Flores usadas para tintura

Pin
Send
Share
Send

Corantes naturais são utilizados há milhares de anos. Muitos materiais vegetais diferentes, como casca de árvore, partes de plantas, frutas, bagas e até alguns insetos, foram utilizados na produção de corantes. Embora muitos corantes à base de plantas tenham sido substituídos por variedades sintéticas, alguns corantes naturais ainda são usados ​​para adicionar cor aos alimentos, cosméticos e tecidos. Um número de cores diferentes é criado com flores e partes de flores.

O corante Hollyhock também é usado como corante alimentar.

Hollyhocks

Hollyhock, ou Alcea rosea, pétalas estão disponíveis em vários tons, desde quase branco até quase preto. Os corantes feitos com essas pétalas variam de verde brilhante a marrom esverdeado, dependendo de como as flores são preparadas. De acordo com Rakhi Shanker e Padma S. Vankar, da Facility for Ecological and Analytical Testing em Kanpur, Índia, uma substância como alúmen ou outros sais de metais é usada para fazer com que o corante permaneça no tecido sem lavar rapidamente. Esta substância é chamada mordente. Shanker e Vankar experimentaram mordentes como sulfato de cobre e cloreto de estanho, bem como alúmen e descobriram que a cor variava dependendo de qual mordente era usado.

Açafrão

Açafrão, ou Crocus sativus, cria um forte corante amarelo. De acordo com W.P. Armstrong, do Palomar College, as flores de açafrão contêm um pigmento colorido em seus estigmas, que são as longas estruturas semelhantes a tubos no meio das flores. Esse pigmento colorido é chamado crocina e é um parente distante da vitamina A. Os estigmas são secos e usados ​​para tingir. O site indica que são necessárias aproximadamente 4000 flores para fazer uma única grama de corante. O açafrão já foi usado para tingir as vestes da realeza irlandesa, de acordo com Armstrong. É usado com mais frequência como corante alimentar.

Royal Poinciana

Delonix regia também é conhecido como Royal poinciana ou Gulmohur. Essas árvores produzem flores douradas e escarlates marcantes durante a primavera. Os corantes criados a partir de flores de gulmohur variam em tons de amarelo dourado a marrom escuro, dependendo do mordente. De acordo com K. Anitha e S.N. Prasad, do Centro de Ornitologia e História Natural de Salim Ali, na Índia, corantes que usavam pó de açafrão como mordente produzia tons de amarelo dourado ou marrom escuro na seda, dependendo de se foram usadas as flores inteiras ou apenas as pétalas. Uma solução de 10% de alúmen produziu verde azeitona.

Cártamo

Younsook Shin, da Universidade Nacional de Chonnam, na Coréia, indica que a Coréia tem uma longa tradição de usar o açafrão como corante natural. As pétalas de cártamo contêm cartamina, que produz vermelho, e o amarelo B, que produz uma cor amarelo alaranjado. Healthline acrescenta que os açafrões eram tradicionalmente usados ​​para tingir seda amarela ou vermelha. As flores também foram secas, finamente moídas e misturadas com talco para produzir rouge. Corante de cártamo é comumente usado para adicionar cor aos alimentos.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: COMO TINGIR FLORES ARTIFICIAS - arranjos de mesa (Pode 2024).