Dicas de limpeza para pisos de vinil: Como limpar pisos de vinil

Pin
Send
Share
Send

Uma das melhores coisas sobre o piso de vinil é que é muito fácil de limpar. Uma rápida varredura ou aspiração seguida de uma limpeza úmida cuida da maior parte da limpeza que você precisará fazer. Quando o vinil fica manchado ou arranhado, ou se você o negligenciou por um longo tempo, será necessária uma limpeza profunda, mas mesmo isso é relativamente fácil. O vinil também não precisa de produtos de limpeza, restauradores ou produtos de proteção especiais, como cera ou polimento. Os modernos pisos de vinil "sem cera" de todos os tipos são feitos para durar muitos anos, exatamente como são. Apenas limpe os pisos de vinil com varreduras e esfregões freqüentes e permanecerá o mesmo material simples e de baixa manutenção que foi projetado para ser.

A limpeza básica é o principal serviço de limpeza com pisos de vinil

A coisa mais importante que você pode fazer ao limpar pisos de vinil

De toda a limpeza do piso que você pode fazer, varrer ou aspirar regularmente beneficiará mais o seu vinil. Isso ocorre porque o grão e a sujeira solta são os piores inimigos do seu piso. O material arenoso entra em nossos sapatos e é moído no piso enquanto caminhamos, criando pequenos buracos e arranhões na superfície. Essas pequenas manchas acabam entorpecendo e descolorindo o chão e acabam destruindo a camada de proteção do vinil. Em suma, quanto mais você varrer ou aspirar para remover a sujeira, mais o seu piso durará.

Sempre use um acessório ou configuração de piso duro ao aspirar pisos de vinil.

Limpeza regular para pisos de vinil

Depois de varrer ou aspirar a sujeira, a poeira e a poeira do vinil, tudo o que normalmente é necessário é um esfregão úmido com água morna. Não há necessidade de uma solução de limpeza especial ou sabão no chão. O fato é que a maior parte da sujeira e sujeira do vinil sai muito bem com nada além de água morna.

De todas as dicas de limpeza para prestar atenção, saiba o seguinte: vinil úmido para esfregar significa exatamente isso: úmido. Antes de aplicá-lo no chão, torça sempre a esfregona para evitar quantidades excessivas de água ou, pior ainda, água da piscina. Ladrilhos e pranchas de vinil, que têm várias costuras, podem ser danificados pelo excesso de água, assim como o subpavimento sob o vinil, por isso não deixe de ficar com um esfregão úmido. O melhor tipo de esfregão para a maioria dos vinis é um esfregão de esponja ou um esfregão de microfibra.

Se você quiser adicionar um agente de limpeza à água da esfregona, adicione 1 xícara de vinagre de maçã (ou vinagre branco) a 1 galão de água quente para criar uma solução de água. A acidez suave do vinagre adiciona um aumento modesto do poder de limpeza à água e tem algumas (se muito limitadas) propriedades desinfetantes. Também é uma boa opção para o vinil, porque não é abrasivo e não danifica a superfície resiliente e não deixa resíduos de sabão ou oleosidade, que atraem apenas sujeira. Não é necessário enxaguar depois de enxaguar com água e solução de vinagre, mas isso ajuda a remover o cheiro de vinagre, se isso o incomoda. Se você não enxaguar, o cheiro se dissipa logo após o chão secar e o vinagre evaporar. Não adicione óleos ou sabões perfumados à mistura para ajudar a combater o odor, pois eles deixarão apenas um resíduo.

É um clichê, mas o vinagre é realmente bom para pisos de vinil.

Caso você esteja se perguntando, não há nada de especial em limpar pranchas de vinil versus ladrilhos ou folhas de vinil. Todos os tipos de vinil devem ser varridos e enxugados, conforme necessário, e os mesmos produtos de limpeza funcionam em todos os materiais de vinil padrão. Se o seu piso tiver ranhuras profundas, limpe-as com uma escova de cerdas de nylon ou uma escova de dentes velha e limpe as ranhuras com uma esponja levemente umedecida ou um pano de microfibra.

Remoção de manchas do vinil

A maioria das manchas (e arranhões) do vinil apresenta o agente de limpeza correto e um pouco de graxa nos cotovelos. Se a substância manchada for grudenta ou volumosa, raspe cuidadosamente a massa com uma espátula ou espátula antes de limpar a mancha. Segure a ferramenta na superfície para não arranhar ou arrancar o vinil.

Muitos fabricantes de pisos de vinil vendem sua própria marca de limpador de pisos de vinil para limpeza pesada ou remoção de manchas do piso, mas alguns produtos de limpeza para uso doméstico cobrem as manchas mais comuns:

  • Bicarbonato de sódio: Você pode experimentar o bicarbonato de sódio como primeira tentativa em praticamente qualquer tipo de mancha. Tende a funcionar melhor em manchas de comida. Misture com uma pequena quantidade de água para criar uma pasta e esfregue-a na mancha com movimentos circulares; depois lave a área.
  • Álcool: Aplique álcool isopropílico em uma bola de algodão ou toalha de papel e esfregue a mancha, repetindo conforme necessário. O álcool é um ótimo removedor de adesivo e é eficaz em uma ampla variedade de manchas, incluindo óleo, graxa, tinta, alcatrão / asfalto, cera, batom, tintura de cabelo, tinta, giz de cera e alguns marcadores.
  • Espíritos minerais: Tente espíritos minerais para manchas difíceis de tinta, marcador, giz de cera, cera ou alcatrão que não surgem com álcool. Aplique como com álcool.
  • Alvejante: O descorante pode remover a ferrugem e as cores incorporadas das manchas de alimentos e cosméticos. Dilua o alvejante conforme indicado para limpeza geral e aplique a solução em um pano branco limpo. Coloque o pano sobre a mancha e deixe descansar por até 1 hora, mas não mais. Retire o pano e lave a área com um pano limpo e água.
crédito: o álcool de limpeza padrão TargetStandard é um removedor de manchas seguro e eficaz.

O que não usar em pisos de vinil

O vinil faz jus ao nome de piso "resiliente", mas não é nem de longe tão resistente quanto, por exemplo, a telha cerâmica. Você pode danificar o vinil com produtos de limpeza agressivos e produtos químicos e com produtos de limpeza abrasivos de qualquer tipo, incluindo produtos de limpeza abrasivos e ferramentas abrasivas, como esfregões de metal e escovas de arame.

Muitos fabricantes e especialistas em limpeza também alertam contra o uso de limpadores de vapor (incluindo esfregões a vapor) em vinil, porque o calor elevado pode ser prejudicial e a umidade quente pode penetrar nas costuras do vinil e, possivelmente, levantar bordas ou causar deformações. Se a literatura de sua lavadora a vapor indicar que é seguro para uso em vinil, verifique com o fabricante ou o varejista de pisos, especialmente se você tiver placas ou ladrilhos de vinil.

Algumas pessoas juram por acabamentos acrílicos (como Mop & Glo) para vinil, assim como algumas pessoas gostam de usar polidor de móveis ou sabão em óleo na madeira. É realmente com você. O problema dos acabamentos e polimentos é que eles se acumulam na superfície e, por fim, precisam ser removidos porque o piso fica opaco e / ou descolorido. Isso geralmente requer um limpador / decapador para serviços pesados, de preferência um produto vendido pelo fabricante do piso, apenas para ser seguro. De qualquer forma, o brilho extra que você obtém de um polidor é temporário e, a longo prazo, faz mais trabalho para você.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Rotina de Limpeza com o PISO VINÍLICO - O que uso? (Pode 2024).