A diferença entre sementes e esporos

Pin
Send
Share
Send

Sementes e esporos são órgãos reprodutivos no reino vegetal. Enquanto ambos servem ao mesmo propósito, eles são muito diferentes em termos de como cumprem esse objetivo. Uma das principais maneiras pelas quais as sementes e os esporos diferem é que os esporos são como as bactérias, plantas, fungos e algas se reproduzem. As sementes são o método principal que as plantas com flores se reproduzem.

As sementes estão localizadas nos frutos de uma planta, enquanto os esporos estão sob as folhas.

Tamanho

Uma das maneiras mais fáceis de distinguir uma semente de um esporo é o tamanho. Se você é capaz de vê-lo a olho nu, é uma semente. Os esporos são microscópicos. Existem dois tipos de esporos. As plantas homosporosas produzem esporos de tamanho idêntico, enquanto as plantas heterosporosas produzem um esporo feminino maior e um esporo masculino menor.

Sobrevivência

As sementes são organismos grandes com várias camadas. Dentro da semente existe um pequeno ecossistema com tudo o que a planta jovem precisa para se sustentar. É fertilizado e contém comida e proteção, dando-lhe a capacidade de sobreviver e prosperar, mesmo em circunstâncias adversas. Um esporo é um organismo singular e pode sobreviver por um longo período de tempo, independentemente da circunstância.

Localização

Nas plantas com flores, você pode encontrar sementes nos frutos ou nas flores. Os esporos são geralmente encontrados sob as folhas da samambaia, fungos ou musgo.

Água

Sementes e esporos precisam de água para crescer. No entanto, uma semente pode brotar sem a presença de uma quantidade excessiva de água. Os esporos precisam de condições pantanosas, escuras e úmidas para poder brotar.

Pin
Send
Share
Send