Que tipos de madeira compensada podem ser usados ​​ao ar livre?

Pin
Send
Share
Send

O compensado contemporâneo foi patenteado pela primeira vez em meados do século XIX, e a produção começou a sério em Portland, Oregon, em 1905. O compensado exterior entrou em cena em 1934 com o desenvolvimento de um adesivo à prova d'água. Hoje, os construtores podem escolher entre vários tipos de madeira compensada externa. A melhor escolha depende principalmente do uso pretendido, mas o orçamento também pode ser uma consideração. A madeira compensada CDX, um item de estoque na maioria das madeireiras, é uma classe de utilidade adequada para a maioria dos projetos externos.

A madeira compensada de grau de construção exterior geralmente exibe um selo CDX.

A diferença entre madeira compensada exterior e interior

Por ser usado em armários e acabamentos de interiores, a aparência do compensado interno é mais importante do que sua resistência à umidade e à podridão. Contraplacado exterior raramente é bonito. Muitas vezes possui nós e manchas visíveis, e a maior parte é feita de abeto de Douglas ou pinheiro do sul - disponíveis em madeira de lei não cara. No entanto, é muito mais durável. Suas camadas são coladas com adesivo impermeável que os impede de laminar em tempo chuvoso.

Se você usar compensado interno ao ar livre, não demorará muito para que os cantos das folhas se separem e, eventualmente, o compensado se tornará esponjoso e se desintegrará. Você pode atrasar esse processo - talvez por muitos anos - pintando os dois lados e todas as bordas com esmalte externo de alta qualidade. Você também pode pintar madeira compensada externa, mas não precisa. Vai durar mesmo que você o deixe inacabado.

Tipos de Contraplacado Exterior

CDX é o tipo de contraplacado externo mais comum. Ele vem em espessuras de 3/4, 5/8 e 1/2 polegada. Os carimbos de aparência no compensado variam do tipo gabinete (A) ao tipo construção (C e D). A madeira compensada externa possui um selo X, que a identifica como adequada para uso ao ar livre. Além do CDX, você também pode encontrar notas melhores, como ABX, ACX e até mesmo BCX.

Classe marinha o compensado é semelhante ao compensado de grau externo padrão, mas seu núcleo consiste em folhas sem nós, eliminando a possibilidade de formação de bolsas de água na estrutura.

Tratado sob pressão o compensado geralmente tem uma tonalidade esverdeada e uma superfície levemente oleosa. Os fabricantes a produzem infundindo contraplacado comum com produtos químicos sob pressão para dar resistência adicional a mofo e bolor. Os produtos químicos do tratamento incluem arseniato de cobre cromado (CCA), quat de cobre amoniacal (ACQ), azol de cobre (CA) e o mais seguro de todos os boratos.

Placa de fio orientado (OSB) é um substituto de madeira compensada projetada que muitos construtores usam para revestimento e revestimento de telhados. Ele é construído com cola à prova d'água e tem melhor desempenho quando apenas semi-exposto aos elementos, como é quando coberto com tapume ou cobertura. É mais barato que o compensado e está disponível em praticamente qualquer lugar.

T1-11 é um contraplacado de grau externo projetado para uso como revestimento. Apresenta uma aparência serrada áspera que pode ou não ser ranhurada para simular a aparência de ripas verticais. Uma vez instalado, pode ser pintado ou manchado para obter uma aparência natural ou combinar com qualquer esquema de cores.

Que tipo devo usar?

Você pode usar madeira compensada de grau X para a maioria das aplicações externas e, quando o orçamento for uma restrição, use o CDX. Quando revestido com um acabamento de uretano, ele sobreviverá a todas as condições mais adversas. No entanto, certos aplicativos exigem opções específicas de compensado:

Contato com o solo e instalações horizontais - O contraplacado tratado sob pressão é classificado para contato com o solo e durará mais tempo em uma situação de drenagem ruim, como a superfície de um convés ou passarela.

Imersão total - Ao construir uma cisterna ou outro navio externo para reter água, use madeira compensada de grau marinho. Esse tipo de madeira compensada é muito caro para a maioria dos outros usos, mas é a única opção quando o aplicativo exige que ele fique embaixo da água. Seu nome indica que é a escolha óbvia para a construção de barcos e estruturas subaquáticas.

Estruturas decorativas - O T1-11 é a melhor opção para o revestimento, e também é o melhor material para a construção de galpões e caixas de armazenamento externas.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como tratar e impermeabilizar madeiras (Pode 2024).