Posso beber água da torneira após um terremoto?

Pin
Send
Share
Send

É impossível prever a extensão dos danos após um grande desastre, mas se o desastre for um terremoto, uma coisa é praticamente certa: haverá canos de água ou canos quebrados. Isso geralmente significa que a água potável é cortada completamente, mas, em alguns casos, ainda pode haver pressão suficiente para fornecer água às torneiras. Você está certo em se preocupar em consumir essa água, especialmente se ela vier de um poço.

Um terremoto forte às vezes pode romper canos de encanamento, inundando sua casa. Não beba água da torneira nesta situação.

A condição da água potável após um terremoto é tão difícil de prever quanto a extensão do dano total. Alguns sinais reveladores podem alertá-lo para a probabilidade de contaminação e, se você estiver bem preparado, seus suprimentos de emergência incluirão um kit de teste que permitirá avaliar a água definitivamente. Se as torneiras ainda estiverem fluindo, a água poderá estar bem, mas se você não tiver certeza de que é melhor beber a água armazenada na despensa como parte dos preparativos de emergência.

Se você não tiver um suprimento adequado de água de emergência, precisará purificar a água da torneira. Você pode fazer isso usando calor ou produtos químicos. Se as torneiras não estiverem funcionando, você poderá obter água de várias fontes, incluindo o aquecedor de água e o tanque do vaso sanitário (não a bacia). De onde vem a água, é uma boa idéia purificá-la antes de beber.

Sinais de água da torneira contaminada após um terremoto

Os patógenos podem entrar no suprimento de água após um terremoto.

Uma brecha na cadeia de abastecimento de água pode introduzir impurezas minerais. Provavelmente eles mudarão a cor da água, embora, porque se dissolvam lentamente, demore alguns dias para que isso aconteça. Se a água que sai da torneira é amarela ou marrom, ela quase certamente contém ferro. Uma coloração preta indica manganês e verde geralmente indica cobre. Embora esses minerais sejam tóxicos em altas doses, o corpo humano não os absorve eficientemente da água; portanto, tecnicamente, a água carregada de minerais é segura - se desagradável - de beber em pequenas quantidades.

De mais preocupação são patógenos que podem entrar no sistema de água através de um poço desmoronado ou de um cano quebrado. A água que contém amebas ou bactérias também costuma ficar descolorida, mas a descoloração vem de sedimentos e sujeira, não dos patógenos. Dependendo do grau de contaminação, a água que sai da torneira pode estar turva ou marrom, e com odor.

Se a água sair da torneira a toda a pressão e for clara e sem odor, o sistema de abastecimento de água provavelmente está intacto e a água provavelmente é segura. Ainda é uma boa idéia testá-lo antes de beber. Se você não tiver um kit de teste, é prudente usar o suprimento de água de emergência até que a água seja testada.

Dicas

É melhor testar pesticidas e bactérias. Uma brecha no sistema poderia permitir que as águas subterrâneas levassem pesticidas para o abastecimento de água. Um kit de teste que detecta pesticidas e bactérias custa cerca de US $ 25.

Purificação de água contaminada

A água contaminada com óleo para matar patógenos.

A maneira mais confiável de purificar a água contaminada é fervê-la, de acordo com várias autoridades, incluindo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a EPA e a Comissão de Utilidades Públicas de São Francisco. Levar a água a ferver por pelo menos um minuto mata bactérias, vírus e protozoários. Enquanto a fervura não remove a descoloração mineral, ela esclarece a água que foi nublada por contaminantes orgânicos.

Após a fervura, deixe a água esfriar até a temperatura ambiente, de preferência em um recipiente coberto, antes de usá-la. A água fervida tende a ter um sabor suave e, se isso lhe incomoda, adicione uma pitada de sal por litro.

Alternativas à fervura. Muitas vezes, é inseguro usar fogo após um terremoto, porque as linhas de gás podem ter rompido. Existem várias alternativas para ferver para a purificação da água. Aqui estão alguns comuns que usam substâncias que você deve encontrar com facilidade:

O alvejante da piscina pode ser usado em situações de emergência para esterilizar a água.
  • Alvejante doméstico sem perfume: Trate cada galão de água limpa com 8 gotas de alvejante à base de cloro. Se a água estiver turva, aumente a concentração para 16 gotas por galão. Agite ou agite a água e deixe repousar por 30 minutos antes de usá-la. Evite alvejantes perfumados, porque os produtos químicos que criam aromas são prejudiciais.
  • Hipoclorito de cálcio granular: Se você tem uma piscina, pode usar o hipoclorito de cálcio usado para tratar a água da piscina e purificar sua água potável. O procedimento envolve duas etapas:
  1. Dissolva uma colher de chá cheia de grânulos de hipoclorito de cálcio em 2 litros de água e mexa até que os grânulos se dissolvam. É melhor usar proteção para os olhos ao fazer isso.
  2. Adicione a solução de água sanitária à água contaminada na proporção de 1: 100, ou seja, 1 parte de água sanitária para 100 partes de água.
  • Tintura de iodo: Se você tiver 2% de tintura de iodo no seu armário de remédios, adicione 5 gotas a cada litro de água limpa. Se a água estiver turva, adicione 10 gotas.

Também é possível tratar a água contaminada com peróxido de hidrogênio (H2O2), mas a EPA não aprova esse método. Se é a única coisa que você tem em mãos, adicione 1/8 xícara de medicamento (3%) H2O2 por galão de água.

Fontes de Emergência de Água Potável

Crédito: cmannphoto / iStock / GettyImagesToque no aquecedor de água usando o bujão de drenagem.

Se as torneiras não estiverem funcionando, você precisará confiar no seu abastecimento de água de emergência até conseguir ajuda. Parte da preparação para terremotos é armazenar água engarrafada suficiente para que cada pessoa tenha o suficiente para durar 72 horas à taxa de um galão por pessoa por dia. Na ausência de água engarrafada, você pode obter água de emergência de outras fontes, incluindo:

  • O aquecedor de água: Enrosque uma mangueira de jardim no bujão de drenagem e esvazie a quantidade de água necessária em um balde limpo. Um tanque de 40 galões possui um amplo suprimento de 3 dias para toda a família.
  • Tanques sanitários: Sifão de água para fora dos tanques usando uma mangueira ou tubo de borracha. Não use água que contenha um desinfetante e não use água da tigela.
  • Cubos de gelo. Coloque todos os cubos de gelo que tiver no freezer em um balde limpo e deixe-os derreter.
  • Água do rio ou lago: Se você mora perto de um grande corpo de água, pode ter que confiar nele para beber água. Retire a água das áreas em que está fluindo, e não das áreas estagnadas. Não use água descolorida ou água sobre a qual flutuam detritos.

Com qualquer uma dessas fontes de emergência, é melhor desinfetar a água por meios químicos ou fervendo.

Fontes inseguras de água potável incluem piscinas, caldeiras e radiadores para sistemas de aquecimento doméstico e camas de água. Você pode ficar tentado a purificar a água usando um filtro de osmose reversa ou carvão ativado, mas isso não é recomendado, porque esses filtros não removem com segurança patógenos microscópicos. Um purificador que emprega radiação ultravioleta ou um filtro de cerâmica, no entanto, é seguro de usar.

Pin
Send
Share
Send