Observe: estes são 14 dos designers de móveis escandinavos mais influentes

Pin
Send
Share
Send

crédito: Danish Design Store

Nossa casa dos sonhos - ou pelo menos uma delas - seria uma personificação do estilo cool escandinavo. Decoração mínima. Materiais naturais. Uma paleta de cores sem som. O pico do elegante e moderno.

Embora seja popular no momento, o design escandinavo tem uma história fascinante e bem estabelecida. Aqui, vamos dar uma olhada em alguns dos designers de móveis escandinavos mais influentes na evolução do estilo. Eles também são nomes bem conhecidos nos mundos da arquitetura e têxtil, provando que esses designers eram multitalentosos. Você provavelmente reconhece alguns de seus designs mais emblemáticos, mas aqui estão mais informações sobre alguns dos designers de móveis escandinavos mais importantes:

1. Kaare Klint

crédito: Carl Hansen & Søn

Nascido em 1888 na Dinamarca, Kaare Klint é frequentemente chamado de pai do design moderno dinamarquês. Ele se concentrou em problemas como a criação de peças elegantes que também eram funcionais e ofereciam armazenamento adequado. Tornou-se professor e presidente do Departamento de Móveis da Escola de Arquitetura da Real Academia Dinamarquesa de Belas Artes em 1924. Ele orientou vários designers escandinavos influentes.

2. Greta Magnusson-Grossman

crédito: Design Within Reach

Greta Magnusson-Grossman, uma verdadeira mulher renascentista, causou impacto na arquitetura, design de interiores e design industrial. Seu talento a levou da Suécia para Los Angeles, onde ela abriu uma loja na Rodeo Drive. Ao longo dos anos, ela ganhou prêmios por seu trabalho e foi destaque em publicações como Arte e Arquitetura. Sua lâmpada de assoalho gafanhoto mostra sua abordagem limpa e simplificada do design.

3. Børge Mogensen

crédito: Danish Design Store

Børge Mogensen focou na praticidade e reprodutibilidade de seus projetos, em primeiro lugar. Nascido em Aalborg em 1914, ele fez seu nome não apenas no design de móveis, mas também na arquitetura. O marceneiro e o designer de móveis receberam o Prêmio Dinamarquês de Móveis em 1971 com Andreas Graversen, CEO da empresa de móveis Fredericia. Seus projetos ainda são influentes hoje. Em março de 2019, o fabricante Carl Hansen & Søn reviveu a Cadeira Contour, adicionando um assento estofado ao design original.

4. Poul Henningsen

crédito: Louis Poulsen

Também conhecido como estrela do meio do século moderno, Poul Henningsen projetou itens como a agora icônica lâmpada de alcachofra de 1958. Nascido na Dinamarca em 1894, ele perseguiu uma série de interesses que variavam da arquitetura ao jornalismo e à dramaturgia. Sua posição na Louis Poulsen & Co., que começou em 1924, desencadeou alguns dos projetos de iluminação mais elogiados. Você pode encontrar seus desenhos em todos os lugares, desde o Designmuseum Denmark até o Museum of Modern Art.

5. Arne Jacobsen

crédito: Fritz Hansen

Nascido em 1902 em Copenhague, Arne Jacobsen criou de tudo, desde estruturas arquitetônicas a papéis de parede e móveis. Ele abriu sua prática arquitetônica em 1929 e, depois de fugir para a Suécia por causa da Segunda Guerra Mundial, continuou trabalhando em projetos icônicos. Entre estes estão peças de móveis como a cadeira Egg. O Royal SAS Hotel em Copenhague (1956-60) ainda é um dos seus projetos mais comentados; ele projetou tudo, desde a iluminação até os talheres no espaço.

6. Niels Otto Møller

crédito: Design Within Reach

Niels Otto Møller incorpora a estética minimalista, limpa e moderna que amamos no design escandinavo. Suas peças clássicas não usam ornamentação, concentrando-se no artesanato. Nascido em Århus em 1920, Møller treinou como marceneiro. Em 1944, ele decidiu criar sua própria empresa de produção de móveis, JL Møllers Møbelfabrik. Seu trabalho foi altamente elogiado; ele ganhou o prêmio de móveis da Dansk MøbelIndustri (que se traduz na indústria de móveis dinamarquesa) em 1981.

7. Verner Panton

crédito: Design Within Reach

Nascido na Dinamarca em 1926, Verner Panton ultrapassou os limites do design de móveis através de suas formas orgânicas e extravagantes. Panton trabalhou com Arne Jacobsen antes de iniciar seu próprio estúdio de design em 1955. Sua Cadeira Panton de 1960 foi a primeira desse tipo produzida com apenas uma única peça de plástico. A natureza escultural de suas peças pedia a designers e consumidores que repensassem o que viam como móveis na época.

8. Grete Jalk

crédito: Pamono

Nascido em Copenhague em 1920, Grete Jalk treinou na Escola de Design para Mulheres de Copenhague, entre 1940 e 1940. Ela então aperfeiçoou suas habilidades com Kaare Klint como professora e abriu seu próprio estúdio em 1953. Suas peças multifuncionais foram criadas com pequenos espaços em mente. Ela também ampliou sua influência em projetos como a edição da revista de design Mobilia. Sua GJ Lounge Chair foi elogiada como inovadora e acabou na coleção do Museu de Arte Moderna.

9. Nanna Ditzel

crédito: Fredericia

Nascida em 1923 em Copenhague, Nanna Ditzel aprimorou suas habilidades na Escola de Artes e Ofícios de Copenhague. Ela estabeleceu um estúdio de design junto com o marido Jørgen Ditzel. Após sua morte, ela se tornou membro de vários conselhos de design significativos, abrindo mais tarde seu próprio estúdio de design em Copenhague. Seus projetos premiados combinavam minimalismo com praticidade.

10. Finn Juhl

crédito: Danish Design Store

Nascido em 1912 na Dinamarca, Finn Juhl seria um dos designers dinamarqueses mais aclamados internacionalmente. Ele estava interessado em formas orgânicas, e muitas de suas peças faziam a babá parecer como se estivesse flutuando. Inicialmente na esperança de estudar história da arte, Juhl criou projetos influenciados por escultores como Alexander Calder. Juhl trabalhou em vários projetos nos EUA, incluindo em todos os lugares de Nova York (onde projetou a Sala do Conselho de Curadores nas Nações Unidas) até D.C.

11. Hans Wegner

crédito: Carl Hansen & Søn

Hans Wegner queria fabricar móveis requintados e acessíveis. Nascido na Dinamarca em 1914, Wegner criou quase 500 cadeiras. Com apenas 14 anos, ele iniciou seu primeiro aprendizado como marceneiro. Ao longo de sua carreira, ele se concentrou na simplicidade do design. Sua icônica Round Chair de 1949 (também conhecida simplesmente como The Chair) foi usada nos debates presidenciais de 1960 entre Richard Nixon e John F. Kennedy.

12. Jens Risom

crédito: Danish Design Store

O "primeiro verdadeiro designer de Knoll", como o site da empresa o chama, Jens Risom trabalhou com Hans Knoll para criar o catálogo Knoll inaugural, incluindo 15 peças projetadas pela Risom (a primeira do tipo encomendada por Knoll). Nascido em Copenhague em 1916, estudou na Academia Real Dinamarquesa de Belas Artes nos anos 30, com Kaare Klint como professor e Hans Wegner como colega de classe. Seu trabalho foi influenciado pela American Arts and Crafts e personifica o estilo escandinavo e elegante que influenciaria muitos designers por vir.

13. Ole Wanscher

crédito: Danish Design Store

Ole Wanscher criou várias obras conceituadas e passou seu tempo contribuindo para a evolução do artesanato escandinavo como escritor e professor. Ele também ajudou a estabelecer as Exposições da guilda de marceneiros de Copenhague. Nascido em 1903 na Dinamarca, Wanscher aprendeu muito com Kaare Klint como aluno da Royal Academy of Fine Arts (depois dele). Ele costumava usar materiais como mogno e pau-rosa, amplamente associados a estilos mais tradicionais.

14. Poul Kjærholm

crédito: Danish Design Store

Nascido na Dinamarca em 1929, Poul Kjærholm era conhecido por sua incorporação ao design industrial - mais distintamente, seu uso de estruturas de aço. Ele era um carpinteiro treinado que colocou o material em primeiro lugar. Obras como sua Cadeira Trienal de 1956 estão agora na coleção do Museu de Arte Moderna. A galeria R & Company apresentou algumas de suas raras peças originais em uma exposição de 2007.

Pin
Send
Share
Send