Como tamanhos diferentes de vasos afetam o crescimento das plantas

Pin
Send
Share
Send

Por que a jardinagem em contêiner é tão popular? Dá a todos a liberdade de cultivar vegetais e flores em locais que não são tradicionalmente ideais para o cultivo. As pessoas que alugam uma casa, moram em um apartamento alto ou simplesmente não querem demolir seus jardins podem desfrutar de jardinagem. Uma parte importante da jardinagem em contêiner é escolher o tamanho certo de vasos. O efeito do tamanho do recipiente no crescimento das plantas pode ser significativo, independentemente de você escolher um vaso muito grande ou muito pequeno.

Como diferentes tamanhos de vasos afetam o crescimento das plantas

Panelas que são muito pequenas

O solo serve como a principal fonte de nutrientes para qualquer planta. Com menos solo em um vaso menor, há menos nutrientes disponíveis para o sistema radicular da planta. Uma panela pequena demais pode contrair as raízes da planta, especialmente plantas com grandes raízes. As raízes podem ficar compactadas sem ter espaço suficiente para se espalhar. Se isso acontecer, o crescimento da planta pode diminuir. Você também pode ter problemas com a planta tombando por causa do peso extra em comparação com o vaso. E a planta pode parecer desproporcional.

Uma maneira de saber se sua planta precisa de um vaso maior é procurar raízes saindo pelos orifícios de drenagem no fundo. Uma panela pequena demais também não aguenta água suficiente para sustentar a planta. E o solo seca rapidamente. Você pode notar que a planta mostra sinais de seca mais cedo se o recipiente for muito pequeno.

Vasos grandes demais

Pode parecer que ir com um pote grande demais é melhor para evitar a situação de raiz lotada. Mas um vaso grande demais para a sua planta também pode ter efeitos negativos no seu crescimento. Uma panela grande demais para uma planta pode reter muita água no solo ou levar muito tempo para secar, o que pode levar ao crescimento de fungos, podridão e doenças das raízes. Um vaso muito grande também pode dificultar a manutenção do solo firmemente compactado em torno das raízes da planta. E, assim como uma panela pequena demais, uma panela grande pode fazer com que sua planta pareça desproporcional ao seu recipiente.

Tamanho adequado do pote

Então, qual é o tamanho ideal para um pote? O melhor vaso para cada planta depende do tamanho da planta e de suas necessidades. Uma panela deve permitir que o sistema radicular da planta se espalhe um pouco e escorra bem. Isso significa que a panela não deve ser encharcada depois de regada, porque a água deve escorrer para o fundo. Se sua planta estiver atualmente em uma panela pequena demais, mova-a para um recipiente com cerca de 2 a 4 polegadas de diâmetro. Opte pelo limite mais alto da faixa, se a planta tende a crescer rapidamente.

O vaso em que uma planta chega de um viveiro normalmente não é dimensionado adequadamente. Por exemplo, o tamanho do recipiente de tomate para a planta que você compra no viveiro é geralmente muito menor do que a planta realmente precisa; portanto, não use essa panela como um guia para escolher um novo recipiente para suas plantas. Este vaso não se destina ao uso a longo prazo, mas apenas para apoiar a planta até que seja plantada no solo ou repotada em uma panela de tamanho adequado.

Tamanhos diferentes de vasos de flores

Os recipientes para plantas são fornecidos em diferentes tamanhos, formas e profundidades. As dimensões do vaso de cinco litros podem variar dependendo do design de um vaso, por exemplo, mesmo que elas mantenham a mesma quantidade de solo. Às vezes, a profundidade é mais importante que a largura. Um recipiente amplo e raso pode não dar às raízes espaço suficiente para crescer. Se flores como amores-perfeitos são plantadas em caixas de janelas, elas devem ter pelo menos 15 cm de profundidade, por exemplo. A maioria das grandes hortaliças, como tomate e feijão, precisa de pelo menos uma panela de 5 litros. Se um jardim de ervas ou várias flores diferentes são colocadas em um vaso, ele deve ter pelo menos 18 polegadas de diâmetro.

Comparar não apenas tamanhos diferentes de vasos de flores, mas também as dimensões e outras características pode ajudá-lo a escolher o caminho certo para suas plantas. Dar a suas flores ou vegetais a quantidade certa de espaço os mantém crescendo bem.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Dicas de Plantas - Comigo ninguem pode #45 (Pode 2024).