Como transplantar hortênsias

Pin
Send
Share
Send

Arbustos de hortênsia vestem seu jardim com flores grandes e vistosas e uma bela folhagem. Eles prosperam em um local de sol pleno que também recebe alguma sombra no final da tarde. Se você precisar transplantá-los para um local mais ideal, não é um procedimento difícil. Durante o período de dormência, cavar um novo buraco de plantio, desenterrar a bola de raiz da planta e mover suavemente o arbusto para sua nova casa.

O transplante de hortênsias bem-sucedido requer planejamento e cuidados - Foto: Tetsuya Tanooka / a.collectionRF / amana images / Getty Images

Tempo de transplante

Cultivadas nas zonas de resistência de plantas 3 a 9 do Departamento de Agricultura dos EUA, as espécies comuns de hortênsias incluem a variedade mophead rosa ou azul (Hydrangea macrophylla), cultivada nas zonas 6 a 9 do USDA; e hortênsia de escalada e hortênsia de folha de carvalho, ambas resistentes nas zonas 5 a 9 do USDA.

As hortênsias crescem bem em recipientes e, se você usar esta opção, não precisará pensar em transplantar. Mas se você tem os arbustos no chão e precisa transplantar, tome medidas no inverno enquanto eles estão inativos. Dessa forma, a energia necessária para a recuperação do transplante não rouba a energia necessária para o crescimento e a produção de flores. Isso também garante bastante tempo para se recuperar - durante toda a primavera e verão - quando eles entram no próximo período de inatividade. Tecnicamente, o transplante pode ser feito a qualquer momento entre a primeira geada no final do outono, a última geada no início da primavera, mas a melhor época é no final do inverno até o início da primavera. Nesse momento, o solo começa a amolecer para facilitar a escavação, e as hortênsias não precisam lidar com o clima rigoroso do inverno.

Preparação de plantas

É necessária pouca preparação se a hortênsia foi plantada no último ano e não está completamente estabelecida em seu local. Para hortênsias mais estabelecidas com vastos sistemas radiculares, a poda de raízes no outono força a planta a desenvolver uma densa rede de raízes curtas que reduz o choque do transplante. Corte um círculo largo com pelo menos 24 polegadas de diâmetro com uma pá afiada para cortar as raízes. Você também pode cortar hortênsias para torná-las mais gerenciáveis. Podar hortênsias mophead, escalada e folha de carvalho imediatamente após a floração, porque elas desenvolvem as flores do próximo ano no final do verão até o início do outono. Podar hortênsias de panículas (Hydrangea paniculata) e hortênsias lisas (Hydrangea arborescens), resistentes nas zonas 4 a 8 e 4 a 9 do USDA, respectivamente, no outono ou no final do inverno, porque desenvolvem novos brotos na primavera. Corte não mais que um terço da altura total de uma hortênsia.

Preparação do site

A preparação avançada do local aumenta a chance de sucesso do transplante. Cavar o buraco e tê-lo pronto antes mesmo de desenterrar a planta de hortênsia. Afrouxe o solo em uma área o mais larga e profunda possível, para que as raízes possam passar facilmente pelo solo solto. O buraco em si deve ser tão profundo quanto a altura da bola de raiz, geralmente cerca de 24 polegadas e duas a três vezes o diâmetro da bola de raiz. Se você poda uma bola de raiz com 24 polegadas de diâmetro, o buraco de plantio deve medir de 1 a 2 metros de diâmetro. As hortênsias precisam de solo com drenagem adequada para evitar a podridão das raízes; portanto, trabalhe com alguma matéria orgânica e areia grossa, se necessário, para construir a estrutura do solo. Adicione musgo de turfa esfagno para aumentar a acidez ou cal agrícola para aumentar a alcalinidade, se o pH do solo ficar fora da faixa de 5,2 a 7,5.

Mudança e plantio

As pás funcionam bem para cortar o solo ao redor da planta da hortênsia, enquanto uma pá de ponta redonda puxada para trás fornece alavancagem para libertar as raízes inferiores do solo. Retire a planta do seu buraco e coloque-a em um pedaço de estopa. Enrole a bola de raiz na serapilheira para proteger as raízes. Um arbusto grande com uma bola de raiz grande pode pesar centenas de libras; portanto, recrute ajudantes para movê-lo para seu novo local. Use um carrinho ou caminhão de jardim para transportar a hortênsia. Como alternativa, coloque a planta em uma toalha de lona e puxe-a pelo gramado para o novo local. Coloque a planta em seu buraco, para que a parte superior da bola de raízes fique uniformemente com o nível do solo ao redor. Preencha o buraco com o solo até o nível da raiz.

Após cuidados

Uma rega profunda no momento do transplante é geralmente suficiente até o crescimento da primavera começar. A hortênsia ainda está adormecida e não requer muita água. Deixe uma mangueira de imersão na área por várias horas para garantir uma rega lenta e constante que torne o solo no buraco e na área circundante igualmente úmido. O solo no buraco assenta à medida que a água enche as bolsas de ar, portanto, adicione mais solo para elevar o nível de volta ao nível. Adicione fertilizante no momento do transplante ou aguarde até o novo crescimento começar na primavera. Use um fertilizante completo, solúvel em água, para todos os fins, misturado a uma taxa de 1 colher de sopa de fertilizante a 1 galão de água. Adicione o fertilizante como parte da rotina regular de rega. Espere usar 1 galão de fertilizante para cada 10 pés quadrados.

Pin
Send
Share
Send