Substituição de um motor de ventilador do forno

Pin
Send
Share
Send

Desligue a energia do forno no painel de serviço. Abra a porta do forno e localize o ventilador da gaiola de esquilo. O motor está localizado no meio do ventilador e é acessível de um lado. Corte os fios que entram no motor, o mais próximo possível do motor. Não corte outros fios no compartimento. Se você tiver acesso desimpedido ao soprador, simplesmente desaperte-o do forno e remova-o. Se houver uma caixa elétrica no caminho, desmonte-a primeiro para que você possa retirar o ventilador. Faça anotações enquanto trabalha para ajudá-lo a lembrar como tudo deve voltar juntos. Limpe o compartimento do ventilador e limpe ou substitua o filtro antigo. O filtro precisa ser limpo todos os meses. Fornos e filtros mal mantidos são o que causa a queima dos motores dos sopradores.

Substituição de um motor de ventilador do forno

Remoção do ventilador

Remoção de Motor

Remova o fio terra que liga o motor ao ventilador. Remova os parafusos do suporte que monta o motor dentro do ventilador. Vire a gaiola de esquilo e afrouxe a porca o quanto for necessário para permitir que o eixo se mova. Vire a gaiola novamente e remova o motor. Retire o suporte do motor para poder reutilizá-lo com o novo motor. Limpe o ventilador.

Substituição

Substitua o motor antigo por um que tenha a mesma potência e RPM. Coloque o suporte antigo no novo motor e insira o motor no ventilador. Se o novo motor tiver orifícios de óleo, verifique se estão voltados para fora e não estão bloqueados pelo suporte. Aperte a porca do eixo e aparafuse o suporte ao ventilador, mantendo o motor centralizado no ventilador, para que não interfira com o ventilador. Prenda o terra do motor ao ventilador. O novo motor virá com uma etiqueta que explica como os fios devem ser conectados. Conecte os fios do soprador ao forno antes ou depois de o soprador ser aparafusado de volta ao forno, dependendo do que for mais fácil. Verifique se o ventilador gira livremente. Depois feche o forno e ligue novamente a energia para testá-lo.

Pin
Send
Share
Send