Como remover o acúmulo de cálcio nas torneiras

Pin
Send
Share
Send

O cálcio é o quinto elemento mais comum na crosta terrestre, e grande parte existe como bicarbonato de cálcio e carbonato de cálcio, os quais podem se dissolver nas águas subterrâneas e eventualmente entrar no suprimento de água residencial. Até certo ponto, todos têm que lidar com água dura, que é uma água com alta concentração de depósitos de cálcio, mas as pessoas que obtêm sua água dos poços são as mais afetadas.

Até certo ponto, todo mundo tem que lidar com água dura, que é uma água com alta concentração de depósitos de cálcio, mas as pessoas que obtêm sua água dos poços são as mais afetadas.

O acúmulo de cálcio é um problema para o corpo humano, causando dores nas articulações e inchaço. Depósitos de cálcio no pé, quadril e outras articulações causam uma condição conhecida como tendinite calcificada, que pode limitar o movimento e dificultar o sono. Eles também podem causar estragos nos encanamentos, reduzindo o fluxo de água e geralmente fazendo com que pareçam velhos e desgastados.

É muito mais fácil lidar com o acúmulo de cálcio na torneira do que reduzir os depósitos de cálcio dentro do corpo. Quimicamente falando, os depósitos de cálcio são sais e você pode dissolver sais com um ácido. Qualquer ácido serve, desde que você tenha tempo suficiente para trabalhar. A maioria das famílias tem muitas soluções ácidas em armários de cozinha ou na geladeira.

Ácidos que você pode usar para remoção de depósitos de cálcio

Você não precisa ir à loja e comprar o removedor de entupimento do dreno de ácido muriático ou ácido sulfúrico. Esses ácidos fortes funcionam, mas são perigosos, podem ceder metal e podem piorar a situação. A lista de ácidos seguros que você pode usar para o tratamento do depósito de cálcio inclui alguns itens comuns da cozinha, bem como alguns itens que podem exigir uma visita à loja. A lista inclui:

  • Vinagre (ácido acético) - Qualquer tipo de vinagre serve, mas o vinagre destilado branco a 3% é o mais forte, a menos que você tenha vinagre de 10 a 20% no galpão do jardim por matar ervas daninhas.
  • Suco cítrico (ácido cítrico) - O suco de limão e limão funciona melhor, mas tecnicamente, você pode usar suco de laranja ou tomate se estiver preparado para esperar o tempo suficiente.
  • Leite (ácido láctico) - O ácido lático no leite e produtos lácteos dissolve os depósitos de cálcio, mas a concentração é baixa. Se você não tem tempo para esperar pelo suco de laranja, definitivamente não tem tempo para o leite.
  • Refrigerantes com gás (ácido fosfórico) - Você provavelmente sabe que refrigerantes que contêm ácido fosfórico (veja no rótulo) podem dissolver as unhas, para que possam lidar com os depósitos de cálcio. A cola é uma opção pegajosa, mas viável, para a limpeza de torneiras.

Se você preferir um produto comercial projetado especificamente para dissolver a balança (outro nome para depósitos de cálcio), poderá encontrar um adequado em qualquer loja de ferragens. Um dos principais produtos, o CLR, contém ácido lático como um de seus principais ingredientes; portanto, usar leite não era uma má idéia, apesar de tudo, embora a concentração de ácido lático no CLR seja muito maior do que no leite.

Limpar a parte externa de uma torneira de cozinha

Quando a balança se acumula em uma torneira, ela embota o metal e, como você não pode limpar a camada de cálcio, a embocadura parece permanente. Não é, no entanto. O metal só precisa estar em contato com qualquer ácido doméstico comum por tempo suficiente para dissolver o sal de cálcio, causando o embotamento.

A estratégia recomendada é embeber uma toalha de papel com seu ácido favorito - o vinagre funciona melhor - depois enrole a toalha em volta da torneira e deixe-a por algumas horas. Um pano macio e absorvente, bem ensopado de vinagre, funciona ainda melhor. Para balanças pesadas, é provável que você deixe o pano em contato com o metal por várias horas. Para evitar que seque, coloque um pouco de vinagre em um borrifador e borrife o pano a cada hora.

Essa estratégia funciona mesmo se você usar um ácido mais fraco, como leite ou suco de tomate, mas leva muito mais tempo, talvez até um dia. Você deve estar preparado para refazer o pano antes que seque. Se você é sério em fazer o trabalho de maneira eficiente, use vinagre. É barato, trabalha rápido e não contém açúcares para fazer uma bagunça pegajosa.

Remoção de depósito de cálcio com uma pasta de limpeza

Se você é do tipo que gosta de fazer o trabalho imediatamente, considere misturar vinagre com farinha, talco, detergente ou bórax para fazer uma pasta de limpeza. Ignore as recomendações para misturá-lo com bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio é alcalino e neutraliza qualquer ácido com o qual você o mistura, deixando uma massa espumosa de bolhas de dióxido de carbono que tem poder de limpeza zero.

Aplique a pasta com uma escova de dentes e limpe, enxaguando periodicamente para verificar seu progresso. Se a balança não estiver muito avançada, você provavelmente progredirá rapidamente, mas se estiver tentando limpar uma torneira velha com depósitos brancos e grossos, poderá esfregar um pouco e se perguntar por que não usou o estratégia de pano encharcado.

Escala de limpeza do interior da torneira

O acúmulo visível de cálcio em uma torneira acompanhado de baixo fluxo de água ou manípulos presos geralmente indica depósitos dentro e fora da torneira. Você pode desmontar qualquer torneira e embeber a válvula, alças e outras partes em vinagre ou suco de limão. Basta encher uma tigela com o limpador ácido de sua escolha, mergulhar as peças que precisam de limpeza (menos as juntas de borracha e os O-rings) e deixá-las durante a noite. Eles serão tão bons quanto novos pela manhã.

Se a torneira não tem escala visível do lado de fora, mas o fluxo é muito baixo, um aerador entupido é geralmente o culpado, e isso é fácil de consertar. Desaparafuse e remova o arejador e tente a torneira. Se o fluxo for normal, mergulhe o aerador durante a noite em vinagre ou suco de limão, aperte-o novamente e o problema será resolvido.

O baixo fluxo de uma torneira que não possui um arejador bloqueado geralmente se deve ao acúmulo de cálcio na válvula, que é um problema mais comum nas válvulas de cartucho. Muitos deles têm pequenos orifícios que são facilmente bloqueados, mas é tão fácil limpá-los quanto limpar o aerador. Simplesmente desmonte a torneira, remova o cartucho e deixe de molho durante a noite em vinagre ou suco de limão.

Lidando com alças e cartuchos presos

Se sua torneira for severamente afetada pela escala, pode ser difícil tirar a alça ao desmontar a torneira para limpar a válvula. Existe uma ferramenta para isso, chamada extrator de manivelas, e funciona melhor em torneiras de duas mãos. Esse dispositivo parecido com um saca-rolhas se ancora no corpo da torneira e força a manivela quando você a gira no sentido horário, desde que, é claro, você tenha primeiro removido o parafuso de fixação.

A balança também pode prender cartuchos dentro do corpo da válvula, e também existe uma ferramenta chamada - você adivinhou - um extrator de cartuchos. Os fabricantes de torneiras fabricam essas ferramentas para ajustá-las às suas torneiras; portanto, se você não encontrar uma que funcione com o modelo da sua torneira, consulte o site do fabricante.

Pin
Send
Share
Send