Como propagar orquídeas Phalaenopsis

Pin
Send
Share
Send

A orquídea mariposa (Phalaenopsis), favorita dos iniciantes, é considerada fácil de cultivar. Os entusiastas da orquídea em casa geralmente o propagam transplantando uma de suas mudas ou plântulas que ocorrem naturalmente, também chamadas keikies, que crescem em nós ao longo de sua espiga ou caule. Esta é uma forma de divisão. Propagá-lo por sementes ou por cultura de tecidos é melhor deixar para os produtores comerciais, pois requer equipamentos especiais de laboratório.

Você pode incentivar as ramificações a crescer a partir dos nós de um pico de Phalaenopsis.

Noções básicas de orquídea traça

As orquídeas traça crescem de 15 a 30 cm de altura, se estendendo de 20 a 30 cm de largura e florescem o ano todo. Eles crescerão ao ar livre nas zonas de resistência 10 a 12 do Departamento de Agricultura dos EUA, mas geralmente são cultivados em ambientes fechados. As orquídeas mariposas são epífitas, o que significa que crescem em galhos e árvores, mas não são parasitárias - suas raízes se alimentam do ar e da água, e não do hospedeiro. O musgo esfagno ou pedaços médios de casca de abeto são seus meios de cultivo preferidos.

Keikies em crescimento

Keiki é a palavra havaiana para bebê. Para incentivar o crescimento de keikies em um pico de orquídea de mariposa, você precisará de um hormônio de enraizamento de keiki especialmente formulado para incentivar o crescimento de ramificações de orquídeas. Você pode comprá-lo na maioria dos centros de jardinagem.

Esterilize um bisturi ou uma faca afiada e uma pinça de molho por cinco minutos em uma solução de 1 parte de alvejante doméstico e 3 partes de água. Deixe-os secar ao ar. Corte o bráctea, ou cobertura, de um broto que cresce em um nó. Evite cortar o nó. Use uma pinça para retirar o bráctea, aplique um pouco do hormônio de enraizamento do keiki e feche-o. Siga as instruções do fabricante para saber a quantidade de pasta de hormônio de raiz a usar.

Quando um keiki desenvolve várias boas raízes com cerca de 10 cm de comprimento, corte-o do caule e plante-o em sua própria panela. Coloque a panela em cascalho úmido, mas não deixe o fundo na água. Água para umedecer o esfagno ou a casca e depois a névoa diariamente enquanto o keiki se estabelece.

As orquídeas traça gostam de luz brilhante e indireta. Coloque os keikies recém-plantados em uma janela voltada para o leste ou oeste com temperaturas diurnas entre 66 e 86 Fahrenheit durante o dia e 61 a 66 F à noite. Misture diariamente até que as raízes estejam firmemente estabelecidas na mistura para envasamento, depois regue semanalmente ou quando a mistura para envasamento secar levemente. Não regue à noite. Regue de manhã com água morna e não deixe as raízes na água ou acumule água acima da coroa da orquídea. Adubar orquídeas traça estabelecidas uma vez por mês usando 1/4 colher de chá de 20-20-20 fertilizantes por 1 litro de água.

Keikies em crescimento em Sphagnum Moss

Uma técnica de propagação alternativa é cortar a bráctea de um nó, aplicar o hormônio de enraizamento do keiki e proteger o musgo de esfagno ao redor do keiki com um pedaço de meia de nylon. Deixe o keiki na espiga, deixando as raízes crescerem no esfagno. Quando o keiki amadurecer e desenvolver raízes, corte o esfagno do espigão e mova-o para um pote contendo mais musgo do esfagno.

Camadas Keikies

Uma terceira técnica para cultivar um deslocamento de Phalaenopsis keiki é uma variação de camadas, a prática de dobrar uma planta no chão para cultivar raízes. Para colocar uma orquídea mariposa em camadas, descubra e trate um nó com o hormônio de enraizamento do keiki e dobre sua espiga até que o keiki toque o esfagno ou o composto da casca em uma panela. Prenda-o no lugar. Ainda nutrido pela planta mãe, o keiki cria raízes no meio de crescimento. Quando for totalmente auto-suficiente, separe o keiki da mãe.

Pin
Send
Share
Send