Revestimento de linóleo: o que você precisa saber

Pin
Send
Share
Send

O linóleo contemporâneo chega até nos padrões de grãos de madeira.

O linóleo existe desde 1863, por isso é fácil associá-lo a edifícios mais antigos e pisos desgastados. Apesar de sua longa história e do fato de a palavra "linóleo" evocar imagens do piso da cozinha da vovó, o linóleo ainda é uma escolha inteligente para os proprietários que procuram um revestimento atraente, de longa duração e de baixa manutenção. Uma coisa que você deve deixar claro desde o início é que o linóleo não é a mesma coisa que o piso de vinil. Eles podem parecer e até executar de maneira semelhante, mas são materiais de revestimento de piso muito diferentes.

O linóleo é fornecido sob a forma de pisos e ladrilhos, além de quadrados e painéis entrelaçados. Está disponível em uma ampla gama de cores e padrões (embora não tantos como pisos de vinil) e é fácil de manter limpo. Custa quase o mesmo que o vinil premium, mas tem a vantagem de ser um produto de construção de origem natural. A maioria do linóleo é feita principalmente com materiais naturais, mas geralmente contém algumas substâncias sintéticas.

Uma Breve História do Linóleo

A pessoa que inventou o linóleo, o inventor inglês Frederick Walton, o fez por acidente. Ele percebeu, como muitos pintores, que o óleo de linhaça, um dos principais ingredientes da tinta, forma um filme flexível quando uma lata de tinta é deixada aberta. Walton misturou óleo de linhaça com resina de pinheiro e alguns outros ingredientes, incluindo cortiça, farinha de madeira e calcário, e espalhou a mistura em um revestimento de juta para fazer um revestimento de piso adequado para o convés de navios.

Os pisos de petróleo foram originalmente projetados para uso em navios.

Linóleo recebe o nome das palavras latinas linum, o que significa linho e oleo, o que significa óleo. O piso de linóleo provou ser durável, barato e não inflamável, todas as qualidades desejáveis ​​tanto para os lares quanto para os navios. Walton acrescentou pigmentação para colorir o piso, mas o responsável pelos padrões embutidos foi Michael Nairn, um fabricante de pisos da Escócia.

Dicas

Muito antes de os perigos do amianto serem entendidos, as fibras de amianto foram incorporadas ao revestimento de linóleo, bem como o adesivo usado para segurá-lo. Essa prática não era comum, mas qualquer pessoa que considere remover linóleo de uma casa antiga é aconselhada a testar o piso, principalmente o suporte, antes de prosseguir.

O processo de fabricação de pisos de linóleo não mudou muito ao longo dos anos, mas os designs mudaram. Os padrões do tabuleiro de xadrez da virada do século e espinha de peixe do tipo que faz você pensar na casa de sua bisavó deram lugar a cores sólidas profundas, redemoinhos geométricos e aparência de ladrilhos de cerâmica. Em termos de cores e padrões, geralmente é difícil distinguir um piso de linóleo do piso de vinil, mas existem algumas diferenças reveladoras.

As diferenças entre linóleo e piso de vinil

Linóleo e vinil são os dois tipos mais comuns de pisos "resilientes", o que significa que são bons materiais para áreas de alto tráfego e uso pesado, como cozinhas, lavanderias, salas de jogos e áreas de refeições informais. São resistentes e resistentes à água e limpam facilmente com uma esfregona úmida. A maior diferença entre linóleo e vinil é como eles são feitos.

Com o vinil, o padrão geralmente é estampado no material base e uma camada de desgaste clara é aplicada na parte superior. Com o linóleo, o padrão percorre toda a camada de desgaste, tornando o piso praticamente à prova de arranhões e dando ao padrão um brilho mais profundo e pleno. A desvantagem é que menos padrões de linóleo estão disponíveis e menos cores. Além disso, o linóleo tende a desaparecer com a idade.

O linóleo contemporâneo vem em uma ampla variedade de estilos tradicionais e modernos.

O linóleo é geralmente mais espesso, mais rígido e mais pesado que o vinil, o que dificulta a instalação. A instalação mais comum de linóleo envolve a colagem de ladrilhos de linóleo. O vinil, por outro lado, é fornecido em tiras de encaixe fáceis de instalar e em formas de remover e colar, tornando-o o mais fácil de todos os materiais de revestimento para instalação.

Em termos de design, os revendedores de pisos que recomendam vinil em vez de linóleo costumam dizer que o vinil é o produto mais moderno, por isso combina melhor com a decoração contemporânea. Mas essa opinião não dá crédito suficiente ao poder de permanência do linóleo. O fato de você poder encontrar pisos de linóleo com 50 anos ou mais é uma marca na coluna mais para pisos de linóleo, não na coluna menos. Um padrão vívido no seu piso não é muito bom se você precisar substituí-lo a cada 20 anos ou mais.

O linóleo é realmente totalmente natural?

Os pisos de petróleo são feitos com sementes de linho, um recurso renovável.

É seguro afirmar que o linóleo é um dos produtos de piso mais ecológicos que você pode comprar. É fabricado principalmente com óleo de linhaça, cortiça, farinha de madeira e juta. A maioria desses materiais pode ser considerada renovável e natural. Mas enquanto o linóleo historicamente pode ter sido totalmente natural, os principais produtos de revestimento de linóleo atuais não são. Isso ocorre porque eles geralmente têm um acabamento de fábrica contendo uretano, um polímero sintético. Além disso, o revestimento de linóleo com bordas entrelaçadas (para instalação em "piso flutuante") é feito com uma camada de painéis de fibra de alta densidade que não é totalmente natural.

Se você quiser saber exatamente do que é feito um produto de linóleo específico, peça ao fabricante uma folha de especificações, de preferência com uma discriminação da porcentagem de materiais naturais e não naturais utilizados.

Opções de instalação de linóleo

Como o vinil, o linóleo deve ser instalado sobre uma superfície plana e plana ou com subpavimento. Isso ocorre porque é um material fino que não preenche lacunas e depressões ou suaviza solavancos da maneira que o tapete pode. Os ladrilhos de linóleo tradicionais e o linóleo de chapa são tipicamente colados. O revestimento de chapas pode ser um desafio para os iniciantes instalarem, porque as chapas precisam ser cortadas no tamanho adequado antes de serem coladas ao chão, o que exige um bom olho e uma dose saudável de paciência. Os azulejos são mais adequados para a instalação de bricolage.

O linóleo com bordas interligadas foi projetado para uma aplicação de piso flutuante sem cola. Este piso é instalado como um piso laminado padrão. Cada peça possui bordas de lingueta e ranhura que se prendem às peças vizinhas. Devido ao seu material de suporte que contém as arestas de bloqueio, esse tipo de linóleo é mais espesso do que as versões padrão, mas a instalação de linóleo de bloqueio é relativamente rápida e fácil, mesmo para iniciantes.

Mantendo o linóleo limpo

O petróleo precisa de limpeza ocasional com um esfregão úmido e um limpador neutro.

É importante manter o piso de linóleo seco por cerca de quatro dias após a instalação para dar tempo ao adesivo para curar. Depois disso, cuidar de um piso de linóleo exige um esforço mínimo:

  • Varrer ou aspirar regularmente para remover poeira e pequenas partículas de sujeira que podem ser moídas na superfície por sapatos.
  • Lave ocasionalmente com um pano úmido ou esfregona e um detergente com pH neutro. É melhor usar um limpador projetado especificamente para pisos de linóleo. Torça bem o esfregão ou o pano antes de limpá-lo para evitar excesso de água.
  • Deixe o chão secar após a limpeza.

Alguns produtos de linóleo vêm com um revestimento protetor de uretano e outros não. Aqueles que não possuem esse revestimento podem se beneficiar de uma aplicação de cera ou polimento de piso para mantê-los brilhantes. Encerar ou polir sobre uretano não é recomendado. Você deve sempre verificar as recomendações do fabricante para o seu produto antes de aplicar cera ou polimento.

Pin
Send
Share
Send