Como a mancha protege a madeira?

Pin
Send
Share
Send

A mancha de madeira é um tipo de tinta que é usada para colorir a madeira, absorvendo o pigmento nas fibras da madeira com um solvente e, em seguida, deixando-a fixada e grudada na madeira. A mancha funciona saturando a cor na própria madeira, em vez de aplicar uma camada de cor sobre a superfície da madeira. O objetivo principal da mancha é colorir a madeira, oferecendo certas proteções como resultado da coloração e absorção da mancha profundamente na madeira. Talvez o motivo mais comum para usar a mancha como proteção seja contra a luz ultravioleta. Muitas manchas ajudam a refletir a luz UV, o que impede que as superfícies da madeira desbotem e percam a cor.

O que é mancha de madeira?

Outras maneiras pelas quais as manchas protegem a madeira

Além da proteção solar, a mancha pode oferecer várias outras formas de proteção à madeira. Por um lado, as superfícies manchadas possuem cores saturadas, de modo que tendem a resistir a serem mais manchadas ou descoloridas. Como a mancha absorve a madeira e se une a ela, ela não permite a absorção de outros materiais com a mesma facilidade, dando à madeira manchada uma resistência à água um pouco melhor e outros materiais líquidos derramados na superfície. Certos tipos de manchas também podem conter ingredientes que proporcionam um ambiente inóspito para os insetos, bem como a formação de bolores e bolor.

Coloração vs outros tratamentos com madeira

Enquanto a mancha oferece algumas proteções para a madeira, outros tratamentos de madeira podem oferecer proteção ainda maior. Como a mancha absorve apenas a madeira, mas não cria uma camada protetora sobre a madeira, a madeira ainda pode ser suscetível a danos causados ​​pela água e invasão por insetos, fungos e outros organismos. O uso de tinta padrão é outra maneira de colorir a madeira, que fornece alguma proteção de superfície, embora seja suscetível a rachaduras e descamação, o que pode permitir que água e organismos maliciosos entrem na madeira. O verniz, por outro lado, cria uma barreira clara e dura sobre a madeira, que oferece excelente proteção contra a água e outras ameaças invasivas.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como tirar manchas das mesas de madeira (Abril 2024).