Requisitos elétricos para banheiras de hidromassagem

Pin
Send
Share
Send

Uma banheira de hidromassagem é uma comodidade valiosa para sua casa e pode proporcionar muitas horas de relaxamento. Uma banheira de hidromassagem requer energia elétrica para acionar os jatos, aquecedor e ventilador, se equipado. Devido à proximidade da água a uma fonte elétrica, existem regulamentos estritos sobre a instalação de banheiras de hidromassagem.

Sua banheira de hidromassagem possui requisitos elétricos específicos.

Conheça os seus regulamentos locais

O NEC emite recomendações elétricas.

O Código Elétrico Nacional (NEC) é um padrão de recomendações por escrito para a instalação segura da fiação elétrica. A maioria dos municípios obedece aos regulamentos do NEC de alguma forma. Além disso, alguns municípios restringem a instalação da banheira a eletricistas licenciados; outras regiões permitem que os proprietários façam o trabalho desde que a licença seja obtida e o trabalho seja inspecionado por um inspetor de códigos ou por um eletricista aprovado. Consulte o departamento de códigos do seu município para conhecer os regulamentos aplicáveis.

Um circuito dedicado

Toda conexão deve ter seu próprio circuito.

O motor da banheira de hidromassagem deve ser conectado ao seu próprio circuito dedicado no painel de serviço. Se a sua banheira de hidromassagem tiver um aquecedor, ele também deverá ter seu próprio circuito dedicado. As banheiras que exigem 240 volts devem ser conectadas diretamente à fonte de alimentação. Banheiras com 120 volts são conectadas aos receptáculos GFCI. Cada receptáculo GFCI para cada conexão elétrica deve ter seu próprio circuito dedicado.

Receptáculos GFCI

São necessários receptáculos GFCI.

Um dispositivo GFCI (Interruptor de falha de aterramento) foi projetado especificamente com um disjuntor embutido. O disjuntor irá "desarmar", ou interromper, uma conexão elétrica se detectar um curto (uma falta à terra); é, portanto, um importante recurso de segurança. Os receptáculos GFCI são exigidos pela maioria dos municípios e pelo NEC para conexões elétricas perto da água, como em cozinhas e banheiros. Para cada segmento motorizado da banheira de hidromassagem (motor, aquecedor ou ventilador, se equipado), é necessário um receptáculo GFCI.

Uma banheira de hidromassagem padrão requer um receptáculo GFCI de 15 A para acionar o motor. Se a banheira de hidromassagem estiver equipada com um aquecedor, você precisará de um receptáculo GFCI de 15 A adicional. Um circuito de 15 A é o padrão mínimo, mas um de 20 A é melhor e é exigido por alguns fabricantes de banheira. Nunca conecte um receptáculo de alta amperagem a um circuito de baixa amperagem, pois isso é um risco de incêndio. Por exemplo, você pode instalar um receptáculo de 15 A em um circuito de 20 A, mas nunca um receptáculo de 20 A em um circuito de 15 A. Certifique-se de verificar as recomendações do fabricante quanto à amperagem adequada.

Desconectar necessário

De acordo com a Seção 680 da NEC, um dispositivo de desconexão elétrica deve ser instalado a não menos de 5 pés (comprimento horizontal) da banheira de hidromassagem, mas não a mais de 10 pés e estar facilmente acessível ao ocupante da banheira. Um GFCI com um botão de desconexão é suficiente para atender a esse requisito.

Apenas fios de cobre

Toda a fiação da banheira de hidromassagem deve ser de cobre. Nenhum fio de alumínio é aceitável. Um circuito de 20 A deve ter uma fiação de 12-2 classificada em um mínimo de 194 ° F (90 ° C).

Pin
Send
Share
Send