As vantagens e desvantagens de CA e CC

Pin
Send
Share
Send

Diga a palavra "eletricidade" e muitos americanos pensam em Thomas Edison, mas o nome Nikola Tesla também deve ser lembrado. Juntamente com o financista George Westinghouse, Tesla é responsável pelo fato de que a eletricidade CA alimenta todas as residências da América do Norte e todas as residências do resto do mundo que possuem eletricidade.

Crédito: PM Images / DigitalVision / GettyImagesAs vantagens e desvantagens de AC e DC

A corrente alternada (CA) é mais fácil de produzir do que a corrente contínua (CC), graças ao gerador de indução inventado por Tesla. Outro dos benefícios da corrente alternada é que é mais fácil transmitir. A eletricidade CC é mais fácil de armazenar, no entanto, e é melhor para pequenas aplicações que envolvem eletrônicos delicados e fios finos. Todos os pequenos dispositivos alimentados por baterias funcionam com corrente contínua.

AC vs. DC - Tesla vs. Edison

Na década de 1880, Edison e Tesla se envolveram em uma batalha para estabelecer o tipo de corrente que melhor atenderia às necessidades de eletricidade dos Estados Unidos. Os historiadores lembram essa batalha como a Guerra das Correntes. Edison estabeleceu uma rede de eletricidade DC capaz de alimentar luzes e outros dispositivos elétricos, mas havia um problema. Como nenhum método era conhecido para aumentar a tensão, as usinas eram necessárias em intervalos de apenas alguns quilômetros.

Usando transformadores, a energia CA pode ser aumentada para tensões muito altas e depois reduzida para uma tensão útil no ponto de uso, eliminando a necessidade de centrais elétricas intermediárias. Edison acreditava que a alta tensão nas linhas de transmissão CA era perigosa, chegando a eletrocutar animais vadios em público para provar seu argumento. A questão foi resolvida quando George Westinghouse empregou o gerador de indução para alimentar a nova estação de geração nas Cataratas do Niágara. Não apenas a energia CA era segura, como iluminou toda a cidade de Buffalo, Nova York - e além - assim que a central elétrica de Niagara Falls entrou em operação em 1896.

Regras da DC no mundo da eletrônica

Qualquer dispositivo pequeno que depende de uma bateria usa corrente DC, e o fluxo de elétrons de um terminal para o outro através de um circuito é como a maioria dos estudantes do ensino médio entende o fluxo de corrente. Diferente da corrente CA, que muda de direção várias vezes por segundo, a corrente CC flui de maneira confiável na mesma direção. Isso é importante no mundo dos semicondutores, LEDs e transistores. Cada vez que a corrente CA muda de direção, ocorre uma perda momentânea de energia. O momento é infinitesimal, mas basta afetar os dispositivos sensíveis que se tornaram comuns no mundo computadorizado moderno.

Um retorno à transmissão de energia CC?

As correntes CA e CC podem ser transmitidas através de linhas de energia, mas, na ausência de um transformador de expansão, a transmissão de energia CA é menos eficiente. A eletricidade CA tende a percorrer a superfície do fio e perde energia ao longo da distância devido ao Efeito de Pele e ao acoplamento capacitivo, enquanto a eletricidade CC viaja por todo o fio.

Desde os dias de Tesla e Edison, os engenheiros desenvolveram maneiras de aumentar a tensão da energia CC com transformadores. Como fazendas de eletricidade solar em larga escala e outras fontes de energia renováveis ​​geram energia CC, transmiti-la como corrente DC eliminaria a necessidade de conversão por inversores, que gastam energia com a perda de calor.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Corrente Continua x Corrente Alternada (Pode 2024).