Como registrar uma reclamação após um terremoto

Pin
Send
Share
Send

Os danos causados ​​pelo terremoto não são cobertos por uma política residencial convencional.

Os proprietários de imóveis em áreas propensas a terremotos, como a Califórnia, precisam de seguro contra terremotos. Se um tremor principal atingir e causar danos, a política convencional exigida pelo credor não o cobrirá. Na Califórnia, os proprietários recebem uma oferta anual de seguro contra terremotos de sua seguradora principal. Você não precisa comprá-lo, mas se o fizer e sua casa sofrer danos, é importante registrar uma reclamação rapidamente. A maioria das companhias de seguros impõe um prazo de um ano para as reivindicações.

Quando você faz uma apólice de seguro contra terremotos, é importante entender o que ela cobre. Uma política básica não cobre perda de itens em casa ou qualquer coisa fora dela. Para esse tipo de cobertura, você deve pagar extra. Se você estiver disposto a pagar um pouco mais, poderá comprar uma política de perda de uso que cubra suas despesas de vida enquanto sua casa estiver sendo reconstruída. A avaliação de danos, a demolição e a reconstrução podem ser um processo demorado, portanto esse tipo de cobertura é um bom negócio, se você puder pagar.

Estados propensos a terremotos, como a Califórnia, regulam a venda de seguros contra terremotos e presidem disputas por sinistros. Antes de comprar o seguro contra terremotos, é uma boa ideia pesquisar as regulamentações estaduais que podem ser aplicadas a você. Por exemplo, uma casa em mau estado de conservação pode parecer um risco desfavorável, mas a lei da Califórnia exige que as seguradoras aprovadas pelo estado o cubram de qualquer maneira. É bom saber se o seu pedido de seguro é recusado.

Custo e cobertura do seguro contra terremotos

O objetivo de uma política básica é obter um teto sobre sua cabeça o mais rápido possível.

Mesmo que os fornecedores não possam se recusar a lhe vender um seguro contra terremotos, eles podem ajustar o custo dos prêmios. Aqui estão alguns fatores que eles consideram:

  • Região geológica: O seguro contra terremotos custa mais para propriedades localizadas perto de uma linha de falha sísmica do que para aquelas situadas com segurança em terra firme. O seguro contra terremotos é barato em Illinois ou na Geórgia, onde os riscos são mínimos e muito mais caros na Califórnia e no Alasca.
  • Idade, condição e tamanho da casa: Um proprietário com uma casa unifamiliar em boas condições pagará menos de um com o mesmo tipo de casa em mau estado de conservação ou uma casa grande com várias histórias.
  • Reabilitação de terremotos: As seguradoras oferecem taxas reduzidas para residências com estruturas apoiadas, paredes de cisalhamento de compensado, cintas para aquecedores de água e outras melhorias que reduzem a probabilidade de grandes danos.
  • A fundação e topografia da terra: As fundações pós-cais são mais caras de segurar do que as lajes de concreto. Da mesma forma, custa mais para garantir uma casa em uma encosta do que uma em terreno plano.

O nível de cobertura também afeta os preços premium. Na Califórnia, os níveis de cobertura são A, C e D. Embora se apliquem apenas às apólices da Califórnia, também são relevantes em outros estados.

  • Nível A abrange a própria casa, até o limite especificado na apólice.
  • Nível C abrange itens pessoais, como eletrodomésticos e objetos de valor. O limite típico para essa cobertura é de US $ 200.000.
  • Nível D cobre despesas adicionais com perda de uso incorridas enquanto se espera que a casa seja restaurada à habitabilidade. O limite típico é de US $ 100.000.

Dicas

Assista essas franquias. A escolha de uma apólice com uma franquia alta pode reduzir o custo do prêmio, mas também pode reduzir significativamente o valor da liquidação. Franquias normalmente variam de 5 a 25 por cento. Quando uma reivindicação é finalizada, a franquia sai do valor da liquidação. Você não precisa pagar do próprio bolso, mas o pagamento pode não compensar totalmente suas despesas.

Antes de registrar uma reclamação de seguro contra terremoto

Uma das primeiras coisas em sua lista antes de registrar uma reclamação deve ser verificar os detalhes de sua política.

A apresentação de uma reivindicação de seguro é bastante simples, mas você deve estar preparado para negociar. Como qualquer bom negócio, a companhia de seguros deseja maximizar seus lucros, o que significa minimizar seu pagamento. Certifique-se de obter o que está chegando, fazendo o seguinte antes de registrar sua reivindicação:

  • Leia e entenda sua política. Você está coberto pelo valor total da sua casa? Seus pertences pessoais estão cobertos? Quanto é dedutível? A política contém disposições que possam atrapalhar sua reivindicação? Por exemplo, algumas políticas estipulam que os danos devem ser um resultado direto do terremoto e não um desastre relacionado, como uma inundação ou incêndio.
  • Inspecione a propriedade e documente os danos. Tirar fotos. O avaliador de reivindicações executará uma inspeção detalhada, mas você pode não concordar com a avaliação. Caso contrário, você precisará de documentação para apoiar sua disputa.
  • Não jogue nada fora. Se você tiver cobertura para objetos pessoais, salve tudo o que foi inutilizado pelo desastre até que ele tenha sido documentado pelo ajustador. Localize todos os recibos que você possui para esses itens, para que possa provar seu valor. Em uma nota relacionada, tome medidas para evitar saques ou danos extras após o ajustador ter concluído a inspeção.
  • Guarde recibos de reparos e despesas de moradia. Talvez você precise fazer alguns reparos antes que a reivindicação seja resolvida. Nesse caso, guarde recibos e extratos bancários para poder demonstrar quanto custam os reparos. Se você tiver cobertura de nível D (ou equivalente), mantenha um registro de todas as despesas incorridas ao ficar em hotéis e comer em restaurantes.

O mais importante da sua lista é notificar a companhia de seguros o mais rápido possível. Lembre-se de que você tem tempo limitado para registrar uma reclamação. Um ano parece longo, mas passa rapidamente entre as inúmeras preocupações que surgem quando sua vida é revertida por um grande desastre.

Apresentação da reivindicação

A maioria dos pedidos de seguro contra terremotos envolve pelo menos alguma papelada.

Geralmente, é fácil entrar em contato com a companhia de seguros para registrar uma reclamação. O número para ligar geralmente é fornecido na política. Se você o perdeu, pode encontrar o número no site da empresa.

Depois de fazer a ligação, a empresa deve atribuir um ajustador ao caso. Se eles não fizerem isso em um tempo razoável, solicite um. O ajustador de reivindicações marcará uma consulta para fazer uma inspeção residencial detalhada, e você deve estar presente para isso. É a melhor oportunidade para alertar a empresa sobre danos que podem não ser óbvios, como rachaduras ocultas nas fundações, e garantir que a empresa não minimize a extensão do dano geral. Pode ser necessário fornecer uma lista detalhada de itens perdidos ou danificados no desastre.

Depois que a inspeção for concluída, a empresa avaliará o dano e informará o valor do acordo. Lembre-se de que a política dedutível será subtraída desse valor. Se você concordar com o acordo - e deve fazê-lo somente após realizar sua própria inspeção, de preferência com um contratado -, você assina um formulário e, finalmente, recebe um cheque pelo correio.

Isso é basicamente tudo o que existe. Se surgir uma disputa, a maioria dos estados fornece mediação de seguros através de uma agência dedicada. Na Califórnia, entre em contato com a California Earthquake Authority (CEA). Se você mora em outro lugar, como Alasca, Washington ou Oregon (três outros estados de alto risco), entre em contato com a Divisão Estadual de Seguros.

Pin
Send
Share
Send