Tipos de goiabeiras

Pin
Send
Share
Send

À primeira vista, todas as goiabeiras (Psidium guajava) Parece o mesmo. Eles compartilham características e hábitos de crescimento semelhantes e a maioria produz frutos semelhantes, retangulares ou arredondados. A principal diferença entre as goiabeiras está em seus frutos, que possuem carne que varia de vermelho a branco. Existem até várias variedades de frutas que compartilham o nome comum goiaba que não são goiabas verdadeiras, apesar de sua aparência semelhante.

As sementes de goiaba são tipicamente comestíveis.

Características gerais

Todas as goiabeiras compartilham certas características, independentemente do tipo. Por exemplo, são pequenas árvores com um hábito de crescimento único ou com vários troncos, formato arredondado e casca manchada. A maioria atinge 6 a 12 pés de altura, embora aqueles cultivados em áreas subtropicais mais quentes possam atingir 20 a 30 pés sob condições ideais. Todos os tipos possuem folhas sempre-verdes aromáticas e produzem cachos de flores perfumadas que depois amadurecem, se polinizadas.

As goiabeiras crescem melhor nas zonas de resistência 9 a 11 do Departamento de Agricultura dos EUA, embora deve ser protegido na zona USDA 9 para sobreviver ao inverno.

Variedades de carne rosa e vermelha

Às vezes referido como goiabas de sobremesa, as variedades de goiaba de polpa rosa e vermelha produzem frutos doces e intensamente perfumados. Uma variedade comum é a goiaba 'Homestead' (Psidium guajava 'Homestead', que cresce nas zonas 9a a 11 do USDA), que produz frutas com carne doce e saborosa, com uma cor rosa salmão profunda.

Outra variedade de polpa rosa é a «Hong Kong Pink» (Psidium guajava 'Hong Kong Pink', zonas do USDA 9b a 11), que produz grandes quantidades de frutos redondos de 6 a 8 onças. O fruto de polpa rosa varia de doce a levemente subácido, com uma textura suave e poucas sementes. «Índio vermelho» (Psidium guajava 'Red Indian', zonas USDA 9b a 11) é uma variedade mais antiga de goiaba de polpa rosa, conhecida por seus frutos doces e de alta qualidade. Apesar da sua semente, a fruta é boa para comer crua.

Tipos de carne branca e amarela

Goiabas de polpa branca ou amarela geralmente produzem frutos leves e ácidos, com pouca ou nenhuma fragrância. A polpa varia do branco creme ao amarelo pálido e a pele geralmente permanece verde quando madura, embora algumas variedades desenvolvam um rubor rosado. As variedades comuns de polpa branca incluem o creme mexicano (Psidium guajava 'Mexican Cream', zonas USDA 9b a 11) e 'White Indian' (Psidium guajava 'Índio branco', zonas USB 9b a 11), que produzem frutos de pequeno a médio porte com polpa clara. O "creme mexicano" é conhecido pelo sabor doce de sua fruta, enquanto o "índio branco" produz frutos um pouco azedos e decadentes.

«Detwiler» (Psidium guajava 'Detwiler', as zonas 9b a 11 do USDA) se destaca por seus frutos de médio a grande porte, que geralmente têm 3 polegadas de diâmetro. A carne pálida varia de cor amarelada a rosa quase salmão e é conhecida por sua doçura e sabor. Outra variedade de polpa branca ou amarela que produz uma colheita pesada de frutas grandes é o «doce branco indonésio» (Psidium guajava «Indonésio branco doce», zonas USDA 9b a 11). É uma variedade de rápido crescimento, conhecida por suas saborosas frutas de 10 cm de diâmetro.

Parentes da goiaba

Um punhado de outras variedades de frutas tem o nome comum goiaba, incluindo a goiaba de morango (Psidium littoral ou Psidiumestockianum, Zonas USDA 9 a 10) e goiaba de abacaxi (Feijoa sellowiana), que não pertence ao gênero goiaba, Psidium.

A goiabeira tem uma grande semelhança com a goiaba tropical e produz frutos igualmente doces e quase apimentados. A fruta é tipicamente 1 a 1 1/2 polegadas de diâmetro com a pele vermelha enrugada e polpa branca cremosa. É adequado para geléias e culinária, bem como para refeições frescas.

Os frutos das goiabas de abacaxi têm um sabor semelhante às goiabas tropicais, mas apresentam casca verde-escura e áspera, mesmo quando maduros. As goiabeiras de abacaxi normalmente atingem uma altura madura de 10 a 15 pés com uma propagação igual, tornando-as adequadas para uso como cobertura de frutificação ou arbusto de amostra nas zonas de resistência das plantas do USDA 8 a 10.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Poda de Goiaba - Formação Inicial (Pode 2024).