Um rápido olhar sobre as origens e evolução do estilo Boho

Pin
Send
Share
Send

Crédito: JungalowUm produto fotografado no Jungalow de Justina Blakeney.

Provavelmente, você pode reconhecer o estilo boho, mesmo que não seja um especialista em design. Qualquer sala repleta de cores, padrões, vegetação e tapetes pode cair basicamente sob o guarda-chuva do boho. Esses espaços são aconchegantes e convidativos, e vão contra o tamanho de espaços mínimos e reduzidos. Aqui está uma olhada no estilo, desde suas origens até hoje.

As origens do termo boêmio

A Boêmia se refere a uma região da República Tcheca e também a "um povo celta da Gália transalpina que habitava a área no século II a.C. antes de serem perseguidos pelo exército romano", segundo Merriam-Webster.

Os falantes de francês usaram o termo boêmio para descrever "pessoas de etnia cigana e outras pessoas que moravam entre eles nos distritos de baixa renda de Paris", mesmo que não fossem da região da Boêmia. É importante notar que o termo inicialmente apresentava tons problemáticos, antes de ser romantizado por alguns grupos em Paris e além. Escritores e artistas começaram a adotar sua própria versão do estilo de vida boêmio - um termo que costumavam se descrever como pessoas de fora e tipos criativos. O estilo boêmio se tornou uma maneira de descrever as roupas e a decoração da casa, que se inclinavam para uma estética artística descontraída.

Agora, o estilo boêmio em casa se transformou no termo geral "boho". O estilo abrange padrões, tapetes em camadas, muita vegetação e móveis feitos de materiais naturais.

crédito: Anthropologie

Evolução do estilo Boho

A influência do boho pode ser vista no estilo hippie dos anos 60 e 70, desde roupas e decoração. Era tudo sobre liberdade de expressão, sobre misturar itens aparentemente não relacionados em seu guarda-roupa e em casa. Pense em tie dye, franja e miçangas - elementos que você ainda pode ver em alguma decoração da casa boho hoje.

Se você pesquisar a decoração da casa dos anos 70 no Etsy, verá itens como tapeçarias de macramê, utensílios de cozinha de bambu e madeira e copos florais. Muitos padrões retrô, como paisley, agora estão voltando e também se encaixam no estilo boho. O mesmo vale para termos modernos como hygge - pense em texturas suaves, pilhas de travesseiros e muitos tapetes. Itens antigos também são uma grande parte da estética.

crédito: Nadja Robot / Flickr Creative Commons

A designer Justina Blakeney nos dá toneladas de inspiração quando se trata de idéias de decoração, seja para um espaço no quintal ou para a sala de estar. O designer criou o estilo Jungalow, com uma loja on-line com o mesmo nome. Ela também colabora frequentemente com grandes varejistas em coleções.

crédito: Urban Outfitters

No livro dela Os Novos Boêmios: Casas Frescas e Coletadas, ela explica que sua estética boêmia foi diretamente influenciada por sua educação e viagem multicultural.

Ela explica que o "novo boêmio" é alguém que "domina as camadas".

"Os boêmios de hoje procuram apagar as distinções entre trabalho e lazer, e nossos espaços de vida refletem essa falta de limites", ela escreve.

crédito: Urban Outfitters

Estilo Boho Hoje

O estilo é popular em vários espaços e até com diferentes demografias etárias. De acordo com o Pinterest, as pesquisas pelo estilo boêmio do dormitório aumentaram 199% este ano. Variações da aparência do boho incluem boho de praia, boho da Califórnia, boho minimalista e boho chic.

No entanto, embora alguns itens de decoração possam se encaixar no estilo estético do boho à primeira vista, há algumas considerações a serem lembradas. Evite itens que possam se apropriar de outras culturas. Isso inclui, por exemplo, símbolos religiosos que têm significados sagrados e não devem ser colocados apenas em residências por razões puramente estéticas.

crédito: Stephen Paul

Hoje, o Boho na maioria das vezes também pode significar eclético, uma mistura de itens pessoais, cores e padrões que você ama. Não há necessidade de regras de decoração abafadas. Basta escolher os elementos que tornam o seu espaço despreocupado e acolhedor.

Pin
Send
Share
Send