Como e quando podar rosas

Pin
Send
Share
Send

Como a maioria das flores, as roseiras beneficiam-se de beliscar ou cortar as flores gastas regularmente para revigorar a floração contínua. É especialmente importante com rosas de chá híbridas - as rosas de arbusto podem ser deixadas por conta própria, geralmente. Porém, mais do que a maioria dos arbustos floridos, as rosas exigem podas mais agressivas e mais regulares. Novamente, isso é especialmente importante com as rosas híbridas. A poda de uma roseira ajuda a abrir o centro da planta para deixar entrar mais sol e ar. É uma parte importante de uma rotina geral de manutenção ou higiene das rosas e ajuda a prevenir doenças comuns das rosas, como oídio e manchas pretas, e a promover uma boa saúde. A poda adequada também ajuda a planta a florescer em todo o seu potencial.

Muitos jardineiros têm perguntas sobre como podar rosas e a melhor época do ano para fazê-lo. O "como" é bem direto e universal. Quanto ao momento, a maioria dos jardineiros poda suas rosas na primavera, mas exatamente quando depende do clima local e das condições particulares da estação.

Poda de mãos e luvas de trabalho comuns são necessárias para podar rosas.

Ferramentas para podar rosas

Existem duas ferramentas essenciais para podar rosas: luvas pesadas e podas afiadas. Para evitar picadas desagradáveis ​​de espinhos, você precisa de luvas grossas de couro, de preferência pele de cabra, o tipo de couro mais resistente a perfurações. Para proteção adicional, alguns jardineiros preferem luvas de poda de rosas no estilo de manoplas, que têm mangas estendidas que cobrem o pulso e parte do antebraço.

Sempre use tesouras de poda afiadas e boas para garantir cortes limpos. As bengalas podem ser resistentes e se fragmentar e se desgastar se as podadeiras não forem afiadas. Cortes limpos são os melhores para a planta. Se você tem rosas maduras, também pode ter um aparador para cortar bastões pesados, especialmente os mortos.

Crédito: Mark Winwood / Photolibrary / GettyImagesLoppers cortam facilmente bastões grandes e mortos.

Como podar rosas

A poda de uma roseira segue uma sequência básica. Você começa com as folhas, depois passa para a madeira morta e os bastões problemáticos e, finalmente, apara alguns dos bastões verticais e saudáveis. No final, sua roseira provavelmente se parecerá com a vítima de um barbeiro excessivamente zeloso, mas não se preocupe: um bom atalho é o que precisa.

Etapa 1 Remova as folhas

Retire todas as folhas do ano passado da planta e limpe todas as folhas caídas do chão. As folhas caídas, ou "serapilheira", podem abrigar fungos prejudiciais.

Passo 2 Corte a madeira morta

Corte qualquer madeira marrom morta, corte em tecido vivo ou remova completamente os bastões mortos. Se você não tiver certeza de onde a parte morta para e o tecido vivo começa, observe a seção transversal do corte: a madeira morta é marrom tanto por dentro quanto por fora.

Não poupe bastões que estejam mortos.

Etapa 3 Remova os bastões problemáticos e os bastões pequenos

Retire completamente os bastões horizontais e bastões que se cruzam. Remova também qualquer bastão vertical ou horizontal menor que o diâmetro de um lápis no ponto mais grosso. Por fim, remova todos os bastões de sucção: bastões pequenos que brotam aleatoriamente de bastões maiores e claramente não são suficientes. Bastões e ventosas muito finos consomem energia da planta e dificilmente produzirão flores bonitas. Melhor reservar essa energia para as partes mais robustas da planta.

Etapa 4 Apare os bastões principais

Nesse ponto, você fica com bastões primários aparados, principalmente na vertical, que podem ser bem altos ou pelo menos relativamente altos. A poda dessas costas ajudará a promover as flores e envolve uma técnica muito específica. Além disso, alguns jardineiros gostam de podar suas rosas muito curtas, o que produz menos, mas maiores flores. Outros preferem deixar as bengalas um pouco mais, o que produz mais flores, mas flores menores.

Apare bastões saudáveis ​​em um ângulo de 45 graus.

Para podar cada cana, inspecione-a de perto e identifique um broto de folha voltado para fora próximo ao local onde você deseja fazer um corte. (Os brotos espiralam em torno da cana de cima para baixo.) Corte a cana 1/2 polegada a 1 polegada acima o botão voltado para fora, aparando em um ângulo de 45 graus, com o ângulo voltado para dentro. Você corta dessa maneira por dois motivos:

  1. O corte angular lança a água da chuva na extremidade cortada e afasta o botão abaixo.
  2. Cortar 1/2 a 1 polegada acima do broto garante que o inevitável corte abaixo do corte não chegue ao broto. Cortar muito perto do botão pode acabar matando-o.

Uma rosa pode ter vários botões virados para o exterior; portanto, a escolha de cortar depende de você. Um atalho pode deixar os bastões a apenas 15 a 20 cm da base da planta. Novamente, você pode optar por deixá-los por mais tempo.

Ao terminar a poda, o crescimento e a forma geral da planta devem tender para fora da base e depois para cima, mais ou menos como um vaso oco. Isso deixa o centro da planta aberto para a luz solar e o ar.

Quando podar rosas

O melhor e mais seguro momento para podar as rosas varia de acordo com o clima. A maioria das pessoas poda suas rosas na primavera, mas o que significa "primavera" real pode variar muito. Você sempre pode fazer essa pergunta em um centro de jardinagem local ou, melhor ainda, consultar o serviço de extensão mais próximo. Mas também existem algumas maneiras pelas quais a natureza diz quando podar rosas, independentemente do clima ou da severidade do clima do ano atual:

  • Siga as flores de forsítia. Se a forsítia crescer em sua região, observe que ela floresça na primavera. Quando isso acontecer, é hora de podar suas rosas. A forsítia floresce quando o solo atinge cerca de 55 graus F.
  • Verifique a temperatura do solo. Se a forsítia não crescer onde você mora, você pode verificar a temperatura do solo a uma profundidade mínima de 15 cm. Quando o chão estiver mais quente que 55 graus F, você pode começar a podar suas rosas.
  • Procure por brotos de folhas. Os brotos das folhas aparecem como pequenas protuberâncias nos bastões das rosas. À medida que esses solavancos ficam maiores e mais vermelhos, eles estão chegando perto da abertura; é a hora de podar a rosa antes que os botões se abram. Normalmente, isso ocorre depois que não há mais geadas fortes para a temporada.
As flores amarelas brilhantes da forsítia anunciam a poda da primavera para as rosas.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Manual rápido de como podar roseiras e outras plantas (Pode 2024).