Como o sábio russo é venenoso?

Pin
Send
Share
Send

Sábio russo (Perovskia atriplicifolia) é um arbusto lenhoso decíduo da família da hortelã (Lamiaceae), nativo da Ásia central e cultivado como planta de paisagismo nas zonas 5 a 9. do Departamento de Agricultura dos EUA. Embora o arbusto aromático seja chamado de "sálvia" não é uma erva culinária. De fato, a planta contém um produto químico que pode ser tóxico em grandes doses.

O sábio russo está na mesma família que hortelã-pimenta e lavanda.

Descrição geral

Com folhas cinza prateadas e uma generosa exibição de flores cor de lavanda, o sábio russo é um escolha popular para preencher rapidamente áreas ao longo de fundações e cercas. A planta também é usada como uma borda traseira para sempre-vivas de baixo crescimento e flores perenes. Requer sol pleno e solo bem drenado e, por ser tolerante à seca, costuma aparecer em jardins de xeriscape. Embora o sábio russo não seja venenoso para os cervos, eles evitam isso.

Composição química

Pelo menos 10 compostos foram isolados do sábio russo para estudo e a maioria deles é relativamente inócua. Lupeol, por exemplo, também conhecido como fagarsterol, é um esterol vegetal encontrado em muitas plantas e frutas com usos benéficos.

No entanto, o sábio russo também contém thujone, um composto orgânico quimicamente semelhante ao mentol e responsável pelo cheiro das folhas. Thujone é suspeito de causar danos no fígado e é conhecido por causar convulsões em animais de laboratório, mas somente quando consumido em grandes qualidades por um longo período de tempo.

Mitos dissipados

Thujone também é encontrado em absinto (Artemesia absinthium), uma planta da família das margaridas cultivada nas zonas 4 a 9 do USDA e um ingrediente chave em uma bebida alcoólica conhecida como absinto. Entre 1912 e 2007, os EUA impuseram uma proibição na fabricação, venda ou importação de absinto, na crença de que a tujona causava alucinações. No entanto, a própria bebida pode ter contribuído para relatos de efeitos adversos devido a um teor alcoólico que varia entre 55 a 72%, o que se traduz em 110 a 144 provas.

Eventualmente, descobriu-se que o teor de tujona na bebida era muito menor do que se pensava anteriormente, com alguns relatos iniciais alegando que a concentração era tão alta quanto 350 mg por litro, quando na verdade era apenas 5 mg ou menos por litro. Os EUA agora permite a venda de absinto com 10 partes por milhão (ppm) de tujona ou menos, enquanto o teor máximo de tujonas permitido em alimentos de outras fontes vegetais é de 25 ppm.

Precauções do Commonsense

Sábio russo não é considerado venenoso porque seria preciso muito esforço para comer o suficiente para ficar doente. Ainda assim, uma abordagem cautelosa é sensata. O hábito amplo e ereto do sábio russo pode ser atraente para as crianças, talvez como um lugar para brincar de esconde-esconde. Se você tem um cachorro que gosta de perseguir uma bola, o objeto de sua afeição pode facilmente acabar no meio do arbusto. Se um desses cenários se aplicar à sua casa, pode ser prudente situar o sábio russo em um lugar onde crianças ou animais de estimação não se enrolem nele e fique tentado a provar suas folhas perfumadas.

Pin
Send
Share
Send