Como tingir tecido de veludo

Pin
Send
Share
Send

Devido ao processo de tecelagem um tanto complexo usado para criá-lo, e seu brilho e vibração suaves, o veludo é há muito considerado um tecido de luxo. Tradicionalmente, o veludo é tecido com fibras de seda. Fibras naturais como seda (e, portanto, veludo) podem ser tingidas facilmente, geralmente com resultados de cores ricas. No entanto, com a prática moderna comum de misturar fibras naturais com sintéticos, é fundamental verificar o conteúdo de fibras do seu tecido de veludo para determinar o melhor método de tingimento. Além disso, observe que é quase impossível tingir poliéster, portanto, se o seu veludo contiver esse material, ele não poderá ser tingido.

Passo 1

Lave o tecido de veludo para remover a sujeira e a graxa. Não seque o tecido, pois ele deve estar úmido para tingir.

Passo 2

Encha a panela com água quente e leve ao fogo médio-alto. Verifique se há água e espaço suficientes para o tecido se movimentar livremente durante o processo de tingimento.

Etapa 3

Dissolva o pó de corante ácido em 1 xícara de água quente e adicione ao pote de tinta. Siga as diretrizes do fabricante para a quantidade de corante a ser usada.

Passo 4

Adicione o tecido de veludo molhado à panela. Agite o tecido por alguns minutos para distribuir uniformemente o corante.

Etapa 5

Traga a temperatura da água a 185 graus Fahrenheit.

Etapa 6

Despeje o seu vinagre branco ou ácido cítrico no pote de tinta. Use 1/4 de xícara de vinagre ou 1 colher de sopa de ácido cítrico por quilo de tecido.

Etapa 7

Mexa o pote de tinta com freqüência e mantenha a temperatura por 30 minutos a uma hora, dependendo da profundidade desejada das cores.

Etapa 8

Retire o veludo da panela e lave com água morna. Lave em um ciclo regular de lavagem com água fria.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Veja o passo a passo para um tingimento perfeito de tecidos! (Abril 2024).