Como conectar um 220 a uma caixa de fusíveis

Pin
Send
Share
Send

O termo "caixa de fusíveis" é um anacronismo. Refere-se aos centros de controle elétrico em casas mais antigas que empregavam fusíveis aparafusados ​​que explodiam quando o consumo atual excedia sua classificação. Se sua casa ainda possui uma caixa de fusíveis - e não uma caixa de disjuntores - você deve contratar um eletricista para avaliá-la antes de tentar conectar uma tomada de 220 volts. Não há garantia de que a caixa de fusíveis tenha uma classificação de amperagem alta o suficiente para lidar com isso. Muitas caixas de fusíveis mais antigas são classificadas para 60 amperes e possuem apenas seis slots de conexão. Isso é totalmente inadequado para a maioria das casas modernas, mesmo antes de adicionar um novo circuito.

Como conectar um 220 a uma caixa de fusíveis

O eletricista provavelmente recomendará a atualização para uma caixa de disjuntores de 100 ou 200 amp. Você pode não querer ouvir isso, mas é a opção mais segura. Se você precisar deixar a caixa de fusíveis no lugar e o eletricista determinar que a adição de um circuito de 220 volts é viável, há duas opções. Uma é conectar os fios a dois slots disponíveis. Se você possui uma caixa de fusíveis de seis slots, isso significa que restam apenas quatro para todo o restante de suas necessidades elétricas. A segunda opção é instalar um subpainel.

Noções básicas de fiação de um painel de fusíveis

Como as caixas de fusíveis são praticamente obsoletas, conectá-las está se tornando uma arte perdida. As duas pernas quentes do transformador de linha, que têm uma voltagem de 240 volts (220 é um tanto imprecisa) entre elas, conectam-se a um par de terminais e um fio de retorno leva de volta ao transformador. Cada circuito de 110 volts entra em contato com um desses terminais e o terminal de retorno, mas um circuito de 220 volts deve entrar em contato com os dois terminais quentes. Para fazer isso, você deve conectar os fios a um par de fusíveis e, como eles devem estar em diferentes terminais, os fusíveis geralmente estão em lados opostos da caixa de fusíveis.

A maioria das caixas de fusíveis possui um cartucho contendo fusíveis maiores de 30 A para atender a um único circuito de 220 volts. Você pode usá-lo se estiver disponível, mas não pode exceder a sua classificação atual para alimentar um grande aparelho moderno, como um fogão de 50 A. Uma alternativa seria conectar um subpainel à caixa de fusíveis e alimentar o novo circuito de 220 volts, mas você deve fazer isso somente após uma inspeção e recomendação completas de um eletricista licenciado.

Caixas de disjuntor são mais fáceis e seguras

Uma caixa de disjuntor facilita muito a fiação de 220 volts. Em vez de terminais, a caixa do disjuntor possui um par de barras de ônibus e os disjuntores foram projetados para encaixá-los. As barras não são retas. Eles se agitam como S contínuos para que cada disjuntor adjacente entre em contato com um barramento diferente. Isso significa que os fios conectados a um par de disjuntores empilhados juntos têm uma voltagem de 240 volts entre eles.

Para conectar um circuito de 220 volts, use um desses disjuntores empilhados, também conhecido como disjuntor bipolar, com a classificação de amperagem do dispositivo que você precisa para alimentar. Cada disjuntor aceita um fio quente, um dos quais geralmente é vermelho e o outro preto. O fio neutro se conecta ao barramento neutro, e o fio terra se conecta ao barramento terra. São quatro fios no total, então você precisa de um cabo de três condutores. (O fio terra não conta como condutor). A bitola recomendada depende da classificação atual. Use cabo 12 AWG para serviço de 20 A, 10 AWG para 30 A, 8 AWG para 40 A e cabo 6 AWG para serviço de 50 A.

As caixas de fusíveis não estão aterradas

O código elétrico atual exige que todos os circuitos, incluindo os de 220 volts, sejam aterrados, mas as caixas de fusíveis mais antigas geralmente não são. Essa é outra razão convincente para atualizar a caixa de fusíveis para uma caixa de disjuntor. O aterramento ajuda a evitar choques e incêndios e protege os equipamentos sensíveis contra danos. Não é contra a lei manter sua velha caixa de fusíveis, mas a lei não importa se você sobrecarregar a caixa de fusíveis com um novo circuito de 220 volts, e ele superaquece e queima sua casa.

Pin
Send
Share
Send