Como substituir um elemento de aquecimento em um aquecedor elétrico de água

Pin
Send
Share
Send

A maioria dos aquecedores de água elétricos tipo tanque possui mais de um elemento de aquecimento.

Se você ligar a água quente na cozinha e a água não esquentar, isso não significa necessariamente que algo está errado com o aquecedor de água. Alguém pode estar tomando banho ou a máquina de lavar pode estar usando toda a água quente. No entanto, se você tentar novamente em algumas horas com o mesmo resultado, e o mesmo acontecer no banheiro ou na lavanderia, é hora de dar uma olhada no aquecedor de água.

Se você tiver um aquecedor elétrico de água em vez de um aquecedor a gás, poderá identificá-lo pelo fato de que ele não terá duto de ventilação ou chaminé para a exaustão dos gases e terá um cabo elétrico metálico passando por ele. Os aquecedores de água elétricos têm um ou mais elementos de aquecimento que se parecem muito com um daqueles aquecedores que você coloca em um copo de água fria para fazer uma xícara instantânea de chá quente.

Os elementos do aquecedor de água podem se desgastar e substituir um deles é um trabalho que você pode fazer sozinho. O trabalho envolve a drenagem de pelo menos parte do tanque, o que faz com que o aquecedor de água fique fora de serviço por quase um dia. Para evitar fazer isso desnecessariamente, você deve primeiro verificar o disjuntor para garantir que ele não tenha disparado. Localize o disjuntor do aquecedor de água no painel principal. É um disjuntor de gangue dupla, e deve ser rotulado. Se ele realmente tropeçou, desligue-o completamente e ligue-o novamente. Se permanecer ligado, pode ser tudo o que você precisa fazer, mas se ele disparar novamente, isso geralmente indica um curto em um dos elementos de aquecimento. Se o disjuntor não tropeçar, a falta de água quente é provavelmente porque um dos elementos de aquecimento está desgastado.

Se o disjuntor não for o culpado, será necessário prosseguir com o teste dos elementos de aquecimento. Esse processo expõe você ao risco de um choque - uma possibilidade remota, mas significa que você precisa prosseguir com cautela.

Como testar elementos do aquecedor de água

crédito: Edmonton Hot Water TanksVocê deve executar um teste de continuidade em cada elemento.

Coisas que você precisa

  • Chaves de fenda

  • Multímetro

  1. Desligue a energia do disjuntor que controla o aquecedor de água.
  2. Remova as placas de cobertura dos elementos do aquecedor de água soltando os parafusos. Coloque as placas de cobertura de lado.
  3. Remova o isolamento que cobre os terminais de fio.
  4. Defina um multímetro para medir a tensão na faixa de 100 a 1.000 volts e coloque uma sonda em cada terminal de fio no elemento do aquecedor.
  5. A leitura do medidor deve ser 0 para indicar que a energia está desligada. Agora é seguro continuar com um teste de continuidade.
  6. Desconecte os fios do circuito do elemento de aquecimento que você está testando.
  7. Defina o multímetro para medir a resistência em ohms.
  8. Toque uma sonda em um terminal e a outra sonda no outro terminal.
  9. Se o elemento estiver funcionando, você obterá uma leitura zero. Qualquer coisa diferente disso indica que o elemento está queimado e precisa ser substituído.
  10. Você também pode usar o ohmímetro para verificar se há um curto-circuito. Com os fios ainda desconectados, toque uma sonda em um dos terminais do elemento e a outra no suporte de montagem do elemento. Se você obtiver uma leitura zero ao executar este teste, isso significa que a eletricidade pode fluir do elemento para o corpo do aquecedor de água. Em outras palavras, está em curto e precisa ser substituído. Teste o outro terminal da mesma maneira.
Um testador combinado de tensão e continuidade funciona bem como um multímetro.

Dicas

Você pode preferir usar testadores de voltagem e continuidade comprados na loja para esses testes, em vez de um multímetro. Se o testador de voltagem acender quando você verificar a voltagem, a energia está fluindo, então desligue o disjuntor. Quando o testador de continuidade acende durante o teste de continuidade, é o mesmo que obter uma leitura zero em um ohmímetro.

Substituição de elementos de aquecimento

Você pode precisar de uma chave especial para remover o elemento defeituoso.

Depois de testar e descobrir qual elemento de aquecimento é ruim, compre um novo elemento para corresponder às especificações do aquecedor de água. Antes de remover o elemento defeituoso e substituí-lo, você precisará drenar a água do tanque. Se estiver substituindo um elemento superior, você só precisa drenar o tanque até a metade, mas você deve drenar toda a água se estiver substituindo um elemento inferior. Se você ainda não verificou a tensão, faça isso depois de descobrir o elemento e antes de tocar em qualquer coisa com suas ferramentas. Desligue o disjuntor se tiver uma leitura.

Coisas que você precisa

  • Mangueira de jardim

  • Chave de elemento de aquecimento

  • Chaves de fenda

  • Rag

  • Novo elemento de aquecimento

  1. Para drenar o tanque, desligue o suprimento de água fria e abra uma torneira de água quente na casa para permitir a entrada de ar no sistema. Conecte uma mangueira de jardim ao bujão de drenagem, abra o bujão de drenagem e deixe a água fluir para o ralo do chão, para a lavanderia ou para algum lugar externo.
  2. O método para remover um elemento depende do modelo, mas geralmente você precisará primeiro desconectar os dois fios do circuito.
  3. Empurre os fios para fora do caminho e coloque uma chave de elemento do aquecedor de água sobre o elemento. Esta é uma chave de caixa grande que se encaixa na porca do elemento.
  4. Gire a chave no sentido horário para desaparafusar o elemento, usando uma chave de fenda para alavancar se o elemento estiver preso. Em alguns modelos, é necessário remover toda a placa de montagem soltando os quatro parafusos que a prendem, usando uma chave de fenda Phillips.
  5. Quando o elemento estiver fora, limpe os detritos do orifício usando um pano úmido.
  6. Para instalar o novo elemento, deslize a gaxeta de borracha que vem com ele, insira o elemento no orifício e aperte-o com a chave inglesa ou substitua o suporte de montagem.
  7. Conecte os fios do circuito ao novo elemento de aquecimento na mesma configuração em que estavam no elemento antigo.
  8. Substitua o isolamento e a placa de cobertura.
  9. Não ligue o disjuntor novamente até ter reabastecido o tanque. Para fazer isso, feche o bujão de drenagem e ligue a água fria. Deixe a torneira de água quente em casa aberta até que um fluxo constante de água saia dela e feche a torneira.
  10. Ligue o disjuntor do aquecedor de água.

Outro serviço que o tanque pode precisar

A haste do ânodo de sacrifício evita a corrosão do revestimento do tanque e dos elementos do aquecedor.

Ao drenar o tanque, você pode notar alguma descoloração da água. Pode ser marrom ou amarelo, o que indica ferrugem; ou pode ser branco leitoso, o que significa que está cheio de escala. De qualquer maneira, você deve lavar o tanque antes de recarregá-lo. Para fazer isso, deixe o tanque vazio e mantenha a água fria até que a água do bujão de drenagem fique limpa.

Se o elemento que você substitui estiver corroído, isso é um sinal de que o ânodo de sacrifício também está corroído e precisa ser substituído. O ânodo de sacrifício é uma haste longa que você pode remover desaparafusando-a da parte superior do tanque, usando a chave de elemento ou uma chave convencional. O objetivo desta haste é atrair minerais corrosivos para que não atinjam o revestimento do tanque, e ele precisa ser substituído a cada cinco anos. O fato de ter sido corroído é a razão pela qual você teve que substituir o elemento de aquecimento e a substituição da haste do ânodo evitará que corrosões semelhantes arruinem o novo elemento de aquecimento.

Pin
Send
Share
Send