Quais cores de parede inspiram criatividade?

Pin
Send
Share
Send

As cores têm influências psicológicas e fisiológicas que afetam o humor e o comportamento. Em salas onde as pessoas trabalham, aprendem e criam, cores que energizam e iluminam, elevam o humor e concentram a mente, inspiram uma atmosfera produtiva e criativa.

Entender os efeitos psicológicos e fisiológicos das cores pode ajudá-lo a escolher as cores das paredes que inspiram o pensamento criativo.

A Magia do Roxo

Conhecida como a cor da imaginação, o roxo está associado à espiritualidade iluminada, à capacidade psíquica aprimorada e à conexão com uma consciência superior. Leonardo da Vinci disse que o pensamento de que o poder da meditação pode aumentar 10 vezes quando praticado sob a luz púrpura lançada por um vitral.

Favorecido por artistas, escritores, poetas, músicos, médiuns e filósofos, o roxo incentiva a criatividade, a fantasia e o misticismo. Tons de roxo, índigo ou violeta são uma boa opção para paredes em um estúdio de arte ou música.

No feng shui, pintar as paredes do quarto de uma criança em roxo aumenta a imaginação. Pintar a parede oeste de roxo inspira criatividade. Se a criança é um artista ou ator, pintar a parede sul de roxo aumenta a chance de reconhecimento. Para manter um tom repousante e relaxante, use um tom mais claro, como lavanda.

Going Green

A cor verde inspira criatividade aprimorada, relata um estudo realizado por pesquisadores alemães da Universidade Ludwig-Maximilians em Munique e publicado em abril de 2012. Os participantes do estudo que receberam um retângulo verde antes do teste tiveram as respostas mais interessantes e imaginativas, em oposição aos que receberam um retângulo branco, cinza, vermelho ou azul.

Pesquisadores da universidade argumentaram que o verde é um sinal de crescimento, servindo como uma sugestão para melhoria e domínio de tarefas. O verde também está associado à renovação, restaurando energia, abundância, equilíbrio e fertilidade. Essa cor refrescante desperta o pensamento criativo, a criatividade e a inovação.

Pesquisadores da Universidade de Michigan confirmaram o poder criativo do verde com um grupo de participantes do estudo que foram passear na natureza. O grupo foi melhor em apresentar novas idéias e soluções para problemas complexos do que aqueles que andavam pelo local de trabalho ou por uma academia.

Tons terrosos de verde, como sálvia, azeitona, aipo, verde-maçã, verde-prado e pinho - as cores onipresentes da natureza - são boas escolhas para escritórios comerciais e residenciais. Use verde para inspirar novas idéias e aprimorar o brainstorming.

Abrir até o azul

A ciência não descartou a capacidade do azul de inspirar uma mente criativa. Pesquisa realizada na Universidade da Colúmbia Britânica, relatada em fevereiro de 2009, colocou o azul contra o vermelho em um estudo para determinar qual cor melhoraria o desempenho e a receptividade do cérebro à publicidade. Os resultados mostraram que o vermelho aumenta a atenção aos detalhes, enquanto o azul é melhor para aumentar sua capacidade de pensar de forma criativa.

Associado ao céu e à água calmante dos oceanos e lagos, o azul inspira abertura, paz de espírito e tranquilidade. O azul é uma cor cognitiva que acalma a mente, ajuda na concentração e promove uma comunicação clara e aberta. Invocar um senso de honestidade, lealdade e confiança - daí o termo "azul verdadeiro" - subliminarmente, o azul se sente seguro por abrir a mente à exploração criativa.

Na sala de aula, os efeitos calmantes do azul podem ajudar as crianças a se concentrarem em tarefas criativas. Em um escritório em que os clientes são consultados ou as reuniões são realizadas, o azul pode promover a confiança e melhorar a comunicação.

Inspirational Orange

Laranja é uma cor estimulante que inspira entusiasmo e criatividade. Com efeitos fisiológicos semelhantes à cor vermelha da raiz, a laranja aumenta o suprimento de oxigênio ao cérebro, estimulando a atividade mental. Laranja reduz a autoconsciência, expande o pensamento e permite a auto-expressão confiante.

Laranja é o oposto complementar do azul. Pintar uma parede com detalhes em laranja em um escritório em casa com paredes em azul apresenta uma sensação de equilíbrio, injetando um pouco de emoção e calor para impedir que a sala se sinta muito fria. Considere laranja para uma sala de jogos, sala de aula ou espaço de trabalho de estudo.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: 18 DECORAÇÕES DE PAREDES FÁCEIS E LEGAIS PARA TRANSFORMAR A SUA SALA DE ESTAR (Abril 2024).