O ciclo de vida de uma planta de girassol

Pin
Send
Share
Send

Fácil de cultivar e bastante resistente, girassóis (Helianthus annuus) são uma marca registrada do verão para muitos jardineiros e amantes da natureza. Disponível em tons de amarelo e laranja brilhantes, essas plantas grandes atingem alturas de cerca de 9 pés com flores de até um pé de diâmetro. Muitos desses gigantes lindos morrem após a floração e atingem a maturidade no outono, então você terá que replantá-los toda primavera, se quiser continuar desfrutando deles. No entanto, existem algumas variedades perenes, incluindo o girassol Maximiliano (Helianthus maximilliani) que cresce nas zonas de resistência 3 a 9 do Departamento de Agricultura dos EUA e no girassol do pântano (Helianthus angustifolius) encontrado nas zonas 6 a 9 do USDA.

À espera da grandeza

Por um tempo, as sementes de um girassol permanecem dormentes, esperando a estação de crescimento da primavera. Na natureza, essas sementes esperam o tempo frio no chão, enquanto as sementes que foram coletadas e pré-embaladas ficam em armazéns e nas prateleiras das lojas até que os jardineiros as libertem. A dormência é interrompida e a germinação é desencadeada por uma combinação de temperatura do solo, água e luz, todos afetados pela profundidade do plantio. Ao cultivar girassóis a partir de sementes embaladas, a germinação ocorre em cerca de cinco a sete dias.

Fase vegetativa

A fase vegetativa da vida de um girassol começa após a germinação. A planta jovem é considerada uma muda nos primeiros 11 a 13 dias após a ruptura do solo. A muda muda para a fase vegetativa quando forma a primeira folha. Depois disso, a planta jovem é considerada em vários estágios da fase vegetativa, com base no número de folhas com pelo menos 4 centímetros de comprimento. À medida que o girassol progride nessa fase, forma mais folhas e cresce.

Fase reprodutiva

A fase reprodutiva ocorre quando a planta de girassol realmente floresce. Esta fase começa com a formação de um botão de flor. Enquanto continua, a flor em botão se abre para revelar uma flor grande. Quando a flor estiver totalmente aberta, ela cairá um pouco para baixo. Isso ajuda a própria flor a coletar menos chuva durante as pancadas de chuva para ajudar a prevenir infecções por fungos na planta.

É nessa fase reprodutiva que as abelhas visitam as flores e as polinizam, o que resulta na produção de novas sementes de girassol. Os girassóis podem se fertilizar tecnicamente, mas estudos mostraram uma produção significativamente maior de sementes com polinizadores. O girassol é considerado maduro e a fase reprodutiva termina no outono, quando a parte de trás da flor muda de verde para marrom e as pequenas pétalas de flores que cobrem as sementes caem facilmente da planta.

Dizendo adeus

No outono, após o girassol completar sua fase reprodutiva, ele morrerá. Ao fazer isso, a planta começa a murchar e a se deteriorar, e as sementes caem da flor. Algumas das sementes que caem serão comidas por pássaros, esquilos e outros animais selvagens, mas algumas também se encontrarão cobertas com folhas e solo, onde ficarão adormecidas e aguardarão a primavera germinar para que o ciclo de vida possa começar novamente.

Se você quiser colher sementes para replantar no próximo ano ou para um lanche saboroso, corte as flores da planta quando elas atingirem a maturidade total, deixando cerca de 1 pé de caule. Pendure as flores de cabeça para baixo pelas hastes em um local quente e seco, com boa ventilação. Quando as cabeças estão completamente secas, você pode remover facilmente as sementes esfregando duas flores ou passando uma escova dura sobre elas.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: A dança da vida da semente ao girassol (Pode 2024).