Como conectar a fiação elétrica doméstica de um painel doméstico a um painel de garagem

Pin
Send
Share
Send

Muitos proprietários usam a garagem para mais do que simplesmente estacionar carros. Ele costuma abrigar o aquecedor de água, um refrigerador ou freezer extra, um abridor de porta de garagem e às vezes até uma oficina inteira. O circuito exigido por essas funções e as luzes tornam a instalação de um subpainel de garagem uma coisa sensata a ser feita.

Como conectar a fiação elétrica doméstica de um painel de casa a um painel de garagem

Ao planejar uma instalação de subpainel, é necessário levar em consideração duas coisas. Um é o tamanho do painel, que inclui sua capacidade real de disjuntores e sua classificação atual. A outra consideração é a distância do subpainel do painel principal, que determina o tamanho do cabo que você usa para conectá-los. O subpainel pode estar dentro da garagem ou em uma parede externa. Se você optar por montá-lo do lado de fora, precisará de um gabinete de painel à prova d'água classificado para uso externo.

Dimensionando uma caixa de disjuntor

Ao planejar a instalação do subpainel, é necessário determinar a carga esperada. O Código Elétrico Nacional publica um formulário de cálculo para esse fim. Preenchê-lo é um pouco como fazer seus impostos. A essência do procedimento é medir a metragem quadrada da área atendida pelo subpainel e multiplicar por 3 watts para cobrir a iluminação. Adicione a isso pelo menos dois circuitos de dispositivo de 1.500 watts (mais, se necessário) e a energia consumida em watts de cada dispositivo grande conectado permanentemente ao painel. Você pode obter essas informações na etiqueta afixada em cada dispositivo.

Adicione o consumo total de energia e divida por 240 volts. Arredonde o resultado em amperes de corrente para o tamanho mais próximo do disjuntor. Por exemplo, se o resultado for 42 ampères, você precisará de um disjuntor de 50 A no painel principal para atender ao subpainel e precisará comprar um painel classificado para essa quantidade de corrente. Em caso de dúvida, consulte o formulário de cálculo de carga da NEC ou pergunte a um eletricista.

Escolhendo e executando o cabo

O subpainel se conecta à fiação elétrica da casa por meio de um disjuntor bipolar no painel principal, e você escolhe esse disjuntor de acordo com o consumo de corrente, conforme descrito acima. A bitola do cabo que você usa para conectar o subpainel ao painel principal depende do tamanho desse disjuntor e da distância entre os painéis. Em geral, você precisa de um fio de bitola 10 para um subpainel de 30 A, bitola 8 para uma de 40 A e 6 bitola para um subpainel de 50 A. Se você precisar de um subpainel de 100 A, estará operando um cabo robusto de 3 ou 4 calibres com um fio terra de 6 calibres.

A queda de tensão se torna um problema em distâncias superiores a 100 a 150 pés, dependendo do tamanho do cabo. Se você precisar passar o cabo por uma distância maior, é recomendável atualizar para o próximo medidor de fio.

Você pode direcionar o cabo UF em uma vala de 24 polegadas de profundidade, mas o cabo deve passar por um conduíte vertical de PVC que se estenda pelo menos 18 polegadas no chão em cada extremidade. O conduíte deve ter conexões à prova d'água nas paredes pelas quais passam ou nos próprios painéis.

Instalação do subpainel e do disjuntor

O gabinete do painel de metal pode ser instalado em qualquer superfície vertical estável, desde que haja uma folga mínima de 3 pés na frente e em ambos os lados. O painel deve ser facilmente acessível, por isso não deve estar a mais de um metro e meio acima do solo.

O disjuntor de dois polos que controla o subpainel ocupa dois slots adjacentes no painel principal. Se o painel estiver sobrecarregado, talvez seja necessário mover os disjuntores para liberar espaço. A fiação do disjuntor não é complicada, mas pode ser perigosa. É melhor contratar um eletricista para esta parte da instalação do painel.

Pin
Send
Share
Send