Curas para o fungo da planta de tomate

Pin
Send
Share
Send

O fungo do tomate, também chamado de ferrugem, é a desgraça do tomateiro (Solanum lycopersicum) jardineiros em todos os lugares. Não há cura para o fungo do tomate, mas se você o tratar precocemente, poderá parar a propagação. Uma infecção fúngica pode se espalhar rapidamente através das folhas de tomate e eventualmente para a fruta. As duas principais doenças fúngicas do tomate são a praga precoce e a praga tardia. Peste negra (Alternaria solani) é um esporo de fungos que vive no solo e atinge a meia temporada. Praga tardia (Phytophthora infestans) é um esporo no ar e atinge a estação média a final. A ferrugem precoce geralmente causa anéis cinzentos nas folhas inferiores, que eventualmente ficam amarelas e caem. A praga tardia causa manchas marrons escuras nas folhas e nos frutos.

Crédito: Will Heap / Dorling Kindersley RF / Getty Images Tomates no quintal são uma delícia de verão.

Fungo de ferrugem no início do tomate

O fungo precoce do tomate pode infectar as plantas quando o clima está úmido ou quando chove forte. Ao regar as plantas, evite molhar as folhas de tomate. É melhor não usar aspersores aéreos; em vez disso, água manual, direcionando o spray para o chão, pois os esporos de fungos se espalham mais facilmente nas folhas molhadas. (consulte a referência 5) Remova as folhas afetadas com anéis cinza imediatamente. Destrua as folhas colocando-as em um saco plástico e coloque-as no lixo. Nunca adicione plantas infectadas ao composto. (consulte a referência 5) Ao colher as folhas, tome cuidado para não tocar em nenhuma outra parte das plantas.

Fungo da ferrugem do tomate tardio

A praga tardia é especialmente contagiosa durante períodos de clima quente e alta umidade. Os esporos das plantas de tomate infectadas podem se espalhar em um dia ventoso de um quintal para outro. (consulte a referência 1) Se as plantas já tiverem colocado uma carga pesada de frutas, você poderá podá-las para obter uma saúde ideal. Ao descartar as folhas infectadas, coloque-as em um saco plástico selável e coloque no lixo. (ver referência 7).

Cuidando de plantas de tomate com infecção por fungos

Existem dois tipos de tomateiro: o tomate determinado, que fica mais curto que um metro e meio, e o indeterminado, que continuará crescendo enquanto for regado e fertilizado. Ao podar determinadas plantas, poda todos os pequenos caules verdes do solo até o primeiro cacho de flores. Para plantas indeterminadas, poda todas as hastes finas e verdes, desde o nível do solo até o segundo ramo de flores. Sempre lave bem as mãos com água e sabão após tocar em plantas infectadas (consulte a referência 6, página 264). Ao podar todas as plantas, desinfecte as ferramentas após cada corte para garantir que você não espalhe a doença em folhas saudáveis ​​e, especialmente, de uma planta para outra. Use um spray de álcool a 70%, cloro ou um limpador doméstico. (ver referência 6).

Fungicidas para tratar a praga do tomate

Fungicidas ( mancozeb com zinco 37,0 por cento,) trabalham para proteger as plantas de tomate contra a praga. Quando uma planta é infectada, um fungicida não cura a doença, mas pode ajudar a interromper a propagação para o restante da planta. Como precaução, você pode aplicar um fungicida antes que a planta fique doente. Uma vez que uma planta é afetada, o sucesso do tratamento depende da aplicação correta. Os fungicidas podem ser adquiridos como concentrado para misturar em um pulverizador manual com água ou pronto para uso. Entre os fungicidas para escolher é fungicida líquido de cobre. Você pode comprá-lo pronto para usar ou como concentrado. Se você comprar o concentrado, dilua 2 a 3 colheres de chá de concentrado de fungicida em 1 galão de água. Misture bem. Despeje a mistura em um pulverizador manual com um bico de cone oco. O bico de cone oco cria a pulverização necessária de gotas finas de 0,01 polegada para o tratamento da praga do tomateiro. Certifique-se de que o spray cubra todo o dossel, bem como as partes superior e inferior de todas as folhas até que a solução comece a pingar a folhagem. Não armazene a sobra da solução. Misture a solução fresca cada vez que pulverizar, a cada 7 a 14 dias, para garantir que o novo crescimento seja tratado. (ver recursos 4, 5 e 6). Um galão de fungicida deve cobrir aproximadamente 20 pés quadrados ou 8 plantas. Quando misturado com água, o sulfato de cobre libera íons tóxicos para os fungos, mas relativamente seguros para as plantas tratadas. (ver referência 9). Embora o cobre seja seguro para uso com uma vida útil longa, ele pode acumular-se no solo e se tornar um contaminante. O sulfato de cobre é tóxico para os peixes e a água da vida selvagem. Não aplique próximo a lagos ou outros ambientes aquáticos naturais (ver recurso 7) Nunca aplique em dias quentes, apenas quando o tempo estiver ameno e não houver vento ou chuva. (consulte as referências 4 e 5) Ao pulverizar com qualquer fungicida, certifique-se de usar mangas compridas ao pulverizar. É aconselhável usar camisas e calças resistentes a produtos químicos, luvas impermeáveis, sapatos e meias e óculos de proteção. Os tomates podem ser colhidos até o último dia de aplicação fungicida. (ver referência 10).

Remédios caseiros para o tratamento de fungos de plantas de tomate

Existem remédios caseiros que você pode tentar tratar a ferrugem do tomate. O vinagre, como spray fungicida, pode ser usado no tratamento do fungo tomate (ver referência 4). Misture 3 colheres de sopa de vinagre de cidra (5% de acidez) com um galão de água e pulverize de manhã em plantas infestadas. Outra solução caseira para ajudar a espalhar a praga do tomate é o bicarbonato de sódio (Bicarbonato de Sódio) que possui algumas propriedades fungicidas. A solução de bicarbonato de sódio ajuda a desalojar os esporos. Use como prevenção ou como tratamento aos primeiros sinais de qualquer uma das doenças. Misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, 2 1/2 colheres de sopa de óleo vegetal com um galão de água. Agite bem. Adicione 1/2 colher de chá de sabão de Castela puro e despeje em um frasco de spray de bomba manual. Agite constantemente o frasco de spray enquanto o usa para pulverizar as plantas. Certifique-se de pulverizar as partes superior e inferior das folhas. Repita a cada 5-7 dias, conforme necessário. (ver referência 4).

Dicas sobre como girar culturas de tomate

O fungo do tomate entra no solo, portanto a rotação é um passo importante no gerenciamento da reinfestação. As plantas rotativas requerem a mudança de um tipo de planta para outro local e continuam o processo de rotação todos os anos por quatro anos. Para jardineiros domésticos com um quintal pequeno, pode ser difícil. Em uma cama de jardim, mover os tomates algumas linhas para a esquerda ou direita não é uma rotação eficaz. (ver referência 5). Uma opção para jardineiros com pequenos quintais pode ser plantar tomates em vasos por um par de anos com solo fresco a cada ano antes de plantar novamente no solo.

Plantas de tomate em recipientes

Como o fungo da praga precoce é transmitido pelo solo, é provável que você não tenha problemas em se espalhar para outros vasos se todas as suas plantas estiverem em seus próprios recipientes. O fungo da praga tardia está no ar, então as chances de outros contêineres serem infectados são altas. Desinfecte os vasos que continham plantas infectadas antes de reutilizar. Para desinfetar os vasos, mergulhe-os usando 1 parte de alvejante doméstico para 9 partes de água por 10 minutos. Em seguida, esfregue dentro das panelas com detergente e água com lã de aço ou uma escova de cerdas. Certifique-se de remover quaisquer depósitos minerais ou restos de restos do plantio anterior. Use uma faca para raspar os depósitos minerais restantes. (veja o recurso 3). Uma vez limpo e livre de depósitos ou detritos, lave os potes completamente e mergulhe-os em um balde de água limpa. Deixe as panelas de barro secarem ao ar completamente, pois uma panela de barro úmida absorve a umidade e desidrata as plantas recém-envasadas.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como eliminar Oídio e Míldio, as pragas do tomateiro. (Pode 2024).