Ingredientes da fabricação de tubos de PVC

Pin
Send
Share
Send

O cloreto de polivinil (PVC) é um material termoplástico usado em uma infinidade de produtos, incluindo canos de água e conduítes elétricos. É um polímero cujas moléculas de cadeia longa são feitas a partir dos blocos de construção do cloreto de vinila. Aditivos são usados ​​para aprimorar as propriedades do PVC para aplicações específicas. Os produtos acabados são fornecidos em várias cores, são tolerantes à luz ultravioleta e têm vários graus de flexibilidade.

crédito: Jupiterimages / Photos.com / Getty Images

Matéria prima

As duas matérias-primas utilizadas na fabricação de PVC são água do mar e óleo. O sal derivado da água do mar é usado para produzir gás cloro e o óleo de petróleo é a fonte original do gás etileno. Cloro e etileno são os dois principais ingredientes necessários para fabricar o PVC.

Cloro

O cloro é produzido a partir de uma solução salina pelo processo de eletrólise. Uma solução de cloro de sódio ou sal comum de mesa é colocada em um recipiente com eletrodos. Quando a corrente elétrica é aplicada, o eletrodo positivo atrai íons cloreto na solução onde eles se combinam para formar gás cloro.

Etileno

O etileno é um gás incolor e inodoro com a fórmula química C2H4. É altamente inflamável e pode causar explosões se mal utilizado. É produzido comercialmente a partir do refino de petróleo.

Fazendo PVC

Os gases de cloro e etileno são combinados para produzir dicloreto de etileno que é convertido em altas temperaturas em cloreto de vinila (CH2 = CHCl). As moléculas de cloreto de vinila são então polimerizadas para formar a resina de PVC. Outros compostos são adicionados para melhorar sua aparência e propriedades físicas e químicas. O produto acabado é formado em tubo ou outros produtos, onde endurece à medida que esfria.

Aditivos

Vários compostos podem ser adicionados ao PVC bruto. Os aditivos mais comuns são pigmentos para adicionar cor, inibidores de UV para proteger o material de serem degradados pela exposição prolongada à luz solar e plastificantes para ajustar o grau de flexibilidade do produto específico. A maioria dos plastificantes vem de um grupo químico chamado ftalatos.

Toxicidade de materiais

O cloro na forma gasosa é perigoso porque é um irritante severo para a pele, olhos e sistema respiratório. Sabe-se que os compostos de cloreto de etileno produzidos no processo de fabricação e não convertidos em polímeros são cancerígenos. Existem restos desses compostos que não são combinados no PVC acabado, o que torna os canos de água e outros produtos também potencialmente perigosos. Os ftalatos utilizados para aumentar a plasticidade também são muito tóxicos.

Pin
Send
Share
Send