Um guia do proprietário para clarabóias e janelas de telhado

Pin
Send
Share
Send

As clarabóias são uma ótima maneira de trazer luz natural para uma sala sem janelas.

As clarabóias oferecem uma boa maneira de trazer luz solar natural para uma sala onde janelas comuns seriam impossíveis ou impraticáveis ​​- salas internas ou espaços no sótão com tetos inclinados e paredes altas nos joelhos. As clarabóias de ventilação também podem fornecer circulação de ar e permitir que o ar quente suba para escapar, reduzindo assim a necessidade de refrigeração.

A adição de clarabóias pode transformar uma sala, mas antes de começar a fazer furos no telhado, você tem algumas coisas a considerar e algumas opções a fazer. Clarabóias estão disponíveis em uma variedade de configurações e recursos de muitos fabricantes. O que você selecionou dependerá, em parte, das restrições físicas da sua configuração, em parte do seu orçamento e em parte de considerações puramente estéticas.

Essas clarabóias não apenas são ventiladas, mas também motorizadas e movidas a energia solar, com persianas embutidas que podem ser abaixadas remotamente.

Que tipo de clarabóia?

Existem três tipos básicos de clarabóias fixadas por clarabóia, clarabóias de ventilação e clarabóias tubulares. Os nomes dados a esses três tipos variam um pouco de fabricante para fabricante, mas as diferenças fundamentais permanecem as mesmas. Uma quarta variedade, janelas de teto, é um tipo de clarabóia de ventilação usada quando as circunstâncias o tornam prático.

Clarabóias fixas

Clarabóias fixas, como o nome indica, são aquelas que não abrem. Geralmente retangulares ou quadradas, são envidraçadas com painéis planos ou suavemente curvos de vidro temperado ou com plástico acrílico ou policarbonato em perfis planos, em forma de bolha ou outros moldados. As clarabóias de plástico são geralmente mais econômicas que as de vidro e colocam menos peso no teto, mas o plástico pode arranhar e entorpecer com o tempo, e as clarabóias com vidros de plástico oferecem menos opções em relação à eficiência energética e à proteção UV (ultravioleta).

As clarabóias de vidro são equipadas, no mínimo, com vidro temperado em uma camada dupla, com um espaço de ar entre elas. As clarabóias de vidro melhores incluirão um revestimento de baixa emissão de carbono (E) que modifica o ganho de calor e fornece proteção contra raios ultravioleta para móveis e pisos. As melhores clarabóias de vidro são preenchidas com gás argônio entre os painéis para melhorar sua capacidade de isolamento - seu valor-R - ainda mais.

Clarabóias de ventilação

Clarabóia de ventilaçãos são projetados para abrir em uma quantidade limitada usando uma manivela ou um pequeno motor. Como clarabóia fixa, eles podem ser envidraçados com plástico ou vidro. Clarabóias de ventilação podem ajudar a mitigar o ganho de calor, especialmente durante os meses de verão e em climas ensolarados, permitindo que o calor acumulado escape enquanto ele sobe. Os modelos de ventilação são naturalmente mais caros que os fixos e são mais bem utilizados em espaços como uma sala do sótão, onde a manivela operacional estará ao seu alcance. Em circunstâncias mais altas e menos acessíveis, as clarabóias de ventilação manual podem ser abertas usando uma manivela em um poste de extensão. Clarabóias de ventilação motorizadas, controladas com interruptor de parede ou sem fio com controle remoto também são uma opção. Os modelos totalmente automatizados são equipados com sensores de chuva que os fecham quando as primeiras gotas caem.

As janelas do telhado são um tipo de clarabóia de ventilação que se abre completamente.

Janelas de telhado

As janelas do telhado, como observado, são um tipo de clarabóia de ventilação, normalmente usada onde a inclinação do telhado é quase vertical e a janela do telhado pode ser colocada a fácil alcance. Ao contrário das clarabóias de ventilação, que giram de uma extremidade e movem apenas uma quantidade limitada, as janelas do teto se abrem mais completamente, algumas girando no meio para possibilitar a rotação do painel para facilitar a limpeza. Algumas janelas de teto são qualificadas como aberturas de saída, se forem grandes o suficiente.

As clarabóias tubulares iluminam um corredor sem janelas.

Clarabóias tubulares

As clarabóias tubulares são o meio mais barato e fácil de fazer bricolage de trazer luz natural para uma sala. Eles consistem em uma "janela" redonda e selada e abobadada presa ao teto e um tubo rígido ou flexível com acabamento espelhado que transmite a luz do sol até uma lente difusa afixada no teto da sala que você deseja iluminar. Os diâmetros padrão para clarabóias tubulares são de 10 polegadas, 14 polegadas e 21 polegadas de tamanhos que permitem que as clarabóias se encaixem facilmente entre as vigas ou treliças do telhado. Os tubos polidos que transportam a luz solar para dentro da sala podem ser estendidos para alcançar qualquer espaço do sótão até o teto de uma sala abaixo.

Os tubos de luz flexíveis podem ser dobrados e os rígidos angulados para caber em torno de obstruções entre o teto e o teto abaixo, embora o posicionamento cuidadoso da clarabóia mantenha as obstruções no mínimo. Quanto mais reto seu tubo de luz, mais luz ele fornecerá. Uma limitação de uma clarabóia tubular, como em qualquer clarabóia, é que ela só fornece luz durante o dia. Para compensar isso, algumas clarabóias tubulares possuem dispositivos de luz elétricos embutidos que assumem o controle quando a noite começa a cair. Alguns modelos equilibram dinamicamente a luz artificial com a luz solar fraca, proporcionando uma transição suave do dia para a noite.

Posicionando sua clarabóia

Os guias de informações informarão que as clarabóias voltadas para o sul e oeste serão mais expostas à luz solar direta e ao ganho de calor e que as clarabóias voltadas para o norte ou leste podem não gerar nenhuma luz solar direta. Todas as coisas são iguais, isso seria um conselho útil para planejar a localização da sua clarabóia. Na realidade, porém, a orientação da inclinação do seu telhado não é algo que você possa mudar e, apesar da forma do telhado, você ainda desejará que a clarabóia seja posicionada onde mais precisa. O melhor uso que você pode fazer dessas informações é considerá-las ao escolher vidro transparente versus vidro colorido, clarabóias com ventilação e sem ventilação e se deve equipar suas clarabóias com persianas.

Para fazer a transição entre a clarabóia da cobertura e o teto de uma sala sob o sótão, uma perseguição deve ser construída.

Quão grande?

O tamanho da clarabóia que você pode escolher será determinado em parte pela construção da sua casa. Se as vigas suportam seu teto, remover uma parte de um (depois de reforçá-lo adequadamente e adicionar cabeçalhos) para acomodar uma clarabóia maior é bastante simples. Porém, se são treliças, normalmente espaçadas 24 polegadas, que sustentam o teto, uma clarabóia de dois pés de largura (na verdade, 22 ½ polegadas de largura) pode ser o seu limite. Cortar treliças requer os serviços de um engenheiro estrutural para projetar uma estrutura alternativa - uma despesa extra que pode torná-la proibitiva de custos.

A menos que sua clarabóia se abra diretamente no teto inclinado de um sótão, será necessária uma correr atrás. Uma perseguição é a passagem retangular entre a clarabóia no telhado e o teto horizontal da sala abaixo. É emoldurado no sótão e depois finalizado com papelão ou painéis. Os chassis têm uma de três formas: direto-perpendicular ao teto abaixo, com os quatro lados paralelos, angular-perpendicular à inclinação do telhado, todos os lados paralelos, ou queimado-com um lado perpendicular ao tecto, o lado oposto perpendicular à inclinação do telhado.

Clarabóias não duram para sempre

Uma coisa a lembrar antes de fazer esse buraco no telhado (ou permitir que um profissional o faça) é que as clarabóias têm uma vida útil limitada. Até os melhores são garantidos por apenas dez anos. Uma regra prática é esperar substituir suas clarabóias ao mesmo tempo em que você substitui um telhado com telhas. A intermitência padrão para a maioria das clarabóias pressupõe um teto revestido de asfalto, através de kits intermitentes para coberturas de telha ou metal também estão disponíveis. A remoção das clarabóias, a fim de re-shingle, muitas vezes os deforma e danifica seus selos já intemperizados. Freqüentemente, se as clarabóias antigas forem remontadas e brilharem após a re-cobertura, elas vazam. Por esse motivo, muitos telhados respeitáveis ​​exigem um aviso do proprietário antes de reinstalar clarabóias antigas em um telhado novo. Essa também é a razão pela qual você não gostaria de colocar uma nova clarabóia em um telhado que não seja novo.

As clarabóias tubulares empregam um tubo espelhado para transmitir luz natural do seu telhado para o seu espaço de vida.

Faça Você Mesmo?

Instalar uma clarabóia de qualidade e fazê-lo de maneira adequada e segura pode estar além das habilidades de um profissional comum. Fazer isso exige ferramentas e experiência em coberturas e carpintarias, e as consequências negativas de um acidente são grandes.

As clarabóias tubulares, por outro lado, requerem apenas ferramentas e habilidades básicas. O tubo refletor requer um orifício no teto que não precise atrapalhar as vigas, e a unidade na cobertura é facilmente intermitente. Dentro do sótão, o tubo fornece sua própria estrutura e pode ser inclinado em torno de obstáculos. O tubo passa através de uma abertura no teto da sala abaixo e é finalizado com uma lente difusa e uma moldura ao redor.

Escolhas inteligentes

As especificidades da instalação da clarabóia variam de acordo com o fabricante e o tipo. Vídeos de instalação específicos para muitos modelos estão disponíveis online. Mesmo se você planeja contratar um empreiteiro para instalar sua clarabóia, vale a pena visualizar o processo. Você estará preparado para fazer perguntas melhores e saber o que esperar.

Pin
Send
Share
Send