Como equilibrar um ventilador de teto

Pin
Send
Share
Send

Equilibrar um ventilador de teto geralmente envolve colocar um pequeno peso em uma ou mais das pás do ventilador. Os pesos são vendidos em kits baratos, que incluem um clipe de plástico para ajudá-lo a determinar onde colocar cada peso. A maioria dos novos fãs inclui um kit de balanceamento com a embalagem, portanto você já deve ter um em mãos. Você também pode equilibrar um ventilador com utensílios domésticos comuns. Qualquer que seja o seu uso, não balanceie o ventilador até limpar e inspecionar as pás e ter certeza de que o ventilador está montado com segurança. Pás sujas e peças soltas do ventilador são causas comuns de um ventilador instável.

crédito: kirill4mula / iStock / GettyImages

Limpe e inspecione as lâminas

Os ventiladores de teto são sensíveis o suficiente para que o acúmulo de poeira e sujeira possa desequilibrá-los. E mesmo que suas lâminas pareçam limpas por baixo, a vista de cima pode não ser tão bonita. Limpe os dois lados de cada lâmina do ventilador com um pano de pó ou um pano levemente umedecido para remover toda a poeira e óleos.

Inspecione cada lâmina para garantir que ela esteja plana, sem entortar e firmemente presa ao seu suporte e à unidade do motor do ventilador. As lâminas geralmente são presas com parafusos, mas algumas possuem slots de fechadura que se encaixam nos suportes. Os suportes normalmente prendem ao motor com parafusos. Se alguma lâmina estiver muito deformada ou não puder ser apertada no suporte, substitua a lâmina.

Limpe as lâminas dos ventiladores de teto para mantê-los funcionando sem problemas.

Verifique a montagem do ventilador

Os ventiladores de teto trêmulos geralmente são ventiladores de teto soltos e um ventilador solto pode ser perigoso. A maioria dos ventiladores de teto é montada com um suporte de metal que conecta a unidade do motor à caixa elétrica no teto. O suporte é preso à caixa com dois ou mais parafusos da máquina (não são porcas; são parafusos de rosca fina com pontas quadradas, não pontiagudas). Esses parafusos podem se soltar com o tempo, permitindo que o suporte (e o ventilador) tremem um pouco. A própria caixa elétrica também pode se soltar, o que é um problema muito maior.

crédito: o testador de tensão sem contato FlukeN é usado para testar a energia antes de fazer reparos elétricos.

Para verificar as condições de montagem do ventilador, desligue a energia do circuito do ventilador, desligando o disjuntor apropriado na caixa de disjuntores da sua casa. Solte o (s) parafuso (s) da tampa ou cobertura decorativa no teto (acima do ventilador) e deslize a tampa para baixo, afastando-o do teto. Isso expõe a caixa elétrica e os fios do ventilador e do circuito. Teste todos os fios com um testador de tensão sem contato para garantir que a energia esteja desligada.

Use uma chave de fenda para apertar os parafusos que prendem o suporte de montagem à caixa elétrica. Em seguida, pegue o suporte de montagem e tente mover a caixa de um lado para o outro. Se a caixa se mover, é o tipo errado de caixa (ou seja, não foi projetado para ventiladores de teto) ou é montado incorretamente - ou ambos. A instalação do ventilador não é segura e você deve reinstalá-lo com uma caixa com classificação de ventilador de teto ancorada nas vigas do teto (não no drywall).

Se tudo estiver bem, prenda a tampa decorativa de volta à posição e ligue a alimentação do circuito do ventilador. Teste o ventilador para ver se ele ainda oscila; se assim for, é hora de equilibrar as lâminas.

Balancear o ventilador com um kit de balanceamento

Este é um processo fácil, mas requer algumas tentativas e erros para corrigi-lo. O truque é testar cada lâmina, usando o clipe de plástico do kit, para encontrar a que está jogando fora da balança. Depois de fazer isso, mova o clipe para dentro e para fora na lâmina com problema para determinar a posição ideal para o peso de equilíbrio.

Kit de balanceamento de ventilador de teto

Comece colocando o clipe sobre o traseiro borda (a borda inferior) de uma das lâminas. Ligue o ventilador em alta velocidade (isso pressupõe que oscile mais em alta velocidade; se o seu oscilar mais em uma velocidade mais baixa, use essa velocidade para testar). Assista ao ventilador para ver se a oscilação se foi. Caso contrário, desligue o ventilador e mova o clipe para a próxima lâmina e repita conforme necessário.

Quando encontrar a lâmina com problema, tente o clipe em algumas posições diferentes, deslizando-a para mais perto e mais longe do motor do ventilador e procurando oscilações em cada posição. A posição que estabiliza melhor o ventilador é onde você aplica o peso de balanceamento. Retire o suporte antiaderente de um dos pesos e cole o peso no lado superior da lâmina, alinhado com o clipe e centralizado da frente para trás na lâmina.

Teste o ventilador pela última vez (espero). Se você ainda estiver oscilando um pouco, repita o processo de balanceamento e adicione um peso a uma ou mais das outras lâminas.

Truques DIY para equilibrar um ventilador de teto

Se você não possui um kit de balanceamento e não deseja comprar um, pode seguir as mesmas etapas de balanceamento que o kit, mas substituir um clipe de fichário pequeno pelo clipe de plástico do kit e usar uma arruela de centavo ou metal para o peso. Um clipe para encadernação de 3/4 de polegada pesa cerca de 2 a 3 gramas. Um centavo pesa 2,5 gramas (centavos cunhados em 1981 ou antes pesam 3,1 gramas). Os pesos nos kits de balanceamento costumam pesar cerca de 3 gramas. Se você colar um centavo na lâmina com um pouco de cola quente, o peso total será próximo de 3 gramas. A cola quente é melhor porque é removível.

Outra opção é usar massa de pôster ou massa de adesivo reutilizável, como Blu-Tack ou Fun-Tak. Faça a massa em uma pequena bola e simplesmente cole-a no lado superior da lâmina. Você pode usar a massa para o teste de balanceamento e o peso permanente.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: balanceamento ,ventilador latina (Pode 2024).