O que você deve saber sobre o revestimento de cortiça

Pin
Send
Share
Send

crédito: Cork Quality CouncilCork é colhido manualmente da casca de sobreiros; eles não são prejudicados no processo.

A cortiça não serve apenas para rolhas de vinho e sandálias de cunha (e mobília) Além de flutuante, suas propriedades isolantes proporcionam muitas aplicações industriais em cortiça, onde a condutividade acústica e térmica são considerações. A sua estrutura celular contém milhões de bolsas de ar microscópicas, pelo que a cortiça recupera-se extremamente bem da compressão e punção. E sua estrutura molecular permite absorver e reter calor por um longo período de tempo. Essas propriedades também conferem virtudes notáveis ​​à cortiça como um material de revestimento de amortecimento que absorve o som. De fato, a impressionante catedral da Sagrada Família em Barcelona, ​​projetada pelo arquiteto Antoni Gaudí, tem piso de cortiça porque melhora a acústica da catedral e combate o frio.

O piso de cortiça é bastante atraente e custa aproximadamente o mesmo que o piso de madeira. Embora você não encontre tantas opções de acabamento quanto os pisos de madeira, a cortiça apresenta uma variedade de visuais, desde as telhas até as acolchoadas às perfuradas, em quadrados e em ripas ou tábuas longas e em diferentes tons "amadeirados". como branco.

Crédito: World Floors DirectEste piso de cortiça, em formato quadrado, tem uma aparência de burled.

Este produto renovável e sustentável é colhido da casca de sobreiros, que crescem principalmente em Portugal e Espanha, mas também em outras áreas do Mediterrâneo e no norte da África. As árvores não são prejudicadas no processo, embora o processo seja temporariamente debilitante. O sobreiro tem uma vida útil de aproximadamente um século e meio e regenera sua casca a cada 8 a 12 anos. A casca é retirada pela primeira vez quando uma árvore amadurece de 15 a 25 anos de idade. A casca externa do tronco e dos galhos principais é cortada e arrancada à mão; dispositivos mecânicos não são usados. A casca é então deixada ao ar livre ao ar livre, o que melhora a qualidade da cortiça.

A composição do revestimento da cortiça

O piso de cortiça não é uma cortiça sólida, mas um sanduíche de materiais todos laminados juntos. A cortiça em si é feita a partir do subproduto da produção de cortiça, triturada e misturada com aglutinante de resina e depois assada em folhas. A estrutura das tábuas ou ladrilhos do piso varia de fabricante para fabricante, mas normalmente consiste em um núcleo de fibra de madeira para resistência e estrutura, coberto com uma folha de cortiça com aproximadamente 3 mm de espessura, que possui um verniz protetor por cima. Uma camada de cortiça é cimentada na parte inferior do painel de fibras; essa base pode ter a mesma espessura que a cortiça na parte superior ou uma camada fina.

Crédito: Cancork FlooringA estrutura do revestimento de cortiça

Prós

A cortiça é uma opção de revestimento que vem com muitos, muitos pontos positivos.

  • Parece quente sob os pés e pode ajudar a diminuir as contas de aquecimento e resfriamento por causa de suas propriedades isolantes.
  • O piso de cortiça é naturalmente resistente e confortável, por isso é bom para famílias com bebês e crianças pequenas propensas a derrames, e é uma boa opção em cozinhas onde as pessoas ficam por longos períodos. Alivia dores nas articulações e nas costas.
  • Os fabricantes finalizam o revestimento de cortiça com revestimentos de proteção para torná-lo durável e resistente a arranhões. Alguns produtos têm garantias desde 30 anos.
  • A cortiça é resistente ao fogo.
  • É fácil cuidar do piso de cortiça: basta aspirá-lo. (Alguns, mas não todos, os pisos de cortiça podem ser secos, mas não resistem a produtos de limpeza comerciais.)
  • A cortiça é impermeável à humidade, pelo que resiste a mofo e bolor.
  • A cortiça é hipoalergênica.
  • Cortiça, um produto renovável e sustentável, uma excelente opção "verde" para pisos.
Alguns pisos de cortiça podem parecer com madeira, mas oferecem muito mais benefícios que a madeira, devido às suas propriedades especiais.

Contras

Existem realmente muito poucos negativos com pavimentos de cortiça:

  • A cortiça não vai durar tanto quanto a madeira de lei. Ele pode arranhar e entalhar, mas também a madeira dura. Ele deve ser selado a cada poucos anos.
  • Alguns pisos de cortiça não devem ser usados ​​em porões ou abaixo do nível do solo; verifique as especificações do produto antes de comprar.
  • A exposição prolongada à luz solar intensa e aos raios UV pode fazer com que o piso de cortiça desbote ou mude de cor.

Instalação

A maioria dos pisos de cortiça é fabricada como piso flutuante - basta clicar e travar. Pode ser instalado em sub-pisos de concreto seco ou compensado, bem como em sistemas de calor radiante no piso. Às vezes, é necessária uma camada de barreira à umidade; alguns pisos de cortiça incorporam uma camada inferior integrada. Alguns tipos requerem uma barreira de vapor de umidade de filme de polietileno. E alguns tipos também podem ser colados. Por esses motivos, verifique sempre as diretrizes de instalação do produto que você compra.

Existem alguns mostos:

  • Dê 48 horas ao seu piso para se adaptar ao novo ambiente antes de instalá-lo - basta abrir a embalagem e deixar descansar.
  • O subpiso deve estar perfeitamente limpo, nivelado e seco ao instalar o piso, ou você terá problemas no futuro.
  • Instale apenas pisos de cortiça em casas com controle de temperatura mantidas entre 60 e 80 graus.
  • Se você precisar proteger um piso de cortiça recém-instalado, use um material que respire, como papelão; não o cubra com folhas de plástico.

Dicas

Trate o revestimento de cortiça da mesma maneira que faria com madeira:

  • Limpe derramamentos rapidamente.
  • Cole as almofadas de feltro na parte inferior das pernas dos seus móveis.
  • Mantenha as garras do seu animal de estimação cortadas o mais curto possível.
  • Evite andar no chão de salto alto ou sapatos com chuteiras.
  • Por fim, nunca use tapetes de látex ou borracha no piso de cortiça; estes podem reter a umidade e causar danos.
Crédito: johncopland / iStock / GettyImages

Pin
Send
Share
Send