Por que os ímãs aderem aos refrigeradores?

Pin
Send
Share
Send

A força que mantém um ímã preso ao refrigerador é a mesma força que faz os motores girarem e induz a corrente nos geradores elétricos. Os ímãs de geladeira são uma aplicação doméstica das leis de eletricidade e magnetismo.

A atração magnética mantém os ímãs da geladeira presos na geladeira.

Girar

Os átomos contêm partículas subatômicas chamadas elétrons, que residem em regiões ao redor do núcleo do átomo chamadas orbitais. Os elétrons têm uma propriedade chamada spin, que é análoga ao momento angular de um objeto em rotação. Como os campos magnéticos são criados movendo cargas elétricas, os elétrons podem criar um campo magnético.

Função

Dois elétrons no mesmo orbital têm rotação oposta, portanto seus campos magnéticos se cancelam. Átomos de materiais ferromagnéticos, como o ferro, possuem elétrons não emparelhados em alguns de seus orbitais; esses elétrons não emparelhados criam campos magnéticos. Normalmente esses campos são orientados aleatoriamente, portanto não há campo magnético líquido. Se os átomos no ferro são alinhados por um campo magnético externo, no entanto, todos apontam da mesma maneira e o ferro fica magnetizado.

Efeitos

Imãs de geladeira são feitos de cerâmica fracamente ferromagnética, como ferrita de bário ou ferrita de estrôncio. O campo magnético criado pelo ímã da geladeira alinha os giros dos elétrons não emparelhados nos átomos de metal da geladeira, de maneira que o ímã e a porta da geladeira sejam atraídos um pelo outro; essa força mantém o ímã preso na geladeira.

Pin
Send
Share
Send