Como verificar um motor elétrico se estiver ruim

Pin
Send
Share
Send

A maioria dos motores elétricos, CA ou CC, falha com o tempo por motivos que podem não ser de natureza elétrica. Motores sem escovas e comutadores, como motores de indução CA (corrente alternada), duram mais por causa de poucas peças móveis. Os motores do tipo escova e CA e CC, como os usados ​​em aspiradores de pó e ferramentas elétricas, produzem alta potência por curtos períodos e param de funcionar quando as escovas e os comutadores gastos são liberados. A verificação de qualquer tipo de motor com defeito segue uma progressão lógica de etapas.

Motores industriais grandes são verificados e revisados ​​várias vezes.Motores de ventilador pequenos duram muito tempo devido a poucas peças móveis.

Identifique o tipo de motor e examine as informações da placa de identificação. O tipo de motor determinará os tipos de testes que você executará para solucioná-lo.

Os rolamentos de esferas nos motores podem se desgastar sem lubrificação.

Verifique se há encadernação mecânica ou rolamentos apreendidos. Se você sentir resistência ou ouvir sons de raspagem ou raspagem ao girar o eixo manualmente, os rolamentos podem estar desgastados ou apreendidos. Se o motor tiver rolamentos de bucha, você poderá lubrificar os rolamentos de bucha com óleo. Procure por tubos ou orifícios de inserção de óleo próximos aos suportes dos mancais em cada extremidade de um motor com mancal. Os rolamentos de esferas desgastados têm um som de rolamento seco distinto e uma sensação levemente áspera ao tentar girar o eixo. Eles geralmente são permanentes e provavelmente precisarão de substituição.

Motores de serra elétrica têm escovas que se desgastam.

Verifique se há curtos entre a fiação elétrica e o terra. Selecione a resistência de ohms no multímetro e defina para a faixa de 30.000 ohms. Toque um fio em cada fio de potência do motor e o outro na carcaça de metal do motor. Qualquer valor menor que 0,2 mega ohms é um motivo para descartar o motor.

Passo 4

Teste os curtos diretos nos enrolamentos de força do motor em motores de indução (sem escova). Mantenha o multímetro configurado para 30.000 ohms e toque uma ponta de prova em um terminal e a outra em outro terminal. Cada um dos conjuntos de enrolamentos deve ler sobre o mesmo valor de ohms. Compare as figuras com as especificações de teste do fabricante no manual de serviço, se houver uma disponível. Caso contrário, você terá que confiar que, se todos os enrolamentos tiverem a mesma leitura, eles estarão funcionando corretamente. Nos motores do tipo escova, inspecione as escovas para garantir que elas ainda possam ser reparadas. Geralmente, o comprimento da escova deve ter pelo menos o dobro da largura ou substituí-los. Verifique se há curtos ou enrolamentos de armadura aberta tocando em um fio de teste em um segmento do comutador (a seção de cobre estriada que entra em contato com as escovas) e o outro fio de teste em outro segmento. Compare cada segmento com qualquer outro segmento e procure por enrolamentos de armadura abertos (ohms infinitos) ou em curto (zero ohms). Ou será uma causa para descartar ou reconstruir o motor.

Etapa 5

Examine o relé e os contatos nos motores de indução de partida com relé. Os contatos podem ser rompidos ou mesmo completamente erodidos devido a repetições de partidas e paradas.

Etapa 6

Verifique na caixa de controle do motor de partida os motores de partida do capacitor, onde esta função é separada do próprio motor e não há avarias evidentes no próprio corpo do motor. É o caso dos motores em bombas submersíveis de poço profundo, onde o capacitor e o relé de partida estão localizados longe do motor submerso. No entanto, esses componentes são vitais para a operação correta do motor e são necessários. As caixas iniciais devem ser comparadas com as especificações publicadas, que aparecem em seus manuais técnicos. Manuais estão disponíveis para a maioria dos motores e caixas de partida online.

Pin
Send
Share
Send