As melhores madeiras para serras de rolagem

Pin
Send
Share
Send

As serras de rolagem são as ferramentas cirúrgicas do mundo da madeira. Eles cortam linhas finas e detalhadas em madeira usando uma lâmina curta e fina que se move para cima e para baixo a uma alta velocidade. Escolha a madeira errada ou espessura inadequada, e a peça de trabalho pode bater, pular para cima e para baixo, fumar, lascar ou todas as opções acima.

Crédito: Zoran Zeremski / iStock / Getty ImagesComo medir um pedaço de madeira a ser cortado.

Prática

Use madeira macia para praticar ou treinar para operar uma serra de rolagem. Espécies de madeira como pinho branco ou álamo cedem à lâmina com pouca tensão ou resistência. Para uma prática mais avançada, mude para o amieiro para sentir a madeira dura. Avalie e teste o quão apertado ou quão pequenos cortes arredondados podem ser sem prender ou rachar. O pinheiro, o álamo e o amieiro, apesar de agradáveis ​​de praticar, geralmente são considerados macios demais para trabalhos delicados, geralmente quebrando quando são feitos cortes a 5 cm de distância um do outro, ou quando seções curvas se transformam em círculos estreitos, quebrando o grão no meio. ápice de uma porção curva. Mantenha essas madeiras mais macias à mão. Se você estiver curioso sobre os padrões, teste-os em pedaços de madeira mais macios antes de usar sua escolha final de madeira.

Espessura de madeira

A espessura da madeira é importante. As serras de rolagem são capazes de cortar ou podem ser feitas para cortar madeira com até 5 cm de espessura - mas não é aconselhável. A menos que você esteja cortando madeira muito macia, isso pode resultar em danos à lâmina, à serra ou aos dedos ao pressionar demais. Madeira com espessura de até 3/4 de polegada é aceitável, com exceções para madeira mais grossa feita a critério do operador. As serras de rolagem são projetadas para cortar padrões delicados e complexos com complexidades que apenas uma lâmina pequena e fina pode realizar. Se você precisar cortar madeira mais grossa ou mais dura, uma serra de fita é a melhor opção.

Trabalho de reprodução

Serras de rolagem foram aceitas como uma ferramenta para o trabalho de reprodução. Se você pode desenhá-lo, uma serra de rolagem provavelmente pode cortá-lo. Se você tiver quebrado ou faltando pedaços de madeira ou aparado em uma remodelação ou reprodução, use a serra de rolagem para cortar mogno ou madeira similar para atender ao necessário. Para trabalhos de acabamento externo em residências vitorianas, use cedro ou cipreste de 3/4 de polegada para curvas de reprodução de gengibre, quedas e vieiras. O cedro corta facilmente e é dimensionalmente estável o suficiente para manter formas estranhas. Cypress é mais difícil, então você precisará cortá-lo um pouco mais devagar.

Corbels da madeira compensada

Os marceneiros usam colchetes para apoiar prateleiras ou bancadas pendentes. Alguns dos melhores suportes de mísula são cortados em compensado de bétula do Báltico usando uma serra de rolagem. Ao contrário da construção de quatro ou cinco camadas da maioria dos compensados, a bétula do Báltico possui uma construção de 9 dobras. É o contraplacado mais resistente disponível. O número desigual de camadas permite que o compensado se equilibre uniformemente da camada central, tornando-o rígido e permanente. Desenhe o desenho da mísula - até uma curva francesa é aceitável - e corte-a do compensado de bétula do Báltico usando a serra de rolagem. Se você não é particularmente artístico, faça o download de um modelo ou padrão de mísula. Coloque-o na madeira compensada com adesivo em spray e corte o modelo e a madeira compensada juntos.

Folhosas comuns

Cinza e bordo são algumas das madeiras mais duras comumente usadas para trabalhos com rolagem. Mesmo ao cortar pedaços finos, com espessura de 1/4 a 1/2 polegada, essas duas madeiras duras mantêm a forma do modelo ou do design. Mas a densidade requer muita atenção; se você vir fumaça ou a madeira bater ou saltar, ajuste a posição ou a taxa de alimentação até que ela corte sem problemas e sem fumaça. O carvalho vermelho é um pouco mais macio que a cinza ou o bordo. Problemas com o carvalho envolvem padrões de grãos curvos. Se o grão virar de lado no momento errado, como dentro de uma curva, ele poderá se quebrar ou rachar. Noz e cereja são dois bons candidatos ao trabalho com serra de rolagem. Eles não são apenas bonitos em cores, são relativamente macios e mantêm uma certa resiliência, adaptando-se a curvas, modelos e padrões.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Serra tico-tico de bancada ou serra de fita? - Perguntas Frequentes #7 (Abril 2024).