Níveis normais de umidade do porão

Pin
Send
Share
Send

Quando se trata de níveis de umidade no porão, "normal" é um termo relativo e varia de acordo com as circunstâncias e de acordo com a região geográfica. O que é "normal" em Baltimore úmido pode ser muito diferente do que em Phoenix árida. No entanto, a maioria dos especialistas, incluindo a Clínica Mayo, afirma que o nível de umidade da casa cai entre 30% e 50%.

Uma sala de recreação no porão será mais confortável e útil se você puder manter os níveis de umidade adequados.

Fora desses limites, existem vários problemas de saúde que podem ocorrer:

  • Baixa umidade pode deixar a pele seca e causar irritação dos seios nasais e da garganta. Em condições muito secas, seus olhos podem sentir coceira.
  • Alta umidade pode fazer com que a casa se sinta abafada e úmida e pode causar condensação de umidade nas janelas e paredes. O excesso de umidade pode incentivar o crescimento de bactérias nocivas, ácaros e bolores - todos os quais podem levar a problemas respiratórios, como asma e alergias.

Em algumas regiões, as pessoas raramente têm problemas para manter um nível adequado de umidade em casa; aqueles em outras áreas podem habitualmente lutar com alta umidade, enquanto outros são cronicamente secos. Em muitos climas, a umidade varia de acordo com a estação, com verões atormentados por alta umidade e invernos combatendo as condições do ar seco.

Os porões estão sujeitos a circunstâncias únicas. Como esses espaços são abaixo do nível da grade, eles são tipicamente mais frios que os do andar superior, e o contato mais próximo com o solo significa que a umidade da terra pode migrar pelas paredes e pela laje do porão. Manter os níveis de umidade desejados de 30 a 50% pode ser especialmente desafiador aqui. Normalmente, o desafio em um porão não é aumentar a umidade, mas reduzi-la.

Determinando os níveis de umidade

Os hidrômetros estão disponíveis em formato analógico e digital

Meça o nível de umidade em seu porão e em toda a sua casa com um higrômetro, um medidor que se assemelha a um termômetro e está disponível na loja de ferragens local, no centro de melhoramento da casa ou no jardim. Também há sinais visíveis que você pode procurar que indicam que há um problema com o excesso de umidade:

  • Manchas de mofo ou bolor nas paredes ou rodapés.
  • Condensação em tubulações de água ou instalações hidráulicas
  • Ferrugem em aparelhos ou acessórios de forno.

Se o seu higrômetro mostrar um nível de umidade relativa superior a 50%, pode ser temporário. Verifique novamente por um período de algumas semanas. Se a leitura for consistentemente alta, você deve tomar medidas para remediar a situação.

Causas de alta umidade

Em virtude do fato de os porões serem mais frios do que os espaços no andar de cima e em contato próximo com o solo, eles são naturalmente propensos a condensação e retenção de umidade. Essa umidade natural pode ser controlada através de uma combinação de vedação das paredes e pisos contra infiltração de umidade e aumento da circulação de ar para remover a umidade do ar. Barreiras de vapor de plástico ou aplicadas colocadas entre as paredes da fundação e as lajes do piso e as superfícies acabadas podem reduzir a infiltração de umidade. Mesmo com o melhor do projeto estrutural e mecânico, um porão nos dias úmidos do verão ainda pode subir acima de 50% na umidade relativa medida.

  • A umidade relativa é uma medida da quantidade de umidade que o ar contém em comparação com a quantidade máxima que ele pode conter. Portanto, um nível de umidade relativa de 50% contém metade do que o ar poderia reter antes de começar a "chover" a umidade do ar.

Procure também problemas mecânicos com os encanamentos, como vazamentos de canos ou uma máquina de lavar com vazamento ou aquecedor de água. A acumulação de água em um porão devido a esses problemas pode fazer com que os níveis gerais de umidade subam.

Métodos de ajuste de umidade

Um desumidificador para toda a casa se encaixa no sistema de dutos de HVAC da sua casa.

Desumidificador para uso doméstico inteiro. Para climas muito úmidos, um desumidificador para toda a casa que se encaixa no forno / sistema de ar condicionado da casa é uma solução possível. Porém, esse equipamento é caro, e deve ser considerado apenas onde a umidade alta crônica é um problema em toda a casa.

Em locais onde a secura crônica é um problema, nos porões e no resto da casa, um umidificador para toda a casa pode ser instalado.

Desumidificadores espaciais são ideais para remover a umidade em áreas-alvo.

Desumidificador de espaço. É mais prático colocar um ou mais desumidificadores de espaço individuais no porão para remover a umidade do ar. Eles podem ser armazenados durante os meses em que a umidade não é um problema e colocados exatamente onde são necessários durante os meses úmidos. Os desumidificadores de espaço exigem que você esvazie periodicamente o reservatório de água da umidade que eles retiram do ar - ou instale-os para que eles drenem diretamente para o ralo do piso.

Embora normalmente não seja um problema em um porão, o ar muito seco pode ser ajustado com um umidificador de ambiente.

Executando ventiladores. O ar em movimento retém mais umidade dissolvida; portanto, ventiladores em seu porão podem reduzir a quantidade de umidade que condensa nas superfícies. Se o seu porão tem um banheiro com um ventilador, você também pode deixar esse ventilador funcionando com mais frequência para manter o ar circulando.

Executando o ventilador HVAC. Se o seu forno e sistema de ar condicionado tiver uma configuração manual para o ventilador do sistema, mova essa chave da posição AUTO para a posição ON para manter o ar circulando pela casa durante períodos de alta umidade. Isso também pode ter a vantagem de tornar as temperaturas em toda a casa mais uniformes.

Pin
Send
Share
Send