Como usar o óleo vegetal em um aquecedor de querosene

Pin
Send
Share
Send

De acordo com a ChemistryLand, o biodiesel caseiro, feito a partir de óleo vegetal, pode ser usado em aquecedores a querosene. O querosene e o biodiesel têm algumas semelhanças moleculares, incluindo comprimentos de cadeia de carbono quase idênticos. Note-se que a produção de seu próprio biodiesel é um processo potencialmente perigoso que libera vapores e gases nocivos. A tentativa de usar biodiesel em um aquecedor a querosene deve ser feita primeiro fora, onde podem ser tomadas precauções de segurança, caso o aquecedor funcione mal ao queimar o biodiesel.

O óleo vegetal limpo pode ser convertido em biodiesel em pequena escala em sua casa.

Passo 1

Organize todos os itens necessários para produzir biodiesel fora em um local que tenha acesso à eletricidade. Pode ser necessário executar um cabo de extensão e montar uma mesa dobrável para ter uma boa configuração do laboratório de química no quintal. Vista o seu equipamento de segurança, incluindo luvas de borracha, roupas que podem ser manchadas e óculos de segurança.

Passo 2

Despeje 48 onças de óleo de cozinha no balão e coloque o elemento de aquecimento elétrico em um nível baixo. O aquecimento do óleo facilita a agitação e também acelera a produção de biodiesel. Use um termômetro para medir a temperatura do óleo vegetal para que seja aquecido a 120-130 graus F.

Etapa 3

Configure a balança para que possa ser ajustada para uma garrafa e um funil vazios de polietileno de 2 litros. Ajuste a escala para que fique "zero" com a garrafa e o funil em cima. Adicione 5 gramas de soda cáustica ao funil. Use uma espátula ou uma colher pequena para medir a soda cáustica. Certifique-se de estar usando óculos e luvas. Depois que a lixívia for medida a partir do seu recipiente, feche o recipiente para não absorver a umidade do ar. Retire a garrafa e o funil da balança. Adicione 1,4 litros de metanol à garrafa de plástico com 5 gramas de soda cáustica. Tampe o frasco para que ele não absorva a umidade do ar.

Passo 4

Balance o frasco suavemente para frente e para trás até o metanol dissolver a soda cáustica. O frasco aquece quando uma reação química cria metóxido nos próximos minutos.

Etapa 5

Coloque o balão, que ainda deve conter óleo vegetal aquecido a 120-130 graus F, no agitador magnético, com a pulga magnética colocada dentro do balão. Continue a monitorar o calor do óleo vegetal com um termômetro. Regule a temperatura do óleo vegetal com uma lâmpada de calor, que pode ser movida para mais perto ou mais longe, a fim de aumentar ou diminuir a temperatura.

Etapa 6

Despeje a solução de metóxido no óleo vegetal. Pode ser necessário usar outro balão para evitar derramar o metóxido.

Etapa 7

Ligue o agitador magnético, ajustando lentamente a velocidade até que a mistura esteja girando dentro do balão. Deixe a mistura mexer por pelo menos duas horas para produzir a quantidade máxima de biodiesel. Continue a verificar a temperatura regularmente também.

Etapa 8

Ligue o agitador magnético, ajustando lentamente a velocidade até que a mistura esteja girando dentro do balão. Deixe a mistura mexer por pelo menos duas horas para produzir a quantidade máxima de biodiesel. Continue a verificar a temperatura regularmente também.

Etapa 9

Gire a torneira no funil de separação para drenar a glicerina. A glicerina pode ser salva e usada para loção para as mãos caseira ou limpador de couro. Use papéis de pH para testar a glicerina, que pode ser neutralizada para ter um nível de pH 6, adicionando suco de limão.

Etapa 10

Destile o excesso de metanol da solução de biodiesel para poder reutilizar a solução de metanol para obter mais biodiesel posteriormente. Também evita que o metanol contamine a água de lavagem posteriormente no processo de produção de biodiesel. A destilação é feita quando o biodiesel é aquecido em um frasco colocado dentro de um banho de água, com a água aquecida até um pouco abaixo da fervura. O metanol separa e condensa no tubo central e se acumula em um balão separado usado para a instalação da destilação.

Etapa 11

Adicione 1/2 litro de água da torneira à mistura de biodiesel. A água da torneira ajuda a reduzir qualquer resíduo de glicerina e lixívia que permanece na mistura de biodiesel. É importante remover essas duas impurezas da solução de biodiesel para que não prejudique o queimador de querosene no processo de combustão.

Etapa 12

Despeje a solução de biodiesel no funil de separação. A água da torneira afundará no fundo do funil. Agite a solução de biodiesel com uma bomba de ar de um aquário, que é conectada a uma mangueira que pode se estender até o fundo do funil de separação. Deixe a bomba de ar funcionar por cerca de três minutos para ajudar a separar a água e o biodiesel.

Etapa 13

Abra a torneira no funil de separação para drenar a água do biodiesel. Teste o pH da água, verificado com papel de pH, para ver se ele drenou um pouco da lixívia. A água deve ter um pH de 12 ou superior. Repita o processo de lavagem da água, adicionando água, mexendo-o com uma bomba de ar e drenando-o com um funil de separação.

Etapa 14

Seque o biodiesel, que ainda terá vestígios de água nele. Insira a mangueira da bomba de ar na mistura de biodiesel e deixe-a funcionar por três dias.

Etapa 15

Adicione o biodiesel ao aquecedor a querosene e acenda o aquecedor. Certifique-se de fazer a primeira iluminação externa e deixe o aquecedor queimar, certificando-se de que o biodiesel funcione com seu aquecedor específico.

Pin
Send
Share
Send