O que causa o radônio nas residências?

Pin
Send
Share
Send

O Radon se infiltra através de fendas e fendas em sua fundação e através de paredes, pisos e janelas.

O rádon é um gás radioativo de ocorrência natural emitido pelo minério de urânio como produto de seu decaimento radioativo. O urânio está geralmente presente em rochas ígneas (produzidas vulcânicas), como granito, e suas emissões de gás radônio podem ser encontradas em solos de todos os 50 estados dos EUA.

O gás radônio é liberado naturalmente no ambiente externo, mas no exterior é muito difuso para ser prejudicial. Somente quando o radônio é capaz de penetrar em espaços confinados e se estabelecer ali é que se torna um risco à saúde. O rádon também pode estar presente na água, especialmente a água de poços particulares, e até a água municipal pode ser uma fonte de rádon, a menos que seja tratada adequadamente. Geralmente, a água de fontes de superfície como rios, lagos ou reservatórios não contém rádon, porque o gás se dissipa rapidamente quando misturado ao ar livre.

Radon é um gás radioativo, número atômico 86.

A Química do Rádon

Quimicamente, o radônio é um elemento, um único átomo. É classificado como um gás nobre, um de um grupo de elementos que resistem à combinação com outros elementos para formar moléculas compostas. Isso significa que os átomos de gás radônio são menores que os das moléculas de ar ou de água e, portanto, podem penetrar com mais facilidade em materiais comuns de construção, como concreto, folhas de plástico, gesso cartonado e painéis de madeira.

Os átomos de radônio são nove vezes mais pesados ​​que o ar; portanto, o gás radônio busca naturalmente os níveis mais baixos de uma casa. A menos que seja deslocado com uma entrada de ar fresco, ele se acumula nesses níveis baixos da casa, onde pode atingir níveis perigosos. Além de se infiltrar em sua casa através das paredes e do próprio piso, o rádon obtém acesso através de rachaduras na fundação e onde as lacunas em torno dos tubos ou acessórios não foram adequadamente seladas.

Crédito: Imagem © Central Virginia TestingO teste passivo de radônio usa botijões de carvão.

Detectando Radon em Sua Casa

A presença de rádon não é algo que você possa ver ou cheirar. Só pode ser determinado por teste. Os kits de teste caseiro de bricolage estão disponíveis de várias formas e, às vezes, estão disponíveis gratuitamente nos municípios. Esses dispositivos de teste doméstico são conhecidos como testes passivos. Os kits de teste passivo estão disponíveis em duas categorias: curto e longo prazo. Testes de curto prazo geralmente são mantidos no local por dois a sete dias. Testes de longo prazo exigem de 90 dias a até um ano. Em qualquer um dos casos, o proprietário é instruído a colocar o dispositivo em uma área baixa pelo tempo prescrito e, em seguida, a enviar a unidade exposta a um laboratório para análise. Os dispositivos passivos, especialmente os que são definidos por apenas alguns dias, são apenas aproximados em sua precisão e são mais apropriadamente usados ​​para sinalizar se um problema pode existir.

Uma leitura precisa e conclusiva do nível de radônio em sua casa requer um dispositivo de teste ativo. Esses dispositivos ativos rastreiam e registram os níveis de radônio em sua casa ao longo do tempo e são administrados por especialistas em qualidade do ar. Esses especialistas também devem aconselhá-lo sobre os próximos passos, caso a concentração de radônio em sua casa seja problemática.

Se você estiver construindo uma nova casa, descubra se o radônio tem sido um problema na sua área. Embora os níveis de contaminação por radônio possam variar de casa para casa, um determinante maior é a composição do solo e a geologia da sua região, portanto a prevalência de altas leituras localmente é um forte indicador. A instalação de um sistema de redução de radônio à medida que a casa é construída será mais barata e provavelmente mais eficaz do que a adicionada posteriormente.

Enfrentando o perigo do radônio

O nível de radônio é expresso em picocuries por litro, abreviado como pCi / L. A Agência de Proteção Ambiental recomenda que você tome medidas para mitigar a contaminação por radônio em sua casa, se o teste indicar níveis de 4 pCi / L ou mais. Naturalmente, quando a mitigação estiver em vigor, você desejará testar novamente.

A EPA estimou que o rádon é responsável por aproximadamente 21.000 mortes por câncer de pulmão por ano. Depois de fumar, é a segunda maior causa de mortes por câncer de pulmão. Os fumantes são especialmente suscetíveis aos efeitos da exposição ao radônio, representando cerca de 85% dessas 21.000 mortes.

O perigo apresentado pelo rádon vem da exposição prolongada a níveis inaceitavelmente altos de gás. A necessidade de conhecer e controlar o nível de concentração de rádon em sua casa é motivo de ação, mas não de pânico. Comece o processo de teste e, se necessário, explore as opções de mitigação de radônio disponíveis. Seu escritório estadual de radônio deve poder fornecer uma lista de contratados qualificados.

Pin
Send
Share
Send