cimentam. Isso o torna um excelente material para fazer cerâmica, mas não é bom para o plantio. Os solos argilosos entupem e impedem o fluxo de excesso de água no centro da Terra. A argila levará 200 anos para drenar 1 metro de água. O lodo tem um tamanho de partícula ligeiramente maior quando comparado ao barro, o que lhe confere maior capacidade de drenagem. Ainda é um tipo de solo pouco permeável e levará 200 dias para drenar 40 polegadas de líquido.

Melhor Permeabilidade

Os solos com melhor permeabilidade também apresentam a maior porosidade. Grãos maiores com áreas de superfície menores drenam melhor. A argila tem um grão pequeno, mas uma grande área de superfície, o que significa que liga e não escorre. A permeabilidade na areia é alta. Leva apenas dois minutos para remover os 40 polegadas de água. Em alguns casos, esse nível de permeabilidade é muito alto. Por exemplo, as plantas que precisam de solos úmidos, mas plantadas na areia, não recebem água suficiente, pois são drenadas antes que as raízes possam absorver a umidade. Os solos de composição fornecem a melhor drenagem da planta. Estes seriam barros arenosos ou siltosos com níveis médios de permeabilidade.

Benefícios permeáveis ​​do solo

Solos bem drenados podem atuar como um filtro em situações de águas subterrâneas. Muitos dos sais depositados com o excesso de fertilizante podem drenar os solos e distribuir a níveis menos tóxicos se os solos forem permeáveis. A maioria das plantas não suporta solos úmidos ou úmidos. Os solos argilosos criam essas condições e podem causar podridão e má absorção de nutrientes. Solos permeáveis ​​são bem equilibrados e estáveis, enquanto aqueles com pouca drenagem podem ceder ou compactar. Solos profundos e de grão médio são os melhores para filtragem, balanço de umidade e retenção de nutrientes.

Pin
Send
Share
Send