As sementes de capim-macaco são venenosas?

Pin
Send
Share
Send

O capim-macaco - também conhecido como lilyturf, capim-anão e Liriope - é uma planta ornamental que tem vários usos principais no paisagismo. A planta, que vem em várias variedades diferentes, mas uniformemente indestrutíveis, pode ser usada como cobertura do solo ou para criar uma borda. Algumas pessoas acreditam que as sementes e a grama são venenosas, mas especialistas desmentiram esse mito.

Descrição

A grama do macaco é caracterizada por suas longas folhas verdes e delgadas e flores arroxeadas ou rosadas. A planta começa a florescer durante o final do verão e início do outono. Muitas pessoas optam por plantar capim-macaco, porque ele pode resistir bastante a pancadas: seja atropelado por um carro ou pisoteado por crianças descuidadas jogando futebol, o capim-macaco aguenta quase tudo. Existem duas principais linhagens de capim-macaco: Liriope spicata e Liriope muscari; Liriope spicata é uma planta rasteira que pode tomar conta do seu quintal se você não for diligente.

Localização

O Liriope se originou no leste da Ásia, mas seu temperamento indulgente levou à sua introdução em outros continentes. O capim-macaco é bastante tolerante a uma variedade de condições climáticas extremas: não requer muita água e pode prosperar mesmo em clima muito frio. Portanto, ele pode sobreviver em quase qualquer lugar e é comum em jardins e jardas norte-americanos; é especialmente comum nos estados do sudeste dos EUA

Liriope e seu animal de estimação

Existem muitos rumores sobre o capim-macaco e suas sementes serem tóxicas para os animais; não houve casos relatados de seres humanos sendo envenenados pela ingestão ou pelo contato com as sementes ou outras partes da planta. Alguns proprietários dizem que seus cães ou gatos ficaram com dores de estômago depois de ingerir capim-macaco; queixas comuns incluem vômitos e dores de estômago aparentes. No entanto, alguns cães e gatos que ingerem capim regular apresentam os mesmos sintomas.

Conclusões sobre toxicidade

Apesar dos relatos dos donos de animais sobre envenenamentos por capim-macaco, especialistas dizem que não há evidências que sugiram que o capim-macaco seja uma ameaça. De acordo com várias fontes, incluindo o Departamento de Agricultura dos EUA, o capim-macaco não é tóxico; não representa uma ameaça para seres humanos ou animais. O especialista em jardinagem e autor Walter Reeves observa que, embora as sementes de Liriope - e outras partes das plantas - não sejam venenosas, elas podem "causar dor de estômago quando consumidas em grandes quantidades".

Pin
Send
Share
Send