Como funciona um fogão de querosene?

Pin
Send
Share
Send

A relativa limpeza e eficiência do querosene em comparação com outros combustíveis líquidos à base de petróleo o tornam um atraente combustível alternativo. Pequenos aparelhos, como aquecedores de ambiente e fogões de cozinha, são adequados para a energia de querosene, e a troca de um fogão convencional a gás natural ou elétrico por um modelo movido a querosene permite que o usuário saia da rede de energia convencional, uma vantagem que aumentou em apelo em uma era de fornecimento de energia incerto.

A maioria dos fogões a querosene são do tipo pressão ou mecha.

Querosene

O querosene é um líquido de hidrocarboneto destilado do petróleo bruto. Queima de forma relativamente limpa em comparação com outros produtos petrolíferos, como gasolina e diesel, produzindo menos poluentes particulados e vapores nocivos, e é usado em muitas aplicações industriais e comerciais. O querosene é o combustível mais comumente usado em motores a jato de aeronaves e é usado como combustível de aquecimento, tanto em sistemas de aquecimento central quanto em aquecedores de ambiente. É amplamente utilizado como combustível de cozinha em países como a Índia, e os fogões portáteis de querosene são os preferidos entre aqueles que buscam fontes alternativas de energia para seus aparelhos.

Noções básicas de fogão

Fogões de cozinha movidos a combustíveis líquidos de petróleo como o querosene geralmente requerem um mecanismo que vaporize o combustível e o misture com oxigênio para que o combustível queime com eficiência. Depois que o combustível é vaporizado, ele é direcionado para uma placa de dispersão ou queimador, onde é inflamado e forma uma chama adequada para cozinhar. Os fogões desse tipo requerem preparação e pré-aquecimento antes de estarem prontos para uso.

Fogões de pressão

Um fogão de pressão de querosene típico é alimentado com combustível de um tanque sob pressão; a pressão do combustível é criada pela gravidade, uma bomba manual ou uma bomba elétrica. O fogão é preparado inflamando combustível em uma panela de fermento no fogão; o combustível de injeção é introduzido na linha de combustível do tanque ou derramado diretamente na bandeja de injeção pelo usuário. À medida que a chama de combustão queima, aquece o combustível na linha de combustível até o ponto de ebulição e o combustível começa a vaporizar. Quando uma válvula na linha de combustível é aberta, o combustível vaporizado é forçado através de um jato em direção à placa de dispersão, misturado com oxigênio aspirado através dos tubos de ventilação e inflamado pela chama de preparação para criar a chama de cozimento. A chama continua a aquecer combustível na linha de combustível, seja por meio de um loop da linha de combustível que passa pela chama ou por um dissipador de calor no fogão que mantém a temperatura adequada, e um suprimento constante de combustível vaporizado é retirado do tanque para o jato.

Wick Stoves

Um fogão a querosene funciona como uma vela. Uma extremidade de um pavio de fibra repousa em um reservatório de combustível, e o combustível é puxado através do pavio por ação capilar. Uma chama é aplicada na outra extremidade do pavio saturado, acendendo o combustível e puxando mais combustível para o pavio, mantendo assim a chama. Muitos fogões a querosene têm várias mechas para fornecer uma área de cozimento mais ampla, mais quente e consistentemente aquecida.

Pin
Send
Share
Send