As desvantagens da cinza volante no concreto

Pin
Send
Share
Send

A cinza volante é um subproduto das usinas a carvão que é frequentemente usado como uma mistura de concreto para substituir uma parte do cimento Portland. O uso de cinzas volantes no concreto é benéfico para o meio ambiente, pois reduz o cimento Portland (um dos principais contribuintes de CO2) necessário no concreto. As cinzas volantes no concreto melhoram o desempenho de algumas maneiras, mas também apresentam algumas desvantagens.

As cinzas volantes são uma mistura comum de concreto.

Ganho de força mais lento

O concreto muda de líquido para sólido algumas horas após o vazamento, mas o processo de cura pode levar muito mais tempo. Ele continua a ganhar força por semanas após seu período de ajuste inicial. A adição de cinzas volantes pode aumentar o tempo que o concreto leva para atingir sua força total. Isso pode causar problemas quando o ganho de força lento significa atrasos na construção.

Tempos de configuração mais longos

Os aditivos para cinzas volantes podem prolongar o tempo necessário para o concreto endurecer. Às vezes, isso é desejável, principalmente em climas quentes, que aceleram os horários estabelecidos, mas outras vezes é um inconveniente e pode causar atrasos na construção. Outras misturas podem ser necessárias para ajustar o tempo definido do concreto, dependendo da porcentagem de cinzas volantes na mistura e da temperatura externa.

Controle de Conteúdo de Ar

O concreto é suscetível a danos por ciclos de congelamento / descongelamento se não contiver ar. Pequenas bolhas de ar podem ser criadas no concreto usando aditivos que retiram o ar que causam a espuma do concreto no estágio de mistura e vazamento. As cinzas volantes reduzem a quantidade de entrada de ar, e as misturas de concreto com alto teor de cinzas volantes geralmente requerem mais mistura de ar.

Limitações sazonais

A estação do inverno é problemática para o vazamento de concreto, e as misturas com alta concentração de cinzas volantes são ainda mais suscetíveis a baixas temperaturas. As baixas temperaturas prolongam o tempo de endurecimento e causam um ganho de resistência lento, mesmo em misturas de concreto sem cinzas volantes. Quando a cinza volante é adicionada, as baixas temperaturas exageram esses problemas. Algumas regiões têm proibições ou restrições ao uso de cinzas volantes nos meses de inverno.

Variabilidade da cor

Os efeitos estruturais das cinzas volantes podem ser mais críticos, mas preocupações cosméticas também afetam seu uso no concreto. É mais difícil controlar a cor do concreto contendo cinza volante do que as misturas apenas com cimento Portland. As cinzas volantes também podem causar inconsistências visuais na superfície acabada, como faixas escuras de partículas de carbono.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Diferenças entre Argamassas AC1, AC2, AC3 (Pode 2024).