Como descartar materiais de construção contendo amianto

Pin
Send
Share
Send

A menos que sua casa tenha sido construída após 1980, os produtos de amianto provavelmente foram usados ​​em algum lugar de sua construção.

Amianto é um termo coletivo para uma classe de minerais - crisotila, amosita, crocidolita, antofilita, tremolita e actinolita - que formam fibras longas, finas e fortes. Devido à sua força e resistência ao fogo, esses minerais foram extraídos ao longo do século XX e suas fibras foram incorporadas a muitos produtos, especialmente materiais de construção, como pisos, telhados, isolamento, materiais acústicos, painéis e impermeabilizações. O amianto não é mais extraído e seu uso é proibido em muitos produtos desde o final da década de 1970, mas sua ampla aplicação significa que, a menos que sua casa tenha sido construída depois de 1980, os produtos com amianto provavelmente serão usados ​​em algum lugar.

Perigoso e onipresente

Os regulamentos estaduais e federais sobre a presença e o manuseio do amianto o tratam como um material perigoso e, certamente, a exposição a fibras de amianto transportadas pelo ar pode resultar em consequências graves e até mortais. Mas considere as gerações que vieram antes da regulamentação e que viviam com produtos de amianto onipresentes em suas vidas diárias. Apenas um número relativamente baixo exibiu qualquer efeito perceptível da exposição ao amianto. O Center for Disease Control relata que o risco de doença decorrente da exposição ao amianto depende da extensão e duração da exposição, bem como da saúde pulmonar da pessoa exposta. Para aqueles que são afetados pela exposição ao amianto, as aflições podem incluir cicatrizes nos pulmões e / ou espessamento da membrana ao redor dos pulmões - ambas as condições inibem severamente a respiração - e também câncer nos pulmões ou na membrana.

A remoção é necessária?

A chave para o manuseio seguro e adequado do material que contém amianto é isolá-lo, perturbá-lo o menos possível, usar equipamentos de proteção e tomar medidas para suprimir a liberação de poeira e fibras. A maneira mais segura de lidar com material contendo amianto que você pode encontrar em sua casa é deixá-lo no lugar. Muitos dos produtos que contêm amianto o mantêm em uma matriz estável que não apresenta perigo, a menos que o material seja interrompido. Às vezes, materiais mais frágeis e quebradiços podem ser selados ou encapsulados com segurança. Deixar o material no lugar e torná-lo inerte evita a necessidade de lidar com o descarte adequado.

Muitas vezes, é fácil determinar se sua casa é isolada com vermiculita. Procure preenchimento solto granular entre as vigas.

Conheça seus limites

Alguma remoção de amianto deve ser deixada para os profissionais - o escopo e a complexidade da tarefa estão além do equipamento e da capacidade dos proprietários. Alguns tratamentos de teto de "pipoca" texturizados, particularmente os aplicados antes da década de 1970, contêm amianto e estão se deteriorando. A remoção da textura do teto sem permitir que as fibras de amianto circulem pela casa exige uma vedação cuidadosa da sala afetada do resto da casa, incluindo saídas de ar ou retornos e umedecimento sistemático da textura do teto para evitar poeira.

A vermiculita foi por muitos anos uma forma popular de isolamento. Um mineral natural composto de flocos tipo mica, quando exposto a altas temperaturas, a vermiculita se expande até 30 vezes o seu tamanho original. Resistente ao fogo e leve, oferece excelente isolamento e era geralmente derramado entre as vigas da parede e do sótão. Embora não tenha amianto, mais de 70% da vermiculita produzida nos Estados Unidos foi extraída em Libby, Montana, onde foi contaminada por um depósito adjacente de amianto. Se o seu sótão estiver isolado de vermiculita e você puder evitar usá-lo para armazenamento ou perturbar a vermiculita de qualquer forma, é seguro deixá-lo no lugar. Se você precisar usar seu sótão para armazenamento ou outros fins, a vermiculita deve ser removida. Para fazer isso com segurança, você precisa de um profissional de remoção de amianto.

O equipamento de proteção adequado para a remoção do amianto inclui um respirador com filtro HEPA, óculos de proteção e macacão descartável.

Remoção de amianto do tipo faça você mesmo

As diretrizes estaduais e federais permitem que os proprietários removam o amianto de seu local de residência. Embora os procedimentos de remoção não sejam regulamentados, ainda é necessário que os proprietários cumpram os requisitos locais de descarte de amianto.

Remoção de materiais que contêm amianto

  1. Antes de começar, visite o site de controle de poluição ou gerenciamento ambiental do seu estado para identificar os locais de descarte de amianto mais próximos e apropriados para o tipo de detritos que você irá gerar. Verifique se você precisa obter sacos de descarte aprovados e quaisquer outros requisitos que a instalação de descarte possa ter.
  2. Limpe a área que você planeja diminuir de todos os objetos estranhos. Cubra todas as partes da área de trabalho com plástico.
  3. Desligue o aquecimento ou o ar condicionado e verifique se os registros e as saídas de ar de retorno estão selados.
  4. Para sua segurança e para conter a contaminação, é necessário usar macacão descartável, luvas de borracha descartáveis, óculos de proteção e uma máscara respiratória equipada com um filtro de ar particulado de alta eficiência (HEPA).
  5. Pulverize a área de trabalho com água usando um frasco de spray ou um pulverizador de jardim antes e durante a remoção do amianto para evitar poeira e fibras transportadas pelo ar.
  6. Trabalhe com cuidado para minimizar os danos ao material que contém amianto ao removê-lo. Isso mantém as fibras de amianto liberadas no mínimo e também pode oferecer mais opções de descarte.
  7. Conforme orientação da agência estadual ou instalação de descarte, coloque o material removido em sacos plásticos aprovados. Em muitos estados, é necessário selar a sacola com fita adesiva, em seguida coloque-a em outra sacola e sele-a também. Rotule conforme necessário.
  8. Enrole cuidadosamente o plástico que cobre a área de trabalho e descarte-o, juntamente com seu macacão, luvas e os cartuchos de filtro do seu respirador em sacos plásticos aprovados, como fez com os detritos.
  9. Molhado, limpe todas as áreas de poeira visível em sua área de trabalho. Nunca varra ou use um aspirador para limpar a poeira do amianto.
  10. Lave todas as roupas usadas sob o macacão e tome um banho completo.

Como você pode observar nos regulamentos rigorosos e nas precauções extremas que o acompanham, a remoção e descarte de amianto são um negócio sério. Realize-o apenas quando estiver devidamente equipado e totalmente informado para manter você e sua família em segurança.

Pin
Send
Share
Send