Como calcular o tamanho do fusível

Pin
Send
Share
Send

Um fusível é um dispositivo de segurança elétrica que funciona protegendo um circuito contra sobrecarga de corrente. Ele contém um fio ou tira de metal que começa a derreter quando muita corrente passa. Os fusíveis foram usados ​​para proteger os componentes contra danos e incêndio elétrico. Agora, há uma variedade de produtos eletrônicos que usam seleção de fusível adequada para garantir a máxima confiabilidade. Existe até um estudo inteiro dedicado aos principais princípios operacionais do fusível, chamado fuseologia.

Como calcular o tamanho do fusível

Termos e características de classificação de fusíveis

A necessidade atual de queimar um fusível também é chamada de classificação do fusível. Quando um circuito é queimado, a corrente deixa de fluir e o circuito é tornado seguro novamente. Os fusíveis são classificados pela tensão do circuito CA ou CC a que correspondem. Nos circuitos CC, a corrente flui em uma única direção e a tensão não atinge potencial zero. A tensão do circuito CA ultrapassa o potencial zero a 50 ou 60 ciclos por segundo. Existem dois tipos principais de classificação de fusíveis: a classificação contínua e a classificação do sopro. No primeiro caso, a corrente contínua geralmente não excede 75% do valor nominal do fusível, enquanto os fusíveis de classificação do sopro são marcados com a classificação atual na qual o fusível queima. Eles geralmente são marcados com o dobro do valor da classificação contínua.

Cálculo do tamanho do fusível

Há várias coisas que você precisa levar em consideração ao calcular o tamanho do fusível. Esse processo é essencial para todos os projetos de sistemas elétricos e eletrônicos. Como a maioria dos conversores DC-DC usa limites de corrente com detecção de circuito ou circuitos de sobrecarga térmica para proteger contra curtos-circuitos, uma calculadora de tamanho de fusível precisará levar em consideração a seleção correta de um fusível de entrada. Isso inclui a classificação de tensão, classificação atual, classificação de interrupção, corrente máxima de falha do circuito e outras considerações mecânicas.

Classe de fusíveis para proteção de circuitos

Os fusíveis podem ser selecionados por características, construção e classes. Existem certos padrões que os fabricantes usam para criar um fusível, e eles se referem às classes de fusíveis em que cada produto deve caber. Os fusíveis da classe CC, por exemplo, representam os dispositivos não renováveis ​​usados ​​para a proteção de componentes de sobrecarga de curto prazo e cargas não indutivas, bem como circuitos de motor. Eles são fornecidos com dicas de rejeição na parte inferior e têm uma classificação de tensão de 600 VCA. Enquanto os fusíveis da classe G são usados ​​para quadros de iluminação e distribuição, um fusível da classe H será necessário para proteger um circuito de derivação ou até um forno elétrico contra danos.

Pin
Send
Share
Send