Como remover resíduos de cola em um piso de linóleo

Pin
Send
Share
Send

O resíduo de cola no piso de linóleo cria uma situação pegajosa e que deixa o piso com uma aparência bagunçada. Lidar com adesivo derramado imediatamente é geralmente mais fácil, mas você ainda pode remover a cola endurecida com as técnicas corretas. O processo de limpeza geralmente depende do tipo de adesivo, sendo alguns mais fáceis do que outros de remover. Você pode amolecê-lo com calor ou solvente ou endurecer com gelo para facilitar a lasca antes de raspar para remover a cola das superfícies do piso de linóleo.

O resíduo de cola no piso de linóleo cria uma situação complicada.

Dissolver cola com solventes

Alguns adesivos, como mástique de telha e cola de madeira, são solúvel em água e amolecerá se você os mantiver molhados por tempo suficiente. Uma maneira fácil de fazer isso é embeber uma toalha em água, colocá-la na área coberta de cola e mantê-la molhada, borrifando-a periodicamente com água. Eventualmente, a cola pode ficar macia o suficiente para raspar, usando um raspador de tinta plástica que não risca o linóleo.

Se a água não funcionar, tente aguardentes minerais ou diluente; nem danificará o linóleo, mas poderá ajudar a amolecer a cola o suficiente para raspar a cola. Pode ser necessário recorrer a diluente ou acetona no linóleo para alguns tipos de cola, e isso exige mais respeito. Aplique o solvente na cola, não no piso ao redor, usando um cotonete. Remova qualquer acetona derramada nas superfícies do piso de vinil imediatamente para evitar danos.

Garanta sempre a ventilação sempre que usar produtos químicos em sua casa. Siga as instruções do produto exatamente e evite misturar produtos químicos que possam causar uma reação. Use equipamento de proteção para evitar o contato ou a inalação de quaisquer solventes químicos agressivos.

Derreta a cola com calor

Alguns adesivos, principalmente o cimento de contato, são sensível ao calor. Isso significa que você pode amolecê-los com um secador de cabelo em fogo médio a alto. É importante evitar superaquecimento. Isso também amolece o linóleo, o que pode causar a fusão do adesivo com o óleo de linhaça endurecido na superfície do piso.

Monitore a consistência da cola enquanto você a aquece para evitar superaquecimento. Retire o fogo e raspe a cola assim que ficar macia. É mais seguro raspar com um raspador de plástico, mas você pode usar um raspador de metal se mantiver o ângulo da alça baixo em relação ao chão e evitar pressão para baixo na lâmina.

Endurecer a cola com gelo

Alguns tipos de cola, como adesivo de construção e cola de poliuretano, não respondem bem ao calor ou solventes, mas se tornam frágil quando exposto ao gelo ou gelo seco. Mantenha o gelo em um saco plástico para evitar uma situação confusa. Coloque o saco em cima da cola e deixe-o por 5 a 10 minutos.

Ao remover a bolsa, retire a cola do chão com cuidado, usando um espátula de plástico e um martelo. Passe a lâmina da faca por baixo da cola e bata com força. Você pode preferir uma lâmina de metal, mas ela pode danificar o chão, portanto, use-a com cuidado.

Cola em pisos de vinil

Nem todos os pisos que se parecem com linóleo são realmente linóleo. Muitos são vinile, se for esse o caso, você deve ter mais cuidado ao usar solventes. Evite diluente ou acetona, que derretem o vinil.

É seguro usar gelo e calor, mas evite raspar ou bater na cola com uma lâmina de metal. Isso pode quebrar a superfície ou remover parte do padrão que é impresso na superfície. Se a cola tiver endurecido, você poderá obtê-la com um raspador de tração. Pressione levemente a ferramenta e não permita que a lâmina entre em contato com o piso.

Pin
Send
Share
Send